Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O Palmeiras teve seis atletas chamados pela Seleção Brasileira ao Sul-Americano Sub-20 e tornou-se o clube com o maior número de jogadores convocados ao torneio. O atacante Papagaio, o zagueiro Vitão, os meio-campistas Gabriel Menino, Gabriel Furtado e Alan Guimarães e o lateral-esquerdo Luan Cândido comemoraram a oportunidade de defender o Brasil em um dos mais importantes torneios continentais da categoria, em janeiro, no Chile.
“Estou muito feliz, mesmo não sendo a minha primeira convocação. É sempre uma honra representar o meu país, espero dar o meu melhor e voltar para o Brasil com esse título. A expectativa é a melhor possível, a nossa seleção é muito boa. Estamos bem entrosados, espero representar o Brasil da melhor forma possível”, disse Vitão, capitão do time nacional.
Tanto Alan quanto Vitão acumulam convocações às Seleções de base desde 2015, passando pelas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 do Brasil. Eles disputaram a Copa do Mundo FIFA Sub-17 no ano passado, na Índia, e foram campeões dos Sul-Americanos Sub-17 e Sub-15, em 2017 e 2015. Já Luan Cândido, aos 17 anos, frequenta as Seleções Sub-17 e Sub-20 desde o ano passado e foi mais um palestrino presente no Mundial Sub-17 da Índia em 2017.
“Fico feliz por receber mais uma oportunidade de representar o meu país. Tenho de agradecer a Deus por tudo. Agora é fazer uma grande preparação, mostrar o nosso talento no Sul-Americano e tentar trazer o título para o Brasil”, afirmou Alan, que antes da viagem ainda defende o Verdão na final da Copa RS, neste domingo (16), contra o São Paulo.
“É sempre uma honra vestir a camisa da Seleção, fico muito feliz. Não é fácil, tenho de agarrar essa oportunidade com toda as forças. Se Deus quiser vamos fazer uma grande competição”, declarou Luan Cândido, que atua tanto na lateral esquerda quanto no ataque.
Gabriel Menino e Papagaio tiveram suas primeiras experiências na Seleção Brasileira neste ano, já nas etapas preparatórias ao Sul-Americano. Peças importantes no Sub-20 do Palmeiras, eles logo conquistaram espaço também com a camisa do Brasil e conseguiram a sonhada vaga na lista de convocados. Pelo Verdão, a dupla vive grande temporada e conquistou títulos importantes como o inédito Brasileiro Sub-20 e o bi do Paulista Sub-20.
“Mais uma oportunidade de representar o meu país. Estou muito feliz por esse momento, é o reconhecimento do nosso trabalho, do grande ano que fizemos no Sub-20 do Palmeiras. Só tenho a agradecer minha família e a todos que sempre me apoiaram. Espero que possamos conquistar nossos objetivos nessa competição”, comemorou Papagaio.
“Não tenho palavras para descrever a alegria e a felicidade que estou sentindo por essa convocação. É só agradecer a Deus por tudo que está acontecendo na minha vida, agradecer meus companheiros, minha família. Vai ser uma honra representar o Brasil nesse campeonato”, completou Gabriel Menino, convocado pela terceira vez na carreira.
O estreante da lista é o volante e zagueiro Gabriel Furtado, que foi chamado à Seleção Brasileira pela primeira vez na carreira já com a responsabilidade de disputar um Sul-Americano. “A primeira vez é inesquecível, sem dúvida. Estou realizando um sonho de criança. Tenho de agradecer minha família, meus amigos que sempre me acompanharam e o Palmeiras, por me dar a oportunidade de desempenhar meu futebol”, disse Furtado.
Verdão tem 31 jogadores convocados na temporada de 2018
O Palmeiras chegou ao recorde histórico de 31 jogadores da base convocados no ano, sendo 29 para as Seleções do Brasil. Na Sub-20, foram convocados Vitão, Gabriel Menino, Gabriel Furtado, Alan Guimarães, Luan Cândido, Papagaio e Fernando, quando ainda estava no clube. Aníbal foi chamado à Seleção Sub-20 do Paraguai e Robson Matheus para a Seleção Sub-20 da Bolívia.
Na Sub-17, foram nove jogadores: Bruno Carcaioli, Henri, Renan, Garcia, Emerson Maranhão, Fabinho, Gabriel Silva, Gabriel Veron e Fabricio. Na Sub-15, são 13 nomes: Ian Custódio, Jonathan, Pedro Lima, Márcio Marques, Mateus Sales, Murilo Palomares, Kauan Sergio, Matheus Matias, Pedro Karalkovas, Clebson, Luiz Guilherme (Robinho), João Pedro e Ruan Ribeiro.