Departamento de Comunicação

Ídolo palmeirense, Zé Roberto palestrou nesta sexta-feira (07) para os atletas que integram o Sub-17 do Verdão. Além dos jogadores, a comissão técnica da categoria participou do encontro realizado na Academia de Futebol com uma das grandes figuras da história recente do clube.

A palestra marcou o retorno da “Resenha da Academia”, projeto que foi interrompido durante a pandemia e no qual os jovens atletas do Palmeiras têm a oportunidade de entrar em contato com a história de nomes que se destacaram dentro de campo com a camisa do Verdão. Assim, os jogadores ouvem conselhos construtivos para suas vidas pessoais e profissionais.

Vencedor nato, Zé Roberto discorreu a respeito de sua trajetória, destacando a importância da dedicação e resiliência na vida de um futebolista. A persistência na busca dos sonhos e os cuidados necessários para uma carreira longeva foram temas abordados pelo ex-atleta, que deixou os gramados em 2017.

“Primeiro, queria agradecer pelo convite do Palmeiras. Foi uma honra falar para os atletas do Sub-17, uma fase tão importante na carreira de todos eles. Basicamente, vim transmitir o legado que ficou da minha carreira e a importância da disciplina e foco no futebol atual. Eles se sentiram identificados, com certeza vão aplicar tudo isso nos treinos e jogos. Para mim, foi uma experiência incrível voltar ao clube e rever amigos, saio daqui muito feliz”, disse Zé Roberto.

“A palestra foi muito boa para nosso desenvolvimento. Querendo ou não, é uma inspiração para a gente, pela história no futebol e por tudo o que passou na vida. Foram muitos conselhos sobre os cuidados com o corpo e a mente. É um exemplo como pessoa e profissional”, afirmou o zagueiro Gabriel Vareta.

Carreira de Zé Roberto serve de exemplo para a nova geração de atletas (Foto: Fabio Menotti)

Zé Roberto atuou pelo Verdão por três temporadas (entre 2015 e 2017), marcando seu nome na história do clube pela técnica refinada e pelo espírito de liderança. Ao todo, foram 133 partidas, dez gols e 11 assistências pelo time palestrino, com participação fundamental nas conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Campeonato Brasileiro de 2016. Após pendurar as chuteiras, o ex-jogador atuou como assessor técnico do Palestra até o fim de 2019.

Neste ano, o time Sub-17 já conquistou a Copa do Brasil da categoria, superando o Vasco da Gama da decisão e se tornando o único time com três taças do torneio. Além de já terem vaga garantida na Supercopa do Brasil Sub-17, as Crias da Academia estão em meio às quartas do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro.

Pelo Estadual, o time foi derrotado por 2 a 1 pelo Ibrachina na partida de ida. O segundo confronto acontece neste sábado, às 11h (de Brasília), na Academia de Futebol 2, com transmissão da TV Palmeiras. Em seguida, pelo Brasileiro, a equipe Sub-17 do Verdão faz o primeiro jogo contra o Atlético-MG, na quarta-feira que vem (12), às 16h, no Allianz Parque.