Atual campeão, Sub-17 do Palmeiras estreia na Copa do Brasil contra o Vila Nova

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Atual campeão, o Palmeiras está pronto para a estreia na Copa do Brasil Sub-17 de 2018. A equipe alviverde enfrenta o Vila Nova, nesta quarta-feira (3), às 15h, no estádio Olímpico de Goiânia, e espera defender a taça conquistada no ano passado. Caso vença por dois ou mais gols de diferença, o Verdão elimina o jogo de volta e vai automaticamente às oitavas de final.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Caso vença por dois ou mais gols de diferença, o Verdão elimina o jogo de volta e vai às oitavas

No ano passado, a equipe alviverde conquistou o título inédito após vencer o Corinthians, nos pênaltis, diante de mais de 11 mil palmeirenses na final disputada no estádio do Pacaembu. Com um futebol ofensivo e envolvente, o Palmeiras terminou com o melhor ataque da competição de 2017 (22 gols) e campanha total de seis vitórias, dois empates e uma derrota.

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participam os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da última Série B. Os mandos de campo serão definidos por sorteio – exceto na primeira fase, na qual os melhores colocados no ranking da CBF decidem em casa na volta.

O Sub-17 do Palmeiras foi campeão do Mundial de Clubes da categoria neste ano, na Espanha. A equipe levantou a taça histórica em junho após vencer o Real Madrid na decisão, por 4 a 2. Foram 29 gols marcados e sete sofridos em seis partidas, além dos prêmios individuais de artilheiro e craque do torneio dados ao atacante Gabriel Veron, que anotou nove gols.

“A Copa do Brasil Sub-17 é um torneio muito importante, somos os atuais campeões. Queremos defender o título, mas temos de pensar passo a passo. Estamos focados no jogo contra o Vila Nova e esperamos voltar de lá com o resultado desejado”, afirmou Veron.

Nesta primeira fase, caso não haja vitória do visitante por dois ou mais gols, as equipes se enfrentam em confrontos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a disputa será decidida por penalidades. Assim como a Copa do Brasil profissional, a Copa do Brasil Sub-17 não emprega a regra do gol qualificado como critério de desempate em nenhuma fase.