Colo-Colo x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Colo-Colo-CHI x Palmeiras
Competição:
Conmebol Libertadores (Quartas de Final – ida)
Data e horário: 20/09/2018 – 21h45
Estádio: Monumental David Arellano
Transmissão: TV Globo/SporTV/Fox Sports

O Palmeiras encerrou na tarde desta quarta-feira (19), no CT da Universidad de Chile-CHI, a preparação para o duelo com o Colo-Colo na quinta (20), às 21h45 (horário de Brasília), em Santiago-CHI, pela partida de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores.

O técnico Luiz Felipe Scolari comandou atividades táticas e ensaiou, entre outras coisas, marcações e transições. Felipão aproveitou a movimentação para definir os 11 titulares que entrarão em campo diante do time chileno. Em seguida, os jogadores disputaram um recreativo.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Elenco palmeirense treinou em Santiago-CHI, sob o comando do técnico Felipão, nesta quarta (19)

Hoje com quatro vitórias nos últimos quatro jogos pela Libertadores como visitante, o Palmeiras pode alcançar a melhor série de triunfos fora de seus domínios na competição continental de forma isolada se vencer do Colo-Colo: caso isso ocorra, o time de Felipão irá superar os quatro resultados positivos emplacados em sequência durante a disputa da campanha de 1971, feito este atingido pelo time da Segunda Academia palmeirense, dirigido pelo técnico Rubens Minelli.

100% DE APROVEITAMENTO COMO VISITANTE NO CONTINENTAL
Como visitante, o Palmeiras venceu todos os jogos que disputou até aqui na Libertadores 2018. Os triunfos referem-se aos seguintes adversários: Júnior Barranquilla-COL (3 a 0), Boca Juniors-ARG (2 a 0), Alianza Lima-PER (3 a 1) e Cerro Porteño-PAR (2 a 0).

VISITANTE INDIGESTO NA TEMPORADA 2018

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipão comandou atividade nesta quarta>>> Com o resultado do último domingo (16), o Palmeiras chegou a sete jogos invictos fora de seus domínios: são três resultados positivos (Cerro Porteño-PAR, Vitória e Chapecoense) e quatro empates (Bahia, duas vezes, América-MG e Internacional), com oito gols marcados contra apenas dois sofridos. Ao todo, jogando fora de casa, são 31 jogos disputados em 2018, com 19 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas, com 50 gols marcados contra 14 sofridos, e um aproveitamento de 70%.

>>> Em 2018, fora de casa, o Palmeiras vem sendo um verdadeiro visitante indigesto: venceu todos os jogos da Libertadores que disputou, dentre eles, o Boca Juniors, em plena La Bombonera – os únicos brasileiros que haviam batido o time xeneize até então tinham sido o Santos de Pelé (1963), o Cruzeiro (1994), o Paysandu (2003) e o Fluminense (2012). Além disso, já havia vencido o rival Corinthians por 1 a 0 na arena do adversário, pelo Paulista, e, mais tarde, ainda iria superar o Grêmio, na casa do time gaúcho, onde o clube tricolor estava invicto havia 15 jogos, em um total de quatro meses.

>>> Vale lembrar que, ainda neste ano, o Verdão chegou a ter incríveis 84,4% de aproveitamento dos pontos conquistados como visitante na temporada, superando fronteiras e figurando, desta forma, na 3ª colocação dentre as 18 principais ligas profissionais de futebol do mundo – à época, atrás apenas do Bayern de Munique-ALE (que tinha 86,1%) e Juventus-ITA (com 88,9% no período).

FELIPÃO: TÉCNICO QUE MAIS COMANDOU O VERDÃO NO CONTINENTAL
Com 30 jogos, Luiz Felipe Scolari é o treinador que por mais vezes esteve à frente do time no torneio continental. De quebra, Felipão é também o que mais venceu (15 triunfos) e que dirigiu o Alviverde em sua única conquista da competição: em 1999, diante do Deportivo Cali-COL, nos pênaltis, em duelo disputado no antigo Palestra Italia.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja soma 8 gols em 8 jogos nesta LibertaMIGUEL BORJA NA LIBERTADORES 2018
Borja atuou em todas as partidas da Libertadores 2018: são oito jogos disputados de oito possíveis, com oito gols marcados; ou seja, possui a incrível média de uma bola na rede por partida no Continental – número que faz do colombiano o vice-artilheiro do torneio, atrás apenas de Wilson Morelo, com nove (vale lembrar, entretanto, que o time de Morelo, o Independiente Santa Fé-COL, foi eliminado na primeira fase).

MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 28 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos! O jogador precisa de apenas mais uma bola na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80, e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues), com 50 gols, e Willian Bigode, com 32.

MIGUEL BORJA JÁ INTEGRA TOP 10 DE ARTILHEIROS GRINGOS
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de gringos com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 10ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 anos em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu é o garçom do time no ano, ao lado de Lucas Lima: ambos têm 10 assistênciasDUDU E LUCAS LIMA: LÍDERES DE ASSISTÊNCIAS EM 2018
Responsável pelo passe para o gol de Felipe Melo, contra o Bahia, fora de casa, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, o dono da camisa 7 igualou o meio-campista Lucas Lima na liderança do ranking de assistências na temporada 2018 – ambos foram responsáveis por 10 passes que resultaram em gols. O camisa 7 disputou 49 jogos neste ano e marcou nove gols.

WILLIAN: MAIS PARTIDAS NO ANO
O atacante, dono da camisa 29, lidera o posto de jogadores palmeirenses com mais partidas neste ano: são 52 duelos até aqui. Pela Conmebol Libertadores 2018, Willian atuou em seis das oito partidas disputadas até aqui, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, além de um gol marcado – no triunfo por 3 a 1 sobre o Alianza Lima-PER, no estádio Alejandro Villanueva, pela fase de grupos.

