Com retrospecto favorável, Palmeiras encara Bahia no Pacaembu

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

A história de partidas entre Palmeiras e Bahia começou em setembro de 1937 e, desde então, os clubes se encontraram em sete competições diferentes, além de quatro duelos amistosos. Com vantagem palmeirense, os times mediram forças em 45 oportunidades: 24 vitórias palestrinas, 12 empates e apenas nove reveses.

No estádio do Pacaembu, palco da partida deste domingo (03), baianos e paulistas jogaram quatro vezes, também com retrospecto favorável ao Verdão – são três triunfos e uma derrota. O campo que mais vezes recebeu o duelo é a Fonte Nova, com 20 registros (sete vitórias, nove empates e quatro reveses), seguido pelo Palestra Italia, com 10 jogos (cinco triunfos, dois empates e três derrotas).

A maior sequência invicta da história pertence ao Palmeiras. São 12 partidas, entre 1991 e 2002, com oito vitórias palestrinas e quatro encontros que terminaram empatados. Considerando apenas vitórias consecutivas, a melhor marca, também favorável ao Alviverde, foi registrada de 1937 a 1959, com quatro triunfos seguidos.

Curiosamente, a maior goleada entre os times aconteceu quatro vezes, em momentos diferentes da história, e sempre aplicada pelo Palmeiras. Em 1937 e 1963, fora de casa, o Verdão venceu por 4 a 0 o Bahia, assim como em 1983 e 2012, nestas vezes jogando em seus próprios domínios.

O último jogo entre as equipes aconteceu em outubro de 2012, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O Verdão venceu por 1 a 0 e foi a campo com Bruno; Artur, Mauricio Ramos, Henrique e Leandro; João Denoni, Marcos Assunção e Patrick Vieira (Márcio Araújo); Betinho (Tiago Real), Luan e Barcos (Obina).

Confira o retrospecto de Palmeiras x Bahia pela lente da TVPalmeiras: