Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras inicia a disputa por uma vaga na final do Campeonato Paulista neste domingo (12), às 17h, contra a Ferroviária, na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, com transmissão da FPF TV no Eleven Sports, Paulistão Play e YouTube.

Representando o time profissional palmeirense quase que por completo nas duas últimas rodadas da Série A do Brasileirão, o Sub-20 alviverde jogou com autoridade e encerrou a competição com uma vitória (por 1 a 0 contra o Ceará, na Arena Barueri) e um empate (sem gols contra o Athletico-PR, fora de casa).

Por conta do feito, as Crias da Academia estabeleceram marcas expressivas pela categoria profissional:

> Recorde de utilizações de Crias em uma mesma partida: No empate por 0 a 0 com o Athletico-PR e na vitória por 1 a 0 contra o Ceará (ambos os jogos pelo Campeonato Brasileiro), dez jogadores oriundos das categorias de base do Verdão foram escalados entre os 11 titulares, um recorde neste século. Após as substituições, o Verdão chegou a 11 Crias da Academia participando da partida: o duelo com o Athletico-PR terminou com 11 garotos da base utilizados, enquanto que, contra o Ceará, foram 15.

> Menor média de idade de um time em campo no atual formato do Brasileirão: no jogo contra o Athletico-PR, o Verdão bateu o recorde de time com a menor média de idade somada dos jogadores que foram a campo: 19,8 anos, superando a média de 21 anos registrada pelo São Paulo na última rodada do Brasileirão de 2019. Contra o Ceará, no entanto, a média baixou para 19,7 anos, já que o atacante Kevin, de 18 anos, foi a campo no time titular em relação à escalação anterior, que contava com Gabriel Silva, de 19.

> Recorde de atletas da base em campo pelo profissional: No total, em 2021, o Palmeiras chegou a 29 atletas formados nas categorias de base utilizados em um único ano (27 na atual temporada), superando o recorde de 2002, quando teve 22 pratas da casa em campo – este dado também contabiliza as partidas da temporada 2020 disputadas em 2021.

> Todos os jogos do profissional nesta temporada tiveram presença de pratas da casa: ao todo, 27 foram a campo: Vinícius, Garcia, Lucas Sena, Henri, Michel, Lucas Freitas, Renan, Lucas Esteves, Victor Luis, Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Naves, Jhonatan, Yago, Vanderlan, Fabinho, Pedro Bicalho, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Rafael Elias, Giovani, Wesley, Kevin, Newton, Marcelinho e Vitor Hugo.

> Destes, 14 estrearam neste ano: Garcia, Fabinho e Giovani, contra o Corinthians, Newton, contra o São Bento, Henri, contra o Guarani, Pedro Bicalho, contra o Mirassol, e Michel, contra a Ponte Preta, todos duelos pelo Paulista, além de Lucas Freitas e Kevin, contra o Cuiabá, Naves e Vitor Hugo, contra o Athletico-PR, e Jhonatan, Lucas Sena e Yago, contra o Ceará, sendo os três últimos confrontos pelo Brasileiro.

Pelo profissional, Kevin marcou diante do Ceará e deu a vitória para o Verdão na última rodada do Brasileirão (Foto: Fabio Menotti)

Confronto

Para o primeiro duelo com a Ferroviária, o técnico Paulo Victor Gomes não terá à disposição o zagueiro Talisca, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Jhonatan, lesionado. O time alviverde detém uma das melhores campanhas gerais do Paulista Sub-20, com 15 vitórias, três empates, duas derrotas, 63 gols marcados e 16 sofridos.

“A promessa é de que teremos dois grandes jogos nessa disputa por uma vaga na final. Sabemos da qualidade da Ferroviária e a força deles quando jogam em casa, mas vamos colocar em prática aquilo que vem sendo trabalhado com a comissão para conquistarmos a vantagem no mata-mata”, declarou o atacante Kevin, que marcou seu primeiro gol pelo profissional do Palmeiras contra o Ceará, no Brasileirão.

