Com vantagem histórica, Palmeiras reencontra Atlético-MG após dois anos
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
A partida deste domingo (10), no estádio Independência, em Minas Gerais, reunirá duas equipes com muita história entre si após quase dois anos. Palmeiras e Atlético-MG se encontraram pela última em setembro de 2012, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, e voltarão a duelar neste final de semana, na edição 2014 da competição nacional.
No retrospecto de confrontos, vantagem alviverde. O Verdão já superou o Galo 36 vezes, perdeu em 22 oportunidades e ainda existiram 10 empates – ao todo, a soma de 68 jogos. Nos tentos anotados, outra vitória verde: 101 contra 78. A maior goleada da história aconteceu em 1996, quando o escrete palestrino bateu por mineiros por 5 a 0.
O recorde de invencibilidade é do Palmeiras. Entre 1996 e 1998, os times se enfrentaram sete vezes e o Verdão venceu todas, estabelecendo também a marca de maior número de vitórias em toda história do duelo.
Considerando apenas os jogos do Campeonato Brasileiro, os times se encontraram 47 vezes – de longe, a competição que mais cruzou os caminhos de Palmeiras e Atlético-MG. Com apenas cinco empates, o Verdão venceu em 25 oportunidades e perdeu 17 vezes.
Palco da partida deste domingo, o estádio Independência já recebeu o confronto em outras oito oportunidades e, mesmo com o mando atleticano, o time do Palestra Italia não fica atrás no retrospecto de jogos. São três triunfos para cada lado e dois empates.
A última vitória alviverde no Independência aconteceu em 1996, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil (na volta, aplicaria, em casa, a histórica goleada por 5 a 0), quando Luizão marcou duas vezes e garantiu a vantagem alviverde por 2 a 1. O time, então comandado por Vanderlei Luxemburgo, foi a campo com Velloso; Gustavo, Sandro Blum, Cléber e Júnior (Wágner); Amaral, Flávio Conceição, Djalminha e Rivaldo (Elivélton); Müller e Luizão (Galeano)
Confira o vídeo da última vitória palestrina no Independência: