Basquete sub-12 fatura o título do Campeonato da Grande São Paulo
Agência Palmeiras
Heron Ledon
Os garotos sub-12 do basquete do Palmeiras são os campeões do Campeonato da Grande São Paulo deste ano, fato inédito para a categoria. Com três vitórias nas finais da competição, a equipe palestrina conquistou o troféu neste domingo (3), em São Bernardo do Campo (SP), onde as partidas decisivas aconteceram. Além do título –coroando a bela campanha do time – dois atletas do Verdão foram eleitos destaques do torneio.
Mesmo jogando os duelos do quadrangular final contra fortes adversários e longe do Ginásio Palestra Italia, o sub-12 alviverde comprovou a sua qualidade mostrada durante o campeonato e derrotou seus rivais. Foram resultados positivos contra o São José Basketball/Atleta Cidadão (60 a 55) na última sexta-feira (1), a Metodista/São Bernardo (57 a 51)– que sediou os jogos por ter se classificado em primeiro lugar – no sábado (2), e o Círculo Militar de São Paulo (73 a 48) no domingo (3).
O Verdão fez uma ótima campanha de 22 triunfos e três derrotas nos 25 confrontos que disputou, nas Fases Inicial, de Classificação e Final da GSP. No total, foram 2115 pontos feitos e 997 sofridos, uma média de 84,6 pró e 39,88 contra por partida. “Foi muito bom, e fomos campões com três vitórias.Os meninos fizeram uma campanha excelente, brilhante! E ainda foi um título inédito para o Palmeiras, que nunca havia sido campeão do torneio nesta categoria”, avalia o treinador da equipe Willians Manzini, também comandante do sub-15.
Dois atletas do time palestrino ganharam o Prêmio Destaque das finais: Cristhyã Fernandes e Iago Rosa, que foram eleitos, respectivamente, os melhores ala e ala-armador. Ambos são ainda os maiores pontuadores da competição. “Eles, como todos os garotos, estão de parabéns. É um conjunto montado no Palmeiras, com a formação desde a nossa escolinha”, parabeniza Manzini.
O título dá vaga ao Campeonato Estadual, disputado pelos dois primeiros colocados da GSP e do Campeonato do Interior. Em melhores de três duelos, o campeão de um torneio enfrenta o vice do outro para, então, disputarem a grande final. Ainda não foram divulgados os embates e as datas da competição, que acontece ainda neste ano.
Sub-15 e sub-14 fazem “finais” contra o Pinheiros
O sub-15 e o sub-14 do Palmeiras disputam o título do Campeonato da Grande São Paulo no próximo final de semana (9 e 10) e têm jogos decisivos contra o Pinheiros, no Ginásio Palestra Italia – sede das finais. Só as vitórias interessam às equipes alviverdes.
Pelo último quadrangular da competição, o sub-15 derrotou o Barueri por 72 a 70 nesta sexta-feira (1) e perdeu para o Círculo Militar de São Paulo por 69 a 66, no sábado (2). No segundo lugar, a equipe precisa derrotar o Pinheiros, às 11h do próximo domingo (10), por uma diferença mínima de seis pontos para sagrar-se campeã.
Já o sub-14 do Verdão teve dois triunfos: no sábado (2), fez 89 a 48 sobre o Internacional de Regatas e, no domingo (3), 60 a 53 no São José Basketball/Atleta Cidadão. O time faz a final contra o Pinheiros – que também ganhou duas vezes – no próximo sábado (9), às 15h.