Departamento de Comunicação

Autor do gol que abriu o placar no empate por 1 a 1 contra o Grêmio, no Allianz Parque, na noite desta sexta-feira (15), ao ter aproveitado com oportunismo jogada iniciada por Willian Bigode na ponta extrema esquerda, quando este buscou a bola quase na linha de fundo (a bola ainda foi desviada por Viña antes de chegar aos pés do camisa 23, que dominou e finalizou de pé esquerdo), Raphael Veiga chegou a 16 gols na temporada atual; com isso, é o terceiro artilheiro do time nas competições de 2020(logo atrás da dupla Willian e Luiz Adriano, ambos com 18). Além disso, o jogador se isolou como terceiro artilheiro do elenco atual, agora com 23 bolas na rede, e vive a temporada mais artilheira de sua carreira. Veiga também se isolou como artilheiro palmeirense no Brasileirão 2020, agora chegando a nove bolas na rede.

Na artilharia geral do time, Veiga, com seus 23 gols que possui desde 2017, ano em que chegou ao Verdão (em 2018, jogou pelo Athletico-PR, retornando na temporada de 2019), está atrás só de Luiz Adriano neste quesito, com 25 bolas na rede, e de Willian, com 56. Nesta noite, ele superou os 22 gols de Gustavo Scarpa, com quem dividia a terceira posição neste ranking, e se isolou como terceiro principal artilheiro do elenco esmeraldino.

Destes 23 gols, 16 foram marcados na temporada atual – números que fazem do meia a sua temporada mais artilheira na carreira. Profissionalizado no futebol em 2016, pelo Coritiba, marcou três gols em 24 jogos em sua primeira temporada no Coxa. Em 2017, seu primeiro ano no Palmeiras, fez dois gols em 22 partidas (à época, muitos meio-campistas experientes não possibilitaram que o jogador tivesse sequência). Emprestado ao Athletico-PR em 2018, quando foi campeão da Copa Sul-Americana, fez 48 jogos e nove gols (até então sua temporada mais artilheira); em 2019, voltou de empréstimo e jogou 31 vezes pelo Verdão, marcando cinco.

O fato de ter chegado a 16 gols na temporada também fez com que Veiga saltasse da quarta para a terceira posição dentre os jogadores com mais participações diretas em gols em 2020 (ou seja, gols e assistências somadas): são agora 18 participações(sendo 16 gols e duas assistências), igualando Rony (dez gols e oito assistências) – ambos atrás só de Luiz Adriano, com 21 (18 gols e três assistências) e de Willian, 22 (18 tentos e quatro passes).

Raphael Veiga é um dos dois palmeirenses a ter marcado em todas as competições regulares disputadas em 2020 – o outro é Luiz Adriano. Ele marcou uma vez no Paulista, nove vezes no Brasileiro até aqui (passando a ser nesta noite, inclusive, o artilheiro isolado do time competição, seguido de Luiz Adriano, com oito), duas na Libertadores até o momento e outras quatro na Copa do Brasil (que também faz dele o artilheiro do time no torneio nacional), enquanto o camisa 10 fez três gols pelo Estadual, oito pelo Brasileirão, cinco pela Libertadores e dois na Copa do Brasil.