Departamento de Comunicação

No Dia do Goleiro, celebrado nesta sexta-feira (26), os arqueiros das categorias de base do Palmeiras tiveram uma tarde especial na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP. Os atletas da posição deixaram a rotina de treinamento para realizar atividades comemorativas elaboradas pelas equipes de preparadores de goleiros e de psicólogas do Palestra.

Todos os goleiros compreendidos entre o Sub-09 e o Sub-20 do Verdão participaram das dinâmicas. Além das Crias da Academia, as atletas Natascha, Kate Tapia e Bruna Hirata, que defendem a meta do time feminino, marcaram presença. Os preparadores Luciano Júnior (coordenador da preparação da Base), André Croda, Rafael Carvalho, Vitor Rafael, Charbel Barros e Michel Recarti (preparador do Feminino) comandaram o encontro ao lado das psicólogas Gisele Silva e Anna Panfili.

A celebração teve início com a exibição de vídeos gravados por Weverton, Marcelo Lomba e Kaique, goleiros da equipe profissional do Palmeiras, e Rogério Godoy e Thales Damasceno, preparadores do time principal. “Estou passando aqui para dar os parabéns a todos vocês. Ser goleiro não é fácil, é viver entre o caos e a ordem o tempo inteiro. É uma alegria vestir a camisa desse clube gigante do futebol brasileiro, que tem tanta tradição no gol”, disse Weverton.

Goleiros alviverdes assistem ao recado gravado por Weverton (Foto: Giovana Oliveira/Palmeiras)

Na primeira atividade, os goleiros foram divididos em grupos e refletiram sobre a importância da posição para o futebol. Os atletas receberam cartolinas e escreveram as qualidades essenciais de um arqueiro de alto rendimento, compartilhando posteriormente para uma discussão que envolveu as psicólogas.

Depois de um lanche, os goleiros foram para o campo de terra da Academia de Futebol 2, mas não para treinar. Como a prioridade da celebração era o divertimento, os atletas foram novamente divididos em grupos para duas atividades recreativas: enquanto uma parte brincava de jogo da velha gigante, a outra fez uma roda em movimento ao som de cantigas populares.

“Precisamos celebrar essa posição tão especial, ela merece uma data comemorativa. Tem suas características próprias, comemora o gol sozinho, tem o seu próprio treinador, se veste de maneira diferente… Nada mais justo que a gente comemore esse dia. É muito prazeroso trabalhar com eles”, disse Luciano Junior, coordenador dos preparadores de goleiro da base do Palmeiras, que completou: “A gente procurou fazer uma coisa diferente, saindo do usual. Fugimos do que eles fazem diariamente, procuramos uma alternativa divertida, já que eles passam todos os dias sob pressão. Usamos o departamento de pscicologia para trazer um conteúdo voltado para o aspecto mental, e eles certamente vão usar isso no dia a dia”

2023 foi um ano especial para os goleiros do Palmeiras. O Palestra teve jogadores da posição convocados para todos os times da Seleção Brasileira: Weverton (principal), Kaique (Sub-20), Cesar (Sub-17) e Luiz Fernando (Sub-15).

Crias da Academia encerraram o Dia do Goleiro com brincadeiras no campo de terra (Foto: Giovana Oliveira/Palmeiras)