BRUNO HENRIQUE: DESTAQUE NA CAMPANHA DO CONTINENTAL
Capitão da equipe palmeirense, o meio-campista Bruno Henrique ganhou o prêmio de melhor em campo em três oportunidades nesta edição da Conmebol Libertadores – Boca Juniors-ARG e Junior Barranquilla-COL, fora de casa, e Cerro Porteño-PAR, em casa. Contra o Bahia, no último domingo (16), pelo Campeonato Brasileiro, o dono da camisa 19 completou 50 jogos em 2018 – ele é o segundo atleta do elenco que mais atuou no ano. Apenas Willian, com 52, jogou mais.

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 18 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima e Dudu (com dez passes)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (52 partidas)

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Willian atuou 52 vezes até aqui em 2018NÚMEROS DO VERDÃO NA LIBERTADORES
O Palmeiras é o time brasileiro com mais edições disputadas da Libertadores. Neste ano, o clube alviverde chegou a 18 edições participadas no torneio continental, ao lado de Grêmio e São Paulo. São, ao todo, 170 jogos pela Libertadores, com 89 vitórias, 32 empates e 49 derrotas (303 gols marcados e 193 sofridos).

PRIMEIRO BRASILEIRO FINALISTA
O Verdão carrega ainda a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão.

BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA LIBERTA
O Maior Campeão do Brasil também é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores. Ao longo das 18 edições disputadas (já contando 2018), o time alviverde marcou 303 vezes. Com isso, a equipe palestrina ocupa a décima colocação do ranking geral de clubes, considerando times estrangeiros, neste quesito. O líder é o River Plate, com 541 bolas na rede.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Defesa do Verdão está em alta: foram apenas 4 gols sofridos nos últimos 14 jogosBRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS FORA DE CASA NA LIBERTA
No último jogo como visitante pela Libertadores, o Verdão bateu o Cerro Porteño-PAR por 2 a 0, no estádio General Pablo Rojas, e defendeu uma marca que já pertencia a si mesmo: é o time nacional que possui o maior número de vitórias fora de casa na Libertadores, com 32 ao todo (uma a mais do que o Cruzeiro, com quem antes o Alviverde dividia a primeira posição após o time mineiro ter vencido o Flamengo por 2 a 0 na última quarta-feira, 08).

BRASILEIRO COM MAIS GOLS FORA DE CASA NA LIBERTA
De quebra, o triunfo por 2 a 0 diante do Cerro Porteño-PAR em Assunção – último duelo fora de casa do Alviverde na competição – também trouxe ao Verdão a manutenção de outra marca da qual é detentor. Com os gols de Borja, o clube segue como a equipe nativa com mais bolas na rede como visitante na Libertadores, com 122 tentos anotados.

ARTILHEIROS ALVIVERDES NO CONTINENTAL
A tradição do Palmeiras da Libertadores não acaba por aí. Ao longo de sua trajetória na competição, o Alviverde, campeão da Libertadores em 1999, já contou com quatro artilheiros no mais importante torneio das Américas: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um).

CAMPEÕES DA LIBERTADORES NO ATUAL ELENCO
Experiência não falta, pois cinco atletas do atual elenco alviverde já foram campeões do mais importante torneio das Américas. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Miguel Borja e Alejandro Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari conquistou o título em 1999, pelo Palmeiras, e em 1995, pelo Grêmio.

PRÓXIMOS JOGOS
– Sport x Palmeiras | 23/09/2018 | Ilha do Retiro | 18h | Campeonato Brasileiro
– Cruzeiro x Palmeiras | 26/09/2018 | Mineirão | 21h45 | Copa do Brasil
– Palmeiras x Cruzeiro | 30/09/2018 | Pacaembu | 11h | Campeonato Brasileiro
– Palmeiras x Colo-Colo | 03/10/2018 | Allianz Parque | 21h45 | Libertadores

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Goleiro Weverton vem se mostrando seguro e fazendo boas exibições com a camisa alviverde

REECONTRO COM EX-JOGADORES
Palmeiras reencontrará nesta quinta-feira (20) dois ex-jogadores do clube: o meio-campista Valdivia (campeão do Campeonato Paulista 2008 e da Copa do Brasil 2012 e 2015), que disputou 241 jogos e marcou 41 gols, e o atacante Lucas Barrios (campeão da Copa do Brasil 2015 e do Campeonato Brasileiro 2016), que participou de 45 partidas e balançou as redes em 14 oportunidades.

ÚLTIMO PALMEIRAS X COLO-COLO
No último encontro entre Palmeiras e Colo-Colo, pela Libertadores de 2009, o Alviverde superou o rival chileno com direito a golaço do meia Cleiton Xavier, de longa distância. Coincidentemente, aquela partida teve como palco o estádio Monumental David Arellano, que será anfitrião do próximo duelo entre as duas equipes.

PALMEIRAS X ADVERSÁRIOS CHILENOS
Este será o 20º jogo do Verdão diante de rivais chilenos. Nos outros 19 já disputados, o retrospecto é positivo: foram 12 vitórias, três empates e quatro reveses, com 34 gols marcados e 17 sofridos. O primeiro adversário do país vizinho foi a Seleção do Chile, em 1959 (amistoso), e o jogo terminou empatado por 1 a 1 – Ênio Andrade anotou o tento alviverde.

MAIOR GOLEADA CONTRA CHILENOS
A maior goleada da história do Palmeiras contra equipes chilenas aconteceu em 2001, diante da Universidad do Chile, pela Copa Mercosul. Com gols de Galeano, Tuta, Magrão e Alexandre, o Verdão venceu por 4 a 0.