Departamento de Comunicação

Contratado por empréstimo até o dia 31 de dezembro desta temporada, o volante Danilo Barbosa foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (26), em evento realizado na sala de imprensa da Academia de Futebol. Após um período de sete anos na Europa, o jogador vê com bons olhos a oportunidade de representar o Maior Campeão do Brasil em 2021.

“Foi apresentado um projeto muito ambicioso, eu me senti atraído pelo que é o clube, pela sua história e, sobretudo, pelos últimos anos, pois vem ganhando tudo. É uma comissão (técnica) vitoriosa, a qual eu conheci um tempo atrás. Foi uma junção de tudo que fez eu tomar esta decisão de vir para o clube. Procurarei desfrutar ao máximo”, disse. “É um motivo de alegria estar aqui no maior campeão nacional”, declarou o reforço, que trabalhou com o técnico Abel Ferreira no Sporting Braga, de Portugal, em 2017.

“Eu me senti à vontade com o Abel pela forma como ele trabalha, como passa para os jogadores a importância de cada um, independentemente se jogará ou não. Isso soma muito para o jogador”, afirmou o novo camisa 18 do clube, que também atua como zagueiro.

Com passagens por Sporting Braga e Benfica, ambos de Portugal, Valencia, da Espanha, Standard Liége, da Bélgica, e Nice, da França, o atleta espera contribuir com o elenco palestrino trocando experiências vividas no Velho Continente – revelado pelo Vasco da Gama, Danilo Barbosa deixou o futebol brasileiro com apenas 18 anos.

“A experiência não tem muito a ver com a idade, tem mais a ver com a vivência, o dia a dia. De certa forma, posso acrescentar aos jovens o que eu vivi lá fora, mas muitos terão esta experiência no devido momento. Eles também podem me passar a experiência que tiveram aqui, até porque eu saí muito cedo do Brasil. Eu aprenderei muito com eles também. É muito importante esta troca de informações, tanto com os mais jovens quanto com os mais experientes”, afirmou.

O jogador acredita que está preparado para estrear com a camisa alviverde. “Eu estou bem, já estava treinando com o grupo lá fora. Aqui, eu já cheguei, fiz os meus testes e treinei hoje com o grupo, que é muito qualificado. Só tenho de trabalhar”, comentou a contratação, mas recordando da paralisação do Campeonato Paulista por conta da pandemia de Covid-19.

“É uma situação delicada, vivemos um momento muito difícil. Não posso ser egoísta e pensar que temos de jogar. É um problema de saúde, há pessoas competentes da saúde para tomar decisões. Nós temos de fazer o nosso trabalho e não pensar somente na gente, mas nos outros também”, concluiu.

Trajetória na Europa

Danilo foi para o Sporting Braga-POR no meio de 2014, quando tinha acabado de ser promovido ao time profissional do Vasco (atuou em nove partidas, sendo sete como titular), com 18 anos recém-completados. Foi emprestado para Valencia-ESP, Benfica-POR e Standard Liége-BEL antes de retornar ao Braga para trabalhar com Abel Ferreira, atual comandante alviverde, na temporada 2017-18 (atuou em 46 partidas e anotou quatro gols). Depois, foi adquirido pelo Nice-FRA, pelo qual disputou 49 duelos e fez um gol.

Capitão e brilho na base da Seleção Brasileira

Destaque desde cedo, o jogador de 1,83m de altura pode atuar também como zagueiro e foi convocado em todas as categorias de base da Seleção Brasileira. Chamado pela primeira vez em 2010, foi campeão sul-americano sub-15 já em 2011. Em 2015, foi vice-campeão mundial sub-20 na Nova Zelândia junto dos palmeirenses João Pedro e Gabriel Jesus (perdendo a final para a Sérvia na prorrogação) e eleito o segundo melhor jogador do torneio (Bola de Prata). Em grande parte de suas participações vestindo a Amarelinha, Danilo foi capitão, inclusive na Copa do Mundo Sub-20.