Coordenador médico do Verdão ministra palestra em simpósio organizado pela CBF

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Divulgação_O Dr. Gustavo Magliocca está no Rio participando de evento organizado pela CBFCoordenador do Departamento Médico do Palmeiras, o Dr. Gustavo Magliocca deu uma palestra na manhã desta terça-feira (24) no 3º Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF), no Rio de Janeiro-RJ. O evento, que terá continuidade na quarta (25), é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e conta com a presença de todos os médicos dos clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

O funcionário alviverde falou sobre a importância das avaliações na pré-temporada e durante o período competitivo. “A troca de conhecimento é fundamental para a evolução da Medicina do Futebol. Nós estamos aqui não só para mostrar um pouco do nosso trabalho como também para buscar soluções que possam auxiliar ainda mais no nosso aprimoramento”, comentou o Dr. Magliocca.

O Palmeiras implementou em 2015 uma série de avaliações realizadas diariamente nos atletas, como a termografia, o uso do GPS, o teste de saltos etc. Com os dados atualizados frequentemente, o clube consegue detectar indícios de lesões e controlar a carga dos jogadores individualmente, diminuindo, assim, o número de ocorrências médicas: foram, por exemplo, 62 lesões em 2015 contra apenas 19 em 2017 (janeiro a outubro).