Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras estará muito bem representado no Sul-Americano Sub-20, um dos mais importantes torneios continentais da categoria, em janeiro, no Chile. O atacante Papagaio, o zagueiro Vitão, os meio-campistas Gabriel Menino, Gabriel Furtado e Alan Guimarães e o lateral-esquerdo Luan Cândido foram convocados pela Seleção Brasileira Sub-20 e se apresentam na segunda-feira (17) para o início da etapa de preparação, na Granja Comary.

O torneio começa no dia 17 de janeiro de 2019 e a Seleção Brasileira estreia contra a Colômbia no dia 19. Em seguida enfrentará na primeira fase a Venezuela, o Chile e a Bolívia nos dias 21, 23 e 25 – todos os jogos serão em Rancágua. O Sul-Americano Sub-20 vale quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20 de 2019, na Polônia, além de levar três seleções aos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, no Peru.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Vitão, Luan, Gabriel Furtado, Gabriel Menino, Alan e Papagaio foram convocados para a Seleção Sub-20

O Verdão é o clube com o maior número de convocados na lista. Com exceção de Furtado, que teve agora sua primeira convocação à Seleção Brasileira na carreira, os demais participaram regularmente da preparação do Brasil à competição – que contou com várias convocações e amistosos preparatórios ao longo do ano. No entanto, todos os palmeirenses no Sul-Americano Sub-20 serão desfalques para o Verdão na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Alan e Vitão acumulam convocações às Seleções de base desde 2015, passando pelas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 do Brasil. Eles disputaram a Copa do Mundo FIFA Sub-17 no ano passado, na Índia, e foram campeões dos Sul-Americanos Sub-17 e Sub-15, em 2017 e 2015. Já o polivalente Luan Cândido, aos 17 anos, frequenta as Seleções Sub-17 e Sub-20 desde o ano passado e foi mais um palestrino presente no Mundial Sub-17 da Índia em 2017.

Gabriel Menino e Papagaio tiveram suas primeiras experiências na Seleção Brasileira neste ano, já nas etapas preparatórias ao Sul-Americano. Peças importantes no Sub-20 do Palmeiras, eles logo conquistaram espaço também com a camisa do Brasil e conseguiram a sonhada vaga na lista de convocados. Pelo Verdão, a dupla vive grande temporada e conquistou títulos importantes como o inédito Brasileiro Sub-20 e o bicampeonato do Paulista Sub-20.

A lista de atletas do Palmeiras confirmados no Sul-Americano Sub-20 ainda pode aumentar para sete, já que o atacante Aníbal foi pré-convocado pela Seleção Sub-20 do Paraguai e briga por uma vaga na lista final da equipe “Albirroja”. Filho de mãe brasileira e pai paraguaio, ele tem dupla nacionalidade e realiza atualmente a pré-temporada do time na cidade de Ypané.

Verdão tem 31 jogadores convocados na temporada de 2018

O Palmeiras chegou ao recorde histórico de 31 jogadores da base convocados no ano, sendo 29 para as Seleções do Brasil. Na Sub-20, foram convocados Vitão, Gabriel Menino, Gabriel Furtado, Alan Guimarães, Luan Cândido, Papagaio e Fernando, quando ainda estava no clube. Aníbal foi chamado à Seleção Sub-20 do Paraguai e Robson Matheus para a Seleção Sub-20 da Bolívia.

Na Sub-17, foram nove jogadores: Bruno Carcaioli, Henri, Renan, Garcia, Emerson Maranhão, Fabinho, Gabriel Silva, Gabriel Veron e Fabricio. Na Sub-15, são 13 nomes: Ian Custódio, Jonathan, Pedro Lima, Márcio Marques, Mateus Sales, Murilo Palomares, Kauan Sergio, Matheus Matias, Pedro Karalkovas, Clebson, Luiz Guilherme (Robinho), João Pedro e Ruan Ribeiro.