Com distanciamento entre os atletas, Palmeiras inicia avaliações nos três campos da Academia de Futebol

Departamento de Comunicação

Sob rígido protocolo de segurança, o Palmeiras iniciou na tarde desta terça-feira (23) as avaliações físicas, fisiológicas e bioquímicas do elenco profissional na Academia de Futebol. As atividades foram realizadas ao ar livre, utilizando simultaneamente as áreas externas e os três campos do centro de treinamento do Verdão.

Os jogadores realizaram avaliações ao ar livre nesta terça-feira (Foto: Cesar Greco)

O elenco foi dividido em duas turmas, que se apresentaram à tarde no estacionamento da Academia em horários diferentes. Os jogadores, então, passaram pela triagem por meio de questionário sobre sintomas de gripe e aferição de temperatura corporal, já subdivididos em grupos de no máximo cinco atletas cada um.

Cada atleta recebeu um kit individual de suplementação, hidratação e refeição (Foto: Cesar Greco)

Após serem pesados, os grupos foram submetidos a avaliações de força e equilíbrio muscular e a avaliações físicas específicas em deslocamento pelo gramado. Os kits de suplementação, hidratação e refeição pós-treino foram colocados em bolsas térmicas individualizadas.

Cada atleta teve à disposição uma estação individual de descanso e hidratação, posicionadas 20 metros uma das outras pela lateral dos campos. Entre a saída da primeira turma de atletas e a chegada da segunda, todos os equipamentos foram devidamente higienizados.

O uso da máscara é obrigatório e os jogadores só puderam retirá-la durante as atividades físicas. Após o fim dos trabalhos, todos foram orientados a higienizar as mãos e recolocar as máscaras no rosto antes de voltarem aos seus veículos e dirigirem-se diretamente para casa.

“O protocolo foi seguido à risca de acordo com o que foi recomendado pela secretaria de saúde e pelas literaturas internacionais. Os atletas mantiveram distanciamento de 20 metros, utilização de máscaras antes e depois dos treinos e higienização pessoal constante. Manteremos esse protocolo enquanto perdurarem as medidas de prevenção”, explica o coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves.

Novas avaliações serão realizadas na tarde desta quarta-feira (24). As análises realizadas visam averiguar e corrigir as perdas e deficiências que o longo período de afastamento dos treinos específicos em respeito ao isolamento social possa ter causado a cada atleta. O retorno aos treinamentos será no dia 1º de julho.