Artilheiro do time no ano, Scarpa iguala seus gols de 2018 com média superior
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
Ao marcar duas vezes sobre o Melgar-PER nesta noite, pelo torneio continental (e de quebra ter participado de todos os gols da partida), Gustavo Scarpa igualou o número de bolas na rede que aplicou em toda a temporada passada pelo Verdão. Em 2018, o jogador também havia marcado seis gols, porém, com 24 partidas disputadas (média de 0,25 por jogo); em 2019, foram 15 jogos até aqui e os mesmos seis tentos (média de 0,4). Os números apontam evolução na média do jogador, que pode melhorar ainda mais, tendo em vista que a temporada mal chegou à sua metade. Vale lembrar que Scarpa é o goleador máximo do grupo palmeirense neste ano, com seis gols, e também na Libertadores, com três.
O fato de possuir uma média superior em 2019 em relação ao ano passado também pode ser explicado pela ascensão do meio-campista, hoje em sua plena forma física: Scarpa vem atuando por mais minutos quando acionado pelo técnico Felipão, ao contrário de 2018, quando, ainda com Roger Machado, precisava entrar, muitas vezes, nos últimos minutos da partida para adquirir ritmo – já que havia enfrentado problemas de lesão e burocráticos (à época, chegou até a ser impedido de integrar o grupo alviverde devido a um imbróglio contratual envolvendo seu ex-clube, o Fluminense).
Em 2019, o camisa 14, além dos dois gols marcados na goleada por 4 a 0 sobre o Melgar-PER, na noite desta quinta-feira (25), pela Libertadores, havia marcado outras duas vezes na goleada por 5 a 0 sobre o Novorizontino (jogo de volta das quartas de final do Estadual), e também nas vitórias sobre o Bragantino, pela 6ª rodada da primeira fase do Paulista e do Junior Barranquilla-COL, pela 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores, em Barranquilla (Colômbia).
Gustavo Scarpa chegou ao clube esmeraldino em 2018 e, em sua primeira temporada na agremiação, já sagrou-se campeão brasileiro; em 2019, o jogador vem reencontrando sua melhor fase. Ao todo, Scarpa soma 39 jogos no Palmeiras e 12 gols marcados.
Gustavo Gómez
O zagueiro palmeirense é outro nome que merece destaque na partida diante do Melgar-PER, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores 2019. Ele subiu mais do que todos os seus adversários para cabecear contra a meta da equipe peruana, logo aos 9 minutos de bola rolando, após cruzamento de Gustavo Scarpa em jogada iniciada por Dudu.
O cabeceio, aliás, é uma forte arma do paraguaio, que na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018 – competição da qual o Verdão saiu campeão –, vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, marcou o primeiro gol do triunfo no clássico, também de cabeça, após receber assistência de Dudu (o outro tento do duelo, na ocasião, foi assinalado por Deyverson). Aquele duelo ficou marcado pela quebra de um tabu de 16 anos do Alviverde sem vitórias no estádio do rival tricolor contra o os donos da casa.
O defensor de 25 anos é figura constante na Seleção Paraguaia e, inclusive, disputou a Copa América Centenário, em 2016, além de ter participado de grande parte das partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.
Gómez foi campeão por onde passou: além do Brasileirão, pelo próprio Palmeiras, o jogador tem no currículo a conquista do título paraguaio Clausura (2012) e Apertura (2014), pelo Libertad, do argentino (2016), pelo Lanús e da Supercopa da Itália (2016-17), pelo Milan-ITA, clube ao qual pertence; hoje, o zagueiro defende as cores do Maior Campeão do Brasil por empréstimo. No Verdão, até o momento, foram 30 jogos disputados e cinco gols marcados.