Borja supera Arce e se torna maior artilheiro gringo do Palmeiras em Libertadores

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja é o artilheiro do time na temporadaO atacante colombiano Miguel Borja marcou todos os gols na vitória por 3 a 1 sobre o Junior Barranquilla, nesta quarta-feira (16), pela Conmebol Libertadores, e soma agora seis bolas na rede pelo torneio com a camisa do Palmeiras (todas neste ano), números que fazem do atleta o maior artilheiro estrangeiro do Palmeiras na história da Libertadores, à frente do paraguaio Arce, com cinco gols. De quebra, atual camisa 9 do Verdão chegou à vice-artilharia da competição em 2018, atrás apenas de Morelo, do Santa Fé-COL, com oito.

A fase artilheira de Borja no Continental reforça o poder ofensivo do Palmeiras tradicionalmente imposto ao longo de sua trajetória na competição. Campeão da Libertadores em 1999, o Alviverde já contou com quatro artilheiros no mais importante torneio das Américas: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um).

Outro fator curioso que veio como consequência do resultado da partida desta noite marcou a carreira do atacante. Antes de entrar em campo para enfrentar a equipe do Junior Barranquilla-COL, o Palmeiras contabilizava um total de 298 gols ao longo de suas participações na Libertadores, desde 1961. Com os três gols marcados, portanto, o jogador anotou o 300º tento do Palmeiras na competição e, de quebra, o 301º – estes 301 gols do Verdão no torneio continental, aliás, fazem dele o time brasileiro que mais balançou as redes na história da competição.

Vale lembrar que esta foi apenas a segunda vez na história da Libertadores em que um jogador do Palmeiras marca três vezes na mesma partida. A outra ocasião em que o fato ocorreu foi em 2001, quando Lopes marcou três vezes no empate por 3 a 3 com o Cruzeiro. Curiosamente, naquela ocasião, o então atacante palmeirense também alcançou uma marca emblemática para o clube: marcou o gol 200 do Palmeiras na Libertadores (de quebra, o 201 também).

Borja alcançou a marca de 24 gols com a camisa do Palmeiras e possui agora um total de 65 jogos pela agremiação alviverde. O colombiano chegou ao clube após se destacar com a camisa do Atlético Nacional-COL (clube pelo qual foi campeão da Copa Libertadores em 2016), onde foi eleito o ‘Rei das Américas’ (prêmio concedido ao melhor jogador do continente). O camisa 9 é figura constante na seleção de seu país e deve disputar a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Primeiro hat-trick do Allianz Parque

No estádio Palestra Italia, esta foi a primeira vez que um jogador marcou três gols em uma única partida desde Obina, em 2009, nos 4 a 0 contra o Goiás, pelo Brasileirão daquele ano; este feito de Borja também foi o primeiro hat-trick da história do Allianz Parque, considerando a atual configuração do estádio, a partir de 2014.

Terceiro maior artilheiro do Brasil

Com os três gols na noite desta quarta-feira (16), pela Conmebol Libertadores, diante do Junior Barranquilla, Borja chegou a 14 gols na temporada, números que fazem do jogador o terceiro maior artilheiro do Brasil. Se considerados os gols de jogadores dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, válidos por quaisquer competições nesta temporada, apenas Artur, do Ceará-CE (com 17) e Neilton, do Vitória-BA (15) estão à frente do colombiano.