Com São Marcos e homenagens, Palmeiras inicia a XXVI Olimpíada da Criança

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Os jovens associados da Sociedade Esportiva Palmeiras tiveram uma noite inesquecível nesta sexta-feira (17), na abertura da XXVI Olimpíada da Criança do Verdão. Com a presença do ídolo São Marcos e de outros jogadores da equipe alviverde do futebol e basquete, no ginásio do Palestra Italia, o clube deu início ao evento com uma cerimônia emocionante e cheia de atrações. Neste ano, os jogos homenagearam o centenário e a vitoriosa história alviverde.

Além de Marcos, o goleiro Fernando Prass, os atacantes Henrique e Cristaldo, o zagueiro Nathan e os laterais João Pedro e Wendel estiveram presentes na abertura – assim como Nico Gianella e Douglas Nunes, astros do basquete Palmeiras/Meltex. O presidente Paulo Nobre, o vice Maurício Galiotte, o diretor administrativo Reginaldo Tripoli e o diretor do Departamento Sócio-Desportivo Paulo Buosi, representando a diretoria do clube, homenagearam os jogadores.

Desde a primeira edição, em 1988, a Olimpíada da Criança do Verdão é organizada anualmente e visa despertar o espírito esportivo e contribuir para a formação de jovens e futuros cidadãos. Estima-se que mais de 15 mil atletas já tenham participado nos 26 anos do evento. Em 2014, as disputas serão realizadas nos dias 18, 19 e 25 de outubro, para crianças entre 3 e 15 anos, em diversas modalidades esportivas (clique aqui e veja a programação completa).

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ A abertura da XXVI Olimpíada da Criança do Verdão contou com a presença das crianças de iniciação esportiva

Após a entrada das crianças na quadra, em grupos representando cada modalidade, o mascote e a entrada da bandeira também animaram os pais e sócios que lotaram as arquibancadas. A entrada dos jogadores, no entanto, foi o momento mais comemorado, já que as crianças foram à loucura e a gritaria tomou conta do ginásio com a presença dos ídolos. Os atletas assistiram a todas as apresentações programadas e comemoraram por participar da festa.

“Foi muito legal. Na realidade, somos um exemplo para eles, que se inspiram muito em nós. Com criança é sempre bom trabalhar, fazemos com alegria”, disse o goleiro Fernando Prass, um dos mais aplaudidos e assediados para autógrafos e fotografias com a garotada alviverde.

A cerimônia contou com exibições dos alunos e atletas da ginástica acrobática, ginástica artística, ginástica aeróbica, patinação e uma emocionante coreografia das crianças da recreação infantil do Palmeiras. Também houve uma apresentação de ioiô e do cantor mirim Matheus Laurindo, acompanhado da Banda Almir e Elias. A abertura foi apresentada pelo professor Ed Ramos e teve apoio dos patrocinadores Colégio das Américas, Rêve D’or Sport, Fênix Ioiôs e Mafra.

Depois da volta olímpica e de relembrarem alguns dos principais momentos dos 100 anos do Palmeiras, o ponto alto da noite se deu quando os atletas e professores da Coordenadoria acenderam a tocha instalada em uma das arquibancadas do ginásio. Além do tradicional juramento do atleta feito por uma das alunas do futsal alviverde, o presidente Paulo Nobre encerrou a noite com um discurso sobre a importância da Olimpíada da Criança na história do clube.

“O esporte nos educa, ensina a termos lealdade, disciplina. São valores que levamos para toda a vida. Queria parabenizar a todos que organizaram a XXVI Olimpíada da Criança do Palmeiras e tenho uma mensagem aos atletas: ‘que honrem muito essa camisa’”, discursou Paulo Nobre.

Clique aqui e confira a galeria de imagens do evento!