Departamento de Comunicação

Em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrentou o Goiás no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO), na noite deste sábado (21), e não suportou as circunstâncias adversas até o minuto final, pois, já nos acréscimos do segundo tempo, sofreu o gol do revés por 1 a 0, marcado por Miguel – o Verdão estava com um homem a menos em campo desde os 38 minutos do primeiro tempos (Mayke, improvisado na lateral esquerda, foi expulso após revisão do VAR). Além disso, foram, para esta partida, 21 desfalques ao todo, entre baixas por Covid-19 e lesionados.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O duelo marcou a primeira vez em que o time, comandado pelo português Abel Ferreira, foi postado com uma linha defensiva composta por três zagueiros: Renan, Gustavo Gómez (capitão do time nesta noite) e Emerson Santos. Este, aliás, foi o quinto jogo de Abel pelo Verdão, com quatro vitórias e uma derrota; suspenso no jogo anterior, Abel tem em sua era um total de seis jogos – o outro foi comandado pelo interino compatriota Vítor Castanheira, que dirigiu a equipe no empate contra o Ceará, por 2 a 2 no Castelão (Fortaleza-CE), no duelo anterior, jogo que valeu a classificação para as semifinais da Copa do Brasil (o jogo de ida, justamente no qual Abel foi expulso e, por isso, cumpriu suspensão, terminou com triunfo alviverde por 3 a 0 no Allianz Parque).

Com o resultado, o Palmeiras encerra sua invencibilidade de nove jogos, sendo oito vitórias em sequência e um empate no retrospecto geral. Antes desse tropeço, o Verdão vinha de quatro vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro: Atlético-GO, 3 a 0, Atlético-MG, 3 a 0, Vasco, 1 a 0, e Fluminense, 2 a 0.

Mesmo assim, o Alviverde permanece, pelo menos até o fim de seu jogo, na quinta posição do Brasileiro (com 34 pontos em 21 jogos). O Santos, sexto colocado, perdeu nesta rodada e soma 34 pontos em 22 partidas; o Grêmio, sétimo, tem 33 pontos, mas fará sua 21ª partida neste domingo pela 22ª rodada (enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena). Já o G4 é composto pelo líder Flamengo (39 pontos em 22 jogos – já jogou e venceu na rodada), Atlético-MG, vice-líder (38 pontos em 21 jogos – ainda joga na rodada contra o Ceará fora de casa), o Internacional em terceiro (36 pontos em 21 jogos, e também joga no domingo, em casa, contra o Fluminense), e o São Paulo, quarto colocado (outro com 36 pontos, mas em 18 jogos e enfrenta o Vasco no Morumbi neste domingo).

Apesar do resultado adverso, o Palmeiras é um dos melhores visitantes desse Brasileiro (cinco vitórias, três empates e três derrotas), atrás apenas do Flamengo (seis vitórias, dois empates e três derrotas). Na defesa, o Alviverde tem o melhor índice de gols sofridos fora de casa com média de 0,81 gol (nove em 11 jogos), contra média de 1,0 do Grêmio, que ainda joga na rodada (11 em 11).

Mesmo não tendo marcado gol, o Palmeiras segue sendo o time que menos jogos passa em branco neste Brasileirão. A equipe fez gols em 18 de suas 21 partidas até o momento, um aproveitamento de quase 90% – em seguida, vem o São Paulo. Além disso, fora de casa, o Palmeiras aparece na segunda posição no quesito: balançou as redes em nove dos 11 jogos como visitante, atrás só do RB Bragantino, que marcou em dez de 11. E não para por aí. O Maior Campeão do Brasil tem ainda o terceiro melhor ataque fora de casa neste Brasileiro, com média de 1,18 gol por jogo (13 em 11), atrás só de Flamengo, com 1,73 (19 em 11), e São Paulo, com 1,67 (15 em nove).

O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira (25), às 19h15, para enfrentar o Delfín-EQU pelas oitavas de final da Libertadores, no Estádio Jocay, em Manta, no Equador.

Para o confronto deste sábado (21), apesar do revés, vale destacar que, além das novas convocações de Mateus, Leandro, Helder, Juninho, Vitinho (terceira vez) e Marcelinho (quarta vez), foram convocados pela primeira vez o lateral Vanderlan e o atacante Fabrício.

Fabrício, estreante no time principal do Verdão nesta noite, chegou ao clube em 2015, participou de conquistas importantes desde a categoria Sub-15 e quase quebrou o recorde de gols de Gabriel Jesus no Campeonato Paulista Sub-17 de 2018, quando foi artilheiro com 36 gols – em 2014, o atual jogador do Manchester City-ING estabeleceu a maior marca do torneio estadual Sub-17 com 37 bolas na rede. Na temporada iniciada neste segundo semestre, o atacante de 19 anos e 1,73m tem cinco gols, sendo três na Copa do Brasil Sub-20, indo às redes nas quatro últimas partidas da categoria – dois destes gols foram marcados de cabeça, o que reforça sua qualidade neste fundamento.

Já o polivalente Vanderlan, de 18 anos, no banco do profissional pela primeira vez, é lateral-esquerdo atualmente no Sub-20, mas também sabe fazer a função de zagueiro ou mesmo aberto pelo lado esquerdo da linha ofensiva – ele já desempenhou as três funções na base palmeirense e foi bastante prestigiado. Desde sua chegada ao clube para o Sub-15, em 2017, Vanderlan conquistou diversos títulos com a camisa alviverde, sendo alguns deles o Mundial de Clubes Sub-17, a Copa do Brasil Sub-17 e a Supercopa Sub-17, além de outras conquistas nacionais e internacionais.

PALMEIRAS: Weverton; Emerson Santos, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Patrick de Paula, Ramires e Mayke; Lucas Lima (Lucas Esteves, aos 44’/1ºT), Marcelinho (Gabriel Menino, aos 44’/1ºT) e Luiz Adriano (Fabrício, aos 25’/1ºT) (Luan, aos 44’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Cartões amarelos: Renan, Gabriel Menino e Abel Ferreira
Expulsão: Mayke (38′ do 1ºT)