Artilheiros, volantes do Verdão ultrapassam a marca de 20 gols no ano

Agência Palmeiras
Felipe Krüger

No futebol, tradicionalmente a posição de volante remete a atletas que mais destroem do que constroem jogadas durante os 90 minutos de uma partida. No Palmeiras, porém, os jogadores que atuam protegendo a zaga também se destacaram em 2013 pelo alto número de gols marcados. No último jogo, por exemplo, o Verdão venceu o Ceará por 4 a 1, em Campo Grande, e os dois primeiros tentos – que fizeram o time empatar e virar o duelo – foram anotados por Eguren e Charles.

“Claro que nossa primeira função é proteger a zaga e marcar os adversários, mas, sempre que possível, eu tento fazer o gol, seja como elemento surpresa ou em uma bola parada, que para mim as chances acabam sendo maiores”, afirmou Eguren, dono da camisa 5 alviverde.

Antes de a bola rolar no Mato Grosso do Sul, a equipe do técnico Gilson Kleina havia marcado 20 gols com volantes. Com os dois novos tentos, ultrapassou a marca de duas dezenas e, faltando apenas um jogo para o fim da temporada, pode comemorar o bom desempenho ofensivo dos jogadores da posição.

O artilheiro máximo entre os volantes do Verdão é Wesley. Em 2012, o camisa 11 pouco atuou por conta de uma lesão e não marcou, mas neste ano apresentou grande futebol e balançou as redes sete vezes. Na sequência do ranking aparece Charles, que comemorou seus próprios tentos em seis oportunidades – diante do Oeste, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, marcou duas vezes.

Márcio Araújo, com três gols, Eguren, com dois e Marcelo Oliveira e Léo Gago, ambos com um, além de Souza, que já deixou o clube, com dois tentos, completam a lista dos volantes artilheiros. O zagueiro Vilson, que em diversas oportunidades ao longo da temporada atuou a frente da zaga, balançou as redes seis vezes.

“Esses números mostram o potencial que o time tem. Ainda podemos melhorar muito, tem muita coisa boa para acontecer e espero que ano que vem possamos ajudar ainda mais a equipe”, completou o uruguaio.

Os outros volantes do Verdão que atuaram durante 2013, mas não marcaram, são João Denoni, que, emprestado, está no Oeste de Itápolis, Wendel (jogou muitas vezes como lateral-direito durante este ano) e Renatinho.

Em toda história, o Palmeiras teve outros jogadores da posição que marcaram época por conta do alto número de gols. Confira a lista dos 15 volantes que mais vezes balançaram as redes adversárias com a camisa alviverde:

Zequinha: 40 gols
Marcos Assunção: 31 gols
Magrão: 29 gols
Og Moreira: 27 gols
Waldemar Fiume: 27 gols
Dudu: 25 gols
Galeano: 25 gols
César Sampaio: 24 gols
Gogliardo: 19 gols
Lino: 18 gols
Rogério: 17 gols
Correa: 15 gols
Amilcar: 11 gols
Mococa: 11 gols
Serafini: 11 gols