Com equilíbrio histórico, Palmeiras e Cruzeiro duelam pela 80ª vez

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Acostumado a ter vantagens históricas sobre os principais clubes do futebol brasileiro, o Palmeiras irá medir forças com o Cruzeiro neste domingo (20), no estádio do Pacaembu, para tentar tomar a frente do retrospecto entre as equipes. Com 21 empates e 29 vitórias para cada lado, o time que vencer o jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014, o 80º da história, irá assumir a liderança deste particular duelo.

O Paulo Machado de Carvalho será palco da partida pela 10ª vez. Nas outras nove oportunidades, o Verdão venceu quatro vezes, empatou quatro jogos e foi derrotado em apenas um jogo. Nos outros dois estádios da capital paulista que já receberam o encontro, dois títulos palestrinos – ambos em 1998.

No primeiro semestre daquele ano, o Verdão superou o Cruzeiro por 2 a 0 no estádio do Morumbi – o único jogo da história entre as equipes neste campo – e sagrou-se campeão da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Paulo Nunes, no inicio do jogo, e Oséas, faltando poucos minutos para o fim. A partida de ida havia sido vencida pelo time de Minas Gerais por 1 a 0. A conquista classificou o Palmeiras para a Copa Libertadores 1999, que também seria conquistada pelo Alviverde.

Meses depois, Palmeiras e Cruzeiro novamente se encontraram em uma decisão de campeonato. Desta vez, o palco da decisão foi o Palestra Italia – duas vezes -, a histórica casa palmeirense que contribuiu para o título sul-americano. A primeira partida da final, em Belo Horizonte, foi vencida pelo time celeste por 2 a 1. No jogo seguinte, vitória alviverde por 3 a 1 em casa e, com isso, a necessidade de um terceiro encontro, novamente no Palestra: 1 a 0, gol de Arce, e título assegurado para o Verdão. Ao todo, o campo palestrino recebeu 30 duelos entre os times, com 15 triunfos alviverdes, seis empates e nove derrotas.

A maior sequência invicta do encontro entre as equipes com raízes italianas pertence ao Palmeiras. O Verdão ficou sem perder para os rivais de Minais Gerais durante sete jogos em três oportunidades – de 1969 a 1974, de 1975 a 1988 e de 2000 a 2002.

O jogo do segundo turno do Campeonato Brasileiro 2012 foi o último encontro entre Palmeiras e Cruzeiro. O Verdão, com dois gols de Barcos, venceu por 2 a 0 no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara. O Alviverde, sob o comando de Gilson Kleina, foi a campo com Bruno; Artur, Maurício Ramos, Henrique e Leandro; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrick Vieira e Wesley (Betinho); Luan (Obina) e Barcos (Tiago Real).

Confira o histórico dos confrontos pela TV Palmeiras: