Com oito equipes, base do Palmeiras organiza primeira edição da FAM Cup

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Centro de Formação de Atletas do Palmeiras promove nesta semana a primeira edição da FAM Cup, torneio da categoria juvenil com a participação de oito equipes. A nova competição visa preencher uma lacuna existente no calendário da base em janeiro e espera nos próximos anos tornar-se uma referência entre torneios Sub-17 no país. Os jogos serão realizados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, e no CFA de Cotia-SP, do São Paulo FC.

No papel de organizador, o Palmeiras participa com suas equipes Sub-17 e Sub-16 – completam o torneio Bahia-BA, Vitória-BA, Jacuipense-BA, Ponte Preta, Red Bull Brasil e São Paulo. Os times estão divididos em dois grupos na primeira fase e, após jogos de todos contra todos, os dois melhores de cada avançam para as semifinais da Série Ouro (os demais disputam as semis da Série Prata). As duas decisões serão no próximo sábado (20), na Academia 2.

“Essa Copa veio da necessidade do calendário brasileiro. Não temos um campeonato Sub-16 ou Sub-17 nesta época do ano. É a primeira edição e sabemos que a procura será grande para as próximas. Esperamos que ela cresça e ajude não só o Palmeiras, mas o futebol brasileiro. Entramos com duas categorias e espero que a copa se torne uma marca no calendário da base”, afirma João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base do clube.

A base do Verdão tem tradição em organizar torneios do tipo. Nos últimos três anos, o clube realizou a “Copa Palmeiras” em seu centro de treinamento, competição de caráter social que contou com a participação de projetos sociais, escolinhas e outros clubes amadores de São Paulo. Na ocasião, o intuito era o de abrir as portas do CT e proporcionar a vivência de novas experiências para os jovens e comissões técnicas, além de observar possíveis talentos.

FAM CUP 2018

Fase Classificatória:

15/01 (segunda-feira) – Primeira Rodada

8h30: Palmeiras Sub-17 x Bahia (Academia de Futebol 2 – Guarulhos)

10h: Jacuipense-BA x Ponte Preta (Academia de Futebol 2 – Guarulhos)

14h30: São Paulo x Vitória (CFA Cotia)

16h: Red Bull Brasil x Palmeiras Sub-16 (CFA Cotia)

16/01 (terça-feira) – Segunda Rodada

8h30: Ponte Preta x Palmeiras Sub-17 (Academia de Futebol 2 – Guarulhos)

10h: Bahia x Jacuipense -BA (Academia de Futebol 2 – Guarulhos)

14h30: Vitória x Palmeiras Sub-16 (CFA Cotia)

16h: Red Bull Brasil x São Paulo (CFA Cotia)

17/01 (quarta-feira) – Terceira Rodada

8h30: Ponte Preta x Bahia (Academia de Futebol 2 – Guarulhos)

10h: Palmeiras Sub-17 x Jacuipense (Academia de Futebol 2 – Guarulhos)

14h30: Vitória x Red Bull Brasil (CFA Cotia)

16h: São Paulo x Palmeiras Sub-16 (CFA Cotia)

Fases Finais:

19/01 (sexta-feira): Semifinais Série Ouro e Semifinais Série Prata

20/01 (sábado): Final Série Ouro e Final Série Prata (Academia de Futebol 2 – Guarulhos)