Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Lucas Guanaes/Divulgação _ Brunão é um dos destaques do Campeonato Paulista Sub-17 de basqueteO pivô Bruno Cardoso, da equipe Sub-17 de basquete do Palmeiras, participou entre os dias 24 e 27 de junho da 10ª edição do Basquete Sem Fronteiras (Basketball Without Borders – BWB) em Medellín, na Colômbia, através da primeira combinação entre NBA e FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) para o desenvolvimento global da modalidade nas Américas.

O evento reuniu os melhores jogadores Sub-17 de América Latina e Caribe para aprender com atletas e ex-atletas da NBA e da FIBA, além de técnicos, em treinamentos e competições durante o período. Além de Bruno, outros oito brasileiros, sendo quatro meninos e quatro meninas, participaram da atividade.

O BWB Americas 2019 teve nomes importantes entre os treinadores, como Bruno Caboclo, ala brasileiro do Memphis Grizzlies, e Jamal Murray, um dos destaques do Denver Nuggets na última edição da NBA. Além deles, Carlos Arroyo (Porto Rico), ex-NBA, Ruth Riley (EUA), ex-WNBA, e Juan Palacios, basquetebolista colombiano, auxiliaram os garotos.

“Foi uma experiência incrível. Os treinos são muito intensos. Pude aprender e aperfeiçoar diversas técnicas de defesa e ataque, além de olhar melhor o jogo, trabalhar a comunicação em quadra e ajudar os companheiros. Estavam os melhores da América e me sinto muito honrado por fazer parte deste grupo de talentos”, declarou o pivô Sub-17 do Verdão, que foi eleito um dos 16 “All Stars” (melhores atletas) do camp.

Brunão, como é conhecido entre os colegas de clube, é um dos jogadores mais eficientes do Campeonato Paulista Sub-17. Além de grande defensor com tocos de respeito, o atleta de dois metros de altura dá conta do recado no ataque com grandes enterradas e é o cestinha do Palmeiras na competição estadual, com média superior a 17 pontos por partida.

Não é a primeira vez que o Palmeiras cede talentos aos acampamentos organizados pela NBA e pela FIBA. No ano passado, os alas Lucas Lima e Arthur Morais integraram o NBA Americas Team Camp, no México. Além deles, o pivô ex-palmeirense João Victor Camargo, também participou do evento e foi selecionado para atuar pelo NBA Academy Games, programa global de desenvolvimento de atletas da liga americana pelo mundo.

NBA e FIBA já organizaram 58 camps do BWB em 37 cidades de 29 países em seis continentes. O Basquete Sem Fronteiras já recebeu mais de 3.400 participantes de 129 países e territórios. Mais de 290 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de mais de 230 profissionais da NBA das 30 equipes, apoiando o BWB ao redor do mundo. Até hoje, mais de 60 participantes do BWB foram draftados pela NBA ou assinaram como agentes livres.

Divulgação _ Com a camisa 69, o palmeirense participou de atividades com astros da NBA, como o brasileiro Bruno Caboclo