Vale lembrar que, desde a chegada de Paulo Victor Gomes ao comando do Sub-20 alviverde, na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Itapirense pelo estadual, o time está invicto, seja no Paulista Sub-20 ou representando o time profissional no Brasileirão. Ao todo, são 10 jogos, com sete vitórias, três empates, 24 gols marcados e apenas dois sofridos.

A partir das oitavas de final, os duelos mata-mata serão disputados em ida e volta, classificando o clube que obtiver a melhor pontuação. A grande decisão do Paulista Sub-20 está prevista para os dias 19 e 22 de dezembro. Maior campeão do Paulista Sub-20 com 11 taças, o Verdão busca a conquista do penta consecutivo.

Com 15 gols, o meia-atacante Bruno Menezes é o vice-artilheiro do Paulista Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Confira abaixo os jogos do Palmeiras no Paulista Sub-20:

*As partidas serão transmitidas por Eleven Sports, Paulistão Play e YouTube

– Semifinal

12/12 – 17h: Ferroviária x Palmeiras – Fonte Luminosa

15/12 – 15h: Palmeiras x Ferroviária – Academia de Futebol 2

– Quartas de final

02/12: Santos 1 x 1 Palmeiras – CT Rei Pelé
Gol: Endrick

05/12: Palmeiras 1 x 0 Santos – Academia de Futebol 2
Gol: Kauan Santos

– Oitavas de final

18/11: São Caetano 0 x 4 Palmeiras – Anacleto Campanella
Gols: Giovani (2), Vitor Hugo e Bruno Menezes

25/11: Palmeiras 1 x 1 São Caetano – Academia de Futebol 2
Gol: Ian

– Segunda fase

15/10: VOCEM 1 x 5 Palmeiras – Antônio Viana da Silva
Gols: Bruno Menezes, Victor Henrique (2), Newton e Caio Cunha

21/10: Palmeiras 1 x 1 Audax – Academia de Futebol 2
Gol: Vitinho

28/10: Itapirense 0 x 2 Palmeiras – Cel. Francisco Vieira
Gols: Giovani e Vitor Hugo

04/11: Palmeiras 2 x 0 Itapirense – Academia de Futebol 2
Gols: Giovani e Vitor Hugo

11/11: Audax 0 x 2 Palmeiras – Pref. José Liberatti
Gols: Pedro Bicalho e Giovani

15/11: Palmeiras 10 x 0 VOCEM – Academia de Futebol 2
Gols: Bruno Menezes, Yago Santos, Lucas Sena, Pedro Lima, Robinho, Victor Henrique (2), Carlos Matheus, Newton e Daniel Alves.

– Primeira fase

05/08: Taubaté 1 x 0 Palmeiras – Joaquim de Morais Filho

12/08: Palmeiras 2 x 1 Flamengo-SP – Canindé
Gols: Caio Cunha e Endrick

19/08: São José 1 x 4 Palmeiras – Martins Pereira
Gols: Victor Henrique e Bruno Menezes (3)

26/08: Palmeiras 5 x 1 União Mogi – Academia de Futebol 2
Gols: Bruno Menezes (3), Pedro Bicalho e Vitor Hugo

02/09: ECUS 1 x 2 Palmeiras – Francisco Marques Figueira
Gols: Thiago e Jhow

09/09: Palmeiras 3 x 5 Taubaté – Academia de Futebol 2
Gols: Gabriel Silva (2) e Giovani

16/09: Flamengo-SP 0 x 4 Palmeiras – Antônio Soares de Oliveira
Gols: Endrick, Luan, Miguel e Newton

23/09: Palmeiras 3 x 0 São José – Academia de Futebol 2
Gols: Marino e Bruno Menezes (2)

30/09: União Mogi 1 x 2 Palmeiras – Francisco Ribeiro Nogueira
Gols: Pedro Bicalho (2)

07/10: Palmeiras 9 x 1 ECUS – Academia de Futebol 2
Gols: Bruno Menezes (4), Talisca, Pedro Bicalho, Vitinho, Caio Cunha e Vitor Hugo