Departamento de Comunicação

Oitavas de final – Jogo de ida
Red Bull Bragantino 1 x 3 Palmeiras

Anotou a placa?

Por ter se classificado para a edição 2020 da Conmebol Libertadores, o Palmeiras entrou diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil e teve uma estreia avassaladora. Com três gols ainda no primeiro tempo, o Verdão atropelou a forte equipe do Red Bull Bragantino por 3 a 1, em Bragança Paulista (SP), e encaminhou sua vaga à próxima fase do torneio.

Aos cinco minutos, Raphael Veiga abriu o placar após bela jogada de Zé Rafael pela esquerda. Aos 18, foi a vez de Wesley aproveitar um lançamento milimétrico de Felipe Melo para marcar o segundo. Já aos 27, Rony cruzou da direita e Luiz Adriano mostrou oportunismo para pegar o rebote da zaga e completar para a rede.

Curiosamente, o Alviverde foi comandado no Estádio Nabi Abi Chedid pelo auxiliar técnico Andrey Lopes, o Cebola. Ele ocupou o cargo de forma interina entre a saída de Vanderlei Luxemburgo e a chegada do português Abel Ferreira.

Raphael Veiga marcou o primeiro gol alviverde na Copa do Brasil 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

O Palmeiras não marcava três gols em um primeiro tempo havia mais de um ano, desde a goleada sobre o CSA-AL por 6 a 2, em 26 de setembro de 2019, pelo Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

Red Bull Bragantino 1 x 3 Palmeiras
Copa do Brasil – Oitavas de final (ida)
Data: 29/10/2020
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Cartões amarelos: Raphael Veiga, Wesley e Felipe Melo (PAL); Aderlan, Edimar e Claudinho (RBB)

Gols: Raphael Veiga aos 5, Wesley aos 17 e Luiz Adriano aos 27 do 1º tempo; Hurtado aos 37 do 2º

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Ligger, Léo Ortiz e Edimar; Ricardo Ryller, Lucas Evangelista (Uillian Correia) e Claudinho (Cuello); Bruno Tubarão (Luis Phelipe), Ytalo (Hurtado) e Artur (Morato). Técnico: Maurício Barbieri

Palmeiras: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Lucas Lima); Rony (Willian), Luiz Adriano (Ramires) e Wesley (Gustavo Scarpa). Técnico: Andrey Lopes (interino)

Oitavas de final – Jogo de volta
Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino

Classificado, ora pois

A partida de volta contra o Red Bull Bragantino, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, marcou a estreia do técnico Abel Ferreira no comando do Palmeiras. E o início do português não poderia ser mais promissor. O Verdão venceu por 1 a 0, no Allianz Parque, e carimbou o passaporte para as quartas de final.

O único gol da partida foi marcado pelo atacante Gabriel Veron, que se tornou o mais jovem atleta da história do clube a balançar a rede pela Copa do Brasil. Aos 18 anos, dois meses e três dias, o potiguar superou o também atacante Gabriel Jesus, que marcou contra o ASA-AL, na edição de 2015, aos 18 anos, três meses e 13 dias.

A má notícia da noite ficou por conta da lesão no joelho esquerdo sofrida pelo atacante Wesley. Submetido a uma cirurgia, o jovem jogador se recuperaria a tempo, contudo, de disputar as finais da competição diante do Grêmio.

Abel Ferreira fez sua estreia pelo Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

Nas 23 vezes em que disputou as oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras se classificou para a fase seguinte em 17.

Ficha técnica

Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino
Copa do Brasil – Oitavas de final (volta)
Data: 05/11/2020
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Cartão vermelho: Luan Cândido (RBB)

Gol: Gabriel Veron aos 29 do 1º tempo

Palmeiras: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña (Gustavo Scarpa); Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael e Raphael Veiga (Ramires); Rony, Luiz Adriano (Willian) e Wesley (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar (Luan Cândido); Ricardo Ryller, Lucas Evangelista (Uillian Correia) e Claudinho; Morato (Cuello), Hurtado (Ligger) e Artur (Thonny Anderson). Técnico: Maurício Barbieri

Quartas de final – Jogo de ida
Palmeiras 3 x 0 Ceará

Vitória relâmpago

Sob um temporal no Allianz Parque, o Palmeiras conquistou uma vitória relâmpago contra o bom time do Ceará, que havia eliminado o Santos nas oitavas de final. Mesmo sem contar com oito titulares (um com Covid-19, três lesionados e outros quatro convocados para disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo), o Verdão se impôs, fez três gols em cinco minutos e ganhou por 3 a 0.

Atuando improvisado como lateral-esquerdo, Gustavo Scarpa abriu o placar aos 34, com um forte chute cruzado. Aos 37, Gabriel Veron cruzou, Willian fez o corta-luz e Raphael Veiga completou para a rede. Já aos 39, Veron recebeu lançamento de Danilo, driblou o marcador e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Fernando Prass.

O triunfo palestrino interrompeu a sequência invicta da equipe cearense, que não perdia havia oito jogos (seis triunfos e dois empates), e deu ao Maior Campeão do Brasil a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença no jogo de volta, em Fortaleza (CE), para seguir adiante na competição.

Com três gols em cinco minutos, o Verdão encaminhou a classificação para a semifinal (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

O Palmeiras jamais foi derrotado como mandante contra o Ceará. Em 15 jogos, são 12 vitórias palestrinas e três empates.

Ficha técnica

Palmeiras 3 