Cruzeiro x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Cruzeiro x Palmeiras
Competição:
Copa do Brasil – Semifinal (jogo de volta)
Data e horário: 26/09/2018 – 21h45
Estádio: Mineirão
Transmissão: SporTV/Fox Sports

O Palmeiras realizou na tarde desta terça-feira (25) o último treino antes de enfrentar o Cruzeiro, nesta quarta-feira (26), no estádio do Mineirão, em partida válida pela semifinal da Copa do Brasil.

A atividade foi realizada no centro de treinamento do América-MG. Em campo, o técnico Luiz Felipe Scolari realizou um treino tático e acertou os últimos detalhes da equipe que irá lutar por uma vaga na grande final do torneio nacional.

Com o placar de 1 a 0 a favor do rival no jogo de ida, no Allianz Parque, qualquer vitória palmeirense por um gol de diferença leva a partida para os pênaltis, enquanto triunfos por dois ou mais gols asseguram a classificação ao Maior Campeão do Brasil no tempo regulamentar.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Grupo palmeirense treinou na tarde desta terça (25) no CT do América-MG

Este será o 150º jogo do Palmeiras na Copa do Brasil. O saldo histórico nos 149 duelos já disputados até aqui é positivo: 84 vitórias, 36 empates e 29 derrotas (287 gols marcados e 148 sofridos). No total, são 23 edições disputadas da competição nacional, já considerando o ano de 2018.

Além disso, contra o Cruzeiro, o Palmeiras pode ampliar seu ótimo retrospecto sem sofrer revés fora de casa para dez jogos. Atualmente, o Alviverde já acumula nove jogos consecutivos sem saber o que é perder fora de seus domínios. A série conta com triunfos sobre Cerro Porteño-PAR, Vitória, Chapecoense, Colo-Colo-CHI e Sport, e empates com Bahia (duas vezes), América-MG e Internacional, com 11 gols marcados contra apenas dois sofridos. No total, em 2018, o Palmeiras atuou 33 vezes como visitante, e acumulou 21 vitórias, oito empates e quatro derrotas (balançou as redes adversárias 53 vezes e foi vazado em 14 oportunidades).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Moisés é o dono da camisa 10 do VerdãoDEFESA QUE NINGUÉM PASSA
Após vencer o Sport por 1 a 0 em seu último compromisso, o Palmeiras ficou por mais uma partida sem saber o que é sofrer gol, algo que se repete pela 11ª vez sob o comando de Felipão nesta terceira passagem do treinador pelo clube (o detalhe é que o atual comandante esteve à frente do Verdão em 14 ocasiões em 2018). Não à toa, o Verdão vive um ótimo momento defensivo: sofreu apenas quatro gols nos últimos 17 jogos. Vale lembrar que, ainda na era Felipão (incluindo jogos comandados pelos interinos Paulo Turra e Wesley Carvalho), o Verdão permaneceu intransponível por nove jogos seguidos, algo inédito desde 1987, ano recordista de partidas sem ser vazado (12 jogos).

LÍDER EM INTERCEPTAÇÕES NA COPA DO BRASIL
O Verdão é o primeiro colocado quando o assunto são as interceptações, de forma isolada. O time dirigido por Felipão impediu que seus adversários trocassem passes e lançamentos em 35 ocasiões. Em seguida, vem o Atlético-MG, com 32 interceptações nesta edição do torneio nacional.

2º TIME QUE MAIS FAZ LANÇAMENTOS NA COPA DO BRASIL
O Palmeiras ocupa a segunda posição da lista de equipes que mais acertam lançamentos na Copa do Brasil 2018. São 91 ao todo, contra 103 do líder, Atlético-MG.

3º TIME QUE MAIS DRIBLA NA COPA DO BRASIL
De acordo com dados do Footstats, o Palmeiras é o 3º time que mais dribla na Copa do Brasil: foram, até aqui, 25 fintas aplicadas. Neste quesito, apenas Santos (30) e Corinthians (36) superam o Verdão.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipão é o técnico recordista em jogos de Copa do Brasil no comando alviverde: 46FELIPÃO: TÉCNICO QUE MAIS DIRIGIU O PALMEIRAS NA COPA DO BRASIL
Na galeria dos treinadores, Luiz Felipe Scolari detém o maior número de jogos à frente da equipe alviverde na competição (46), sendo o treinador que mais venceu (27) – ele ainda faturou as taças de 1998 e 2012.

FELIPÃO REENCONTRA RAPOSA
O jogo marcará o reencontro de Felipão com o Cruzeiro: ele é o técnico que mais vezes comandou o Palmeiras em confrontos diante do rival mineiro. Incluindo suas três passagens pelo clube, o treinador acumula um total de 21 duelos frente à Raposa – apenas em 1998, ano em que o Verdão se sagrou campeão duas vezes sobre a equipe mineira (Copa do Brasil e Copa Mercosul), foram dez embates travados entre Cruzeiro e Verdão com Felipão à frente do banco de reservas palestrino.

NÚMEROS GERAIS DE FELIPÃO ATUALIZADOS
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o atual comandante alviverde soma 422 jogos no comando do clube, sendo 202 vitórias, 113 empates e 107 derrotas. Em 2018, o retrospecto é de dez triunfos, duas igualdades e apenas dois reveses em 14 duelos.

MAYKE PODE COMPLETAR 50 JOGOS PELO ALVIVERDE
Lateral-direito do Verdão, Mayke irá completar 50 jogos com a camisa do Palmeiras caso entre em campo nesta quarta-feira (26), pela Copa do Brasil, diante do Cruzeiro – clube que defendia antes de se transferir para o Verdão em 2017. Ao todo, o camisa 12 palmeirense acumula 33 vitórias, seis empates, dez reveses e um gol marcado desde que chegou no Verdão. O atleta tem vínculo vigente com o clube até o fim desta temporada.

MIGUEL BORJA PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 28 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos! O jogador precisa de apenas mais uma bola na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80 e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu, com 51 gols, e Willian Bigode, com 33.

MIGUEL BORJA: TOP 10 GRINGOS COM MAIS GOLS NA HISTÓRIA
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de gringos com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 10ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 anos em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Bruno Henrique é um dos destaques do time em 2018

>>> Artilheiro(s) do time na temporada: Borja (com 18 gols)
>>> Líder(es) de assistências para gols na temporada: Dudu e Lucas Lima (com dez passes)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (54 partidas)

EM BUSCA DO TETRA
O Verdão busca seu 4º título da Copa do Brasil. Os anos em que se sagrou campeão são 1998, 2012 e 2015 (os dois primeiros, aliás, com o técnico Luiz Felipe Scolari). No primeiro título, em 1998, conquistado justamente contra o Cruzeiro – adversário desta quarta-feira (12) –, o troféu assegurou a participação do Verdão na Libertadores do ano seguinte, que também foi vencida pelo time dirigido por Felipão.

VERDÃO EM SEMIFINAIS DE COPA DO BRASIL
Esta é a oitava participação do clube nas semifinais do Nacional. Além de 2018, os outros anos em que o Alviverde avançou a esta etapa foram: 1992, 1996, 1997, 1998, 1999, 2012 e 2015. E as edições em que a agremiação palestrina avançou à finalíssima foram 1996, 1998, 2012 e 2015.

RETROSPECTO GERAL: PALMEIRAS X CRUZEIRO
No retrospecto geral, este será o 94º duelo entre as equipes. Nos outros 93 jogos já disputados, o retrospecto é equilibrado: 31 vitórias do Alviverde contra 35 triunfos cruzeirenses, além de outros 27 empates (137 gols a favor do Maior Campeão do Brasil e 134 do time mineiro). Pela Copa do Brasil foram nove duelos, com três vitórias esmeraldinas, três empates e três reveses (13 gols marcados e 12 sofridos). A maior goleada do Palmeiras sobre o Cruzeiro em seu estádio aconteceu dia 22 de outubro de 1999, quando os donos da casa venceram por 7 a 3, com tentos anotados por Paulo Nunes (2), Evair (2), Euller (2) e Alex.

JOGOS DE MATA-MATA: PALMEIRAS X CRUZEIRO
Em jogos de mata-mata, este é o 11º embate travado entre Palmeiras e Cruzeiro. Nas outras dez disputas, foram sete triunfos do Verdão contra três da Raposa: Copa do Brasil de 1996, final (C); Copa do Brasil de 1998, final (P); Campeonato Brasileiro de 1998, quartas de final (C), Copa Mercosul de 1998, final (P), Copa Mercosul de 1999, quartas de final (P); Copa dos Campeões de 2000, quartas de final (P); Copa Mercosul de 2000, quartas de final (P); Libertadores de 2001, quartas de final (P); Copa do Brasil de 2015, oitavas de final (P); e Copa do Brasil de 2017, quartas de final (C).

DECISÕES: PALMEIRAS X CRUZEIRO
Vale lembrar que as equipes já decidiram a Copa do Brasil em duas ocasiões: em 1996, o Cruzeiro levou a melhor, e em 1998, foi a vez de o Verdão dar o troco e ficar com o troféu, após gol de Oséas, sem ângulo, nos minutos finais da partida, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari.

EDIÇÃO RECORDISTA EM GOLS E MAIOR GOLEADA
Em 1996, o Palmeiras estabeleceu seu recorde de gols em uma mesma edição da Copa do Brasil: foram 26 bolas na rede em nove partidas disputadas (média de 2,8 por jogo). No mesmo ano, o time venceu o Sergipe-SE, fora de casa, por 8 a 0 – o triunfo representa a maior goleada da equipe na história do torneio. Os tentos neste jogo foram anotados por Luizão (4), Djalminha (2), Cafu e Rivaldo.

ATLETAS DO VERDÃO QUE MAIS ATUARAM NO TORNEIO NACIONAL
O goleiro Marcos é quem mais edições da Copa do Brasil disputou com a camisa do Palmeiras (nove no total e de forma consecutiva). O ex-volante Galeano, por sua vez, é o palestrino que mais vezes jogou (38), enquanto Velloso e o próprio Galeano são os que mais venceram – 22 triunfos.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Willian Bigode é o atleta palmeirense que mais atuou na temporada de 2018: 54 jogos até aqui

PRÓXIMOS JOGOS:
– Palmeiras x Cruzeiro | 30/09/2018 | Pacaembu | 11h | Campeonato Brasileiro
– Palmeiras x Colo-Colo | 03/10/2018 | Allianz Parque | 21h45 | Libertadores
– São Paulo x Palmeiras | 06/10/2018 | Morumbi | 18h | Campeonato Brasileiro