Departamento de Comunicação

O time Sub-17 do Palmeiras derrotou o Athletico-PR por 6 a 1, nesta quinta-feira (10), no CT do Caju, em Curitiba-PR, na partida de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro. Como venceu por 4 a 1 no primeiro jogo, disputado no Allianz Parque, o time palestrino avançou à decisão do torneio. Os gols das Crias da Academia nesta tarde foram anotados por Luis Guilherme (três vezes), Benedetti, Thalys e Gabriel Vareta.

O adversário do Verdão na final do Brasileiro Sub-17 será definido nesta sexta-feira, quando Santos e Grêmio se enfrentam – no primeiro jogo, os times empataram por 2 a 2. A grande decisão será disputada em partida única.

Desde o início da competição, a equipe comandada por Rafael Paiva já disputou 13 partidas, sendo nove pela primeira fase, com oito vitórias, dois empates e três derrotas, somando 42 gols marcados e 20 sofridos. O artilheiro do time alviverde no torneio é o atacante Estêvão, que já balançou as redes sete vezes.

A partida desta quinta foi a primeira da equipe Sub-17 do Palmeiras após a conquista do Campeonato Paulista, no último domingo. Para ficar com a taça do Estadual, as Crias da Academia superaram o Ska Brasil pelo placar agregado de 8 a 0. Antes, em junho, o time palestrino faturou a Copa do Brasil Sub-17, derrotando o Vasco da Gama na decisão. Com esse título, o Alviverde garantiu vaga na disputa da Supercopa do Brasil Sub-17, que deve acontecer em 2023.

Sub-17 do Verdão vai em busca da tríplice coroa em 2022 (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico-PR)

O jogo

Na primeira boa chance do Verdão na partida, Estêvão carregou a bola por dentro e finalizou de direita, parando em defesa do goleiro. Aos cinco minutos, Luis Guilherme arrancou, foi derrubado dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o camisa 10 mandou no canto direito e colocou o Palmeiras na frente. Aos 12, Juan Torres deixou tudo igual para os mandantes.

Em seguida, Luis Guilherme invadiu a área pela esquerda e, sem ângulo, finalizou para defesa do goleiro. Depois, Gabriel Vareta testou e exigiu nova intervenção do arqueiro. Logo na sequência, o zagueiro cabeceou livre após escanteio e mandou na trave. Em boa jogada individual, Estêvão finalizou da entrada da área, o goleiro espalmou, e Thalys chutou por cima do travessão no rebote. Aos 35 minutos, o Palestra chegou ao segundo gol com Luis Guilherme, após bela troca de passes com Thalys.

Aos dois minutos do segundo tempo, Gabriel Vareta recebeu cruzamento e tocou de cabeça para Benedetti, que desviou de primeira e marcou mais um para o Verdão. Aos 13, Thalys aproveitou escorregão do adversário, roubou a bola e tirou do goleiro para ampliar a vantagem. Oito minutos depois, Gilberto recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Luis Guilherme, que desviou para a rede e completou seu hat-trick. Em seguida, Luighi finalizou pela direita e exigiu defesa do goleiro. Aos 37, João Cintra cobrou falta pela esquerda, e Gabriel Vareta subiu absoluto para testar e sacramentar o placar.

Palmeiras Sub-17: Aranha; Vitor Reis, Benedetti e Gabriel Vareta; Gilberto, Vitor André (Ramon), David Kauã (Rafael Coutinho) e Arthur (João Cintra); Estêvão (Riquelme Fillipi), Luis Guilherme (Marcio Vitor) e Thalys (Luighi). Técnico: Rafael Paiva.

Regulamento

Após quartas e semifinais disputadas em turno e returno, a final será realizada em jogo único, uma novidade da edição, com previsão para acontecer no dia 17 de novembro.

Confira os jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro Sub-17:

Primeira fase

04/08: Athletico-PR 3 x 2 Palmeiras – CT do Caju
Gols: Figueiredo e Gilberto

11/08: Palmeiras 4 x 1 Corinthians – Allianz Parque
Gols: David Kauã (duas vezes), Figueiredo e Thalys

16/08 – 18h: Palmeiras 2 x 3 Santos – Arena Barueri
Gols: Riquelme Fillipi e Thalys

23/08 Grêmio 0 x 0 Palmeiras – CT Hélio Dourado

31/08: Palmeiras 5 x 0 Chapecoense – Academia de Futebol 2
Gols: Luighi, Estêvão, Gabriel (duas vezes) e contra

07/09: Palmeiras 2 x 2 Red Bull Bragantino – Academia de Futebol 2
Gol: Gabriel Cardoso e Gilberto

14/09: Internacional 2 x 4 Palmeiras – Morada dos Quero-Queros
Gols: Vitor Reis, Gabriel Cardoso, Estêvão e Gilberto

20/09: São Paulo 1 x 3 Palmeiras – Marcelo Portugal
Gols: David Kauã e Estêvão (duas vezes)

29/09: Palmeiras 4 x 1 Atlético-GO – Academia de Futebol 2
Gols: Thalys (duas vezes) e Estêvão (duas vezes)

Quartas

12/10: Palmeiras 4 x 2 Atlético-MG – Allianz Parque
Gols: Gilberto, Marcio Vitor, Riquelme Fillipi e Luis Guilherme

20/10: Atlético-MG 3 x 2 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Estêvão e Thalys

Semifinal

27/10: Palmeiras 4 x 1 Athletico-PR – Allianz Parque
Gol: Luis Guilherme (duas vezes), Gilberto e Luighi

10/11: Athletico-PR 1 x 6 Palmeiras – CT do Caju
Gols: Luis Guilherme (três vezes), Benedetti, Thalys e Gabriel Vareta