Com gols de Hyoran e Borja, Verdão quebra série invicta da Chape em casa no BR-18

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Hyoran fez um gol e deu uma assistência

O Palmeiras visitou a Chapecoense na noite deste domingo (02), na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Hyoran e Borja, o Verdão venceu por 2 a 1 na casa do rival e chegou a 40 pontos na tabela, atualmente na 5ª posição (mesmos 40 pontos do Grêmio, 4º colocado, de quem está atrás no saldo de gols por apenas um tento). O time do técnico Luiz Felipe Scolari, com isso, está a apenas seis pontos do líder, São Paulo.

O triunfo alviverde pôs fim a uma sequência invicta que a Chapecoense defendia em casa. Jogando em casa, o time catarinense não havia perdido nenhuma partida sequer neste Campeonato Brasileiro – até então, eram quatro vitórias e cinco empates. Vale lembrar que, neste ano, o Maior Campeão do Brasil já havia quebrado séries invictas de mandantes como Corinthians, Grêmio e Boca Juniors.

De quebra, o resultado positivo diante da Chapecoense fez com que o Verdão ampliasse sua série de invencibilidade fora de casa para seis jogos. Neste período, foram três vitórias (Cerro Porteño-PAR, Vitória e, agora, Chapecoense) e três empates (Bahia, América-MG e Internacional).

O Palmeiras iniciou a rodada como dono de marcas coletivas impressionantes no Brasileirão 2018. De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil começou a 22ª rodada como o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 88 fintas certas aplicadas até o encerramento da 21ª rodada – uma a mais do que o Internacional, segundo colocado no quesito. Além disso, o desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: a equipe de Felipão lidera o ranking do Nacional, com 489 botes, contra 457 do segundo colocado, Flamengo – estes dados, do Footstats, também estão atualizados até a abertura da 22ª rodada.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Meio-campista Felipe Melo deu uma assistência e também acertou a traveE não são só os feitos coletivos que chamam a atenção. Individualmente, alguns jogadores se destacaram diante neste domingo (02). Autor do primeiro gol palestrino, Hyoran é uma das peças do Verdão que vem sendo aproveitada no time em 2018 – o meio-campista já soma 25 jogos e sete gols pelo Verdão nesta temporada (já considerando o tento marcado hoje, diante da Chapecoense). Curiosamente, o ex-clube do camisa 28 é justamente a Chape, de onde o jogador se transferiu para o Maior Campeão do Brasil para iniciar a temporada de 2017.

Felipe Melo foi outro jogador que se destacou no duelo. Além da assistência para o gol de Hyoran e de ter colocado uma bola na trave nos minutos iniciais do prélio, o jogador atuou no meio de campo, mais adiantado do que habitualmente, e não decepcionou. De acordo com dados do Footstats, o Pitbull do Verdão, como é chamado, figura em quinto lugar da lista de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro, com 18 lançamentos ao todo – vale lembrar que as estatísticas estão atualizadas até a abertura da rodada.

Enquanto isso, Borja aumentou seu número de gols na artilharia do time na temporada. Com o tento de hoje, diante da Chapecoense, o colombiano chegou a 18 bolas na rede em 2018. Ao todo, o jogador soma 72 duelos com a camisa palmeirense e 28 gols marcados.

Outros jogadores também tiveram algo a mais a comemorar além do resultado positivo. Thiago Santos é um deles: o camisa 5 voltou a atuar como titular nesta temporada e mostrou um bom desempenho, sobretudo, no que diz respeito aos desarmes aplicados sobre seus adversários. De acordo com o Footstats, no domingo passado (26/08), contra o Internacional (21ª rodada), o volante alviverde igualou o recorde do flamenguista Cuellar no quesito de maior número de interceptações em um único jogo do Brasileirão 2018. Ou seja: sozinho, o camisa 5 palestrino interceptou seus adversários por incríveis dez vezes. Antes de Thiago Santos, o colombiano rubro-negro, até então, era dono isolado da marca, adquirida no Fluminense x Flamengo válido pela 10ª rodada do torneio nacional.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Luan foi o capitão do time neste noiteWillian, Lucas Lima e Bruno Henrique também não podem ficar de fora deste grupo que detém marcas positivas. O atacante, dono da camisa 29, segue como o artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols, e líder do posto de jogadores palmeirenses com mais partidas em 2018: são 48 duelos. Enquanto isso, os meio-campistas Lucas Lima e Bruno Henrique seguem como os atletas do grupo alviverde que mais atuaram neste BR-18: 20 partidas, de 22 possíveis. O camisa 19 só não atuou diante da Chapecoense, pela 3ª rodada do Nacional, e do Ceará, pela 11ª rodada, enquanto o camisa 20 só não marcou presença apenas frente o São Paulo, na 9ª rodada do Brasileiro, e o Atlético-MG, pela 14ª rodada. Vale lembrar que Lucas Lima, aliás, é o principal garçom do time no ano, com dez assistências.

Os próximos três compromissos do Verdão serão disputados em seus domínios, no Allianz Parque: na próxima quarta-feira (05/09), contra o Atlético-PR, às 21h, pela 23ª rodada do Brasileirão, no dia 09/09 (domingo), contra o Corinthians, às 16h, pela 24ª rodada, e em 12/09 (quarta-feira), às 21h45, diante do Cruzeiro, pelas semifinais da Copa do Brasil (jogo de ida).

O jogo

O Palmeiras dominou a maior parte do primeiro tempo e criou as melhores oportunidades. Logo aos seis minutos de bola rolando na Arena Condá, em noite fria e com garoa, Felipe Melo cabeceou e acertou a trave do goleiro Jandrei.

Não demorou muito, e o primeiro gol palmeirense saiu, dos pés de Hyoran, após receber assistência de Felipe Melo. Após cruzamento do Pitbull, o meio-campista de 24 anos cabeceou, acertou a trave e viu a bola entrar, aos 14 minutos de jogo. (Chapecoense 0x1 Palmeiras)

Durante os minutos restantes da primeira etapa, o Alviverde dominou o prélio e se viu ameaçado em raríssimas oportunidades. No entanto, mesmo quando se viu pressionado, o Alviverde soube trabalhar bem o sistema defensivo, capitaneado pelo zagueiro Luan – que vestiu a braçadeira de capitão nesta partida.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Colombiano Borja marcou segundo gol do time no jogo e segue artilheiro do Verdão no ano, com 18 gols

No intervalo, Victor Luis deu vez à Diogo Barbosa na lateral esquerda. Mesmo com a vantagem, o Verdão continuou imprimindo um forte ritmo de jogo e não deu espaço ao time da casa na maioria das vezes.

Aos seis minutos do segundo tempo, foi a vez de Borja marcar para aumentar a vantagem palmeirense. O colombiano recebeu de Hyoran e foi passando pela defesa do time catarinense, um a um, usando seu avantajado porte físico como trunfo, para tocar no canto direito do gol e superar Jandrei. (Chapecoense 0x2 Palmeiras)

A resposta veio depressa. Aos 15 minutos do segundo tempo, Thyere aproveitou cobrança de escanteio de Torres para vazar a meta de Weverton e diminuir a vantagem do Verdão: o jogador cabeceou no canto, sem chances para o arqueiro palestrino. (Chapecoense 1×2 Palmeiras)

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Goleiro Weverton fez defesas importantes e ajudou o Verdão a sair de campo vitorioso

Após o gol sofrido, o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu mexer novamente no time. Aos 20 minutos, foi a vez de Bruno Henrique entrar no lugar de Lucas Lima. Dessa forma, Felipão renovou o fôlego no meio de campo palmeirense para que o time pudesse continuar criando, mas, sobretudo, administrasse o resultado positivo.

E assim foi até os minutos finais: um Palmeiras determinado e com brio brigando pelo resultado conquistado, sem abrir espaço para que a Chape chegasse. Aos 27 minutos, Jean ainda substituiu Mayke na lateral direita.

Na reta final da partida, o Verdão ainda sofreu um susto: Agustín Doffo finalizou cara a cara com Weverton. O guarda-metas palmeirense, no entanto, levou a melhor, e fez a defesa, mandando para linha de fundo aquela bola que poderia ter sido o gol de empate do time da casa.

Apesar do susto sofrido, até os derradeiros minutos, o Palmeiras pareceu não sentir pressão alguma e continuou criando chances e jogando para frente, com o sistema defensivo bem alinhado. Com isso, o Alviverde conseguiu segurar o resultado com os quatro minutos de acréscimos concedidos pela arbitragem.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Grupo palmeirense comemorou vitória por 2 a 1 diante da Chapecoense em plena Arena Condá

Palmeiras: Weverton; Mayke (Jean, aos 27'/2ºT), Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis (Diogo Barbosa, no intervalo); Thiago Santos, Felipe Melo e Lucas Lima (Bruno Henrique, aos 20'/2ºT); Willian, Hyoran e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols do Palmeiras: Hyoran (14'/1ºT) (0-1), Borja (6'/2ºT) (0-2).

Cartões amarelos (Palmeiras): Hyoran, Luan, Diogo Barbosa e Victor Luis.

CONFIRA OS GOLS DO VERDÃO PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

CONFIRA OS BASTIDORES DA PARTIDA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: