Com retrospecto favorável, Palmeiras recebe Botafogo no Allianz Parque

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Palco do duelo contra o Botafogo nesta segunda (27), às 20h, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Allianz Parque receberá um dos maiores clássicos Rio-São Paulo. A casa palestrina também foi anfitriã do primeiro encontro entre as duas equipes na história: isso aconteceu em 1922, quando o Verdão, com gol de Imparato, bateu o time de General Severiano por 1 a 0.

Considerando todas as transformações físicas pelas quais o estádio esmeraldino já passou, nas décadas de 30, 60 e, mais recentemente, em 2014, quando se transformou em uma moderníssima arena, o Alviverde possui ampla vantagem sobre o rival: em 28 jogos, são 15 vitórias, oito empates e apenas cinco reveses.

Foi também no estádio do Verdão que saiu a maior goleada da história do confronto: 6 a 0 a favor do Palmeiras, em 1999, pelo Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Asprilla, Cléber, Aguinaldo, Pena e Evair. A temporada de 1999, aliás, foi uma das mais emblemáticas da história da agremiação: além das goleadas marcantes, foi também o ano em que o Alviverde conquistou o título da Libertadores da América.

O Palmeiras também leva vantagem sobre o Botafogo em Brasileirões. Em 53 duelos na história, são 22 vitórias, 17 empates e 14 derrotas. O primeiro embate entre os dois times no Nacional aconteceu em 1967, empate por 0 a 0 no Campeonato Brasileiro, à época chamado Roberto Gomes Pedrosa – competição da qual o Verdão saiu como campeão.

Computando todos os jogos da história entre as duas equipes, são 114 encontros entre Palmeiras e Botafogo, com 43 vitórias palestrinas, 37 empates e 34 derrotas – o saldo de gols também é favorável ao Verdão, com 169 gols do Verdão e 148 do Botafogo.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Deyverson balançou as redes alvinegras no último Palmeiras x Botafogo (vitória do Verdão por 2 a 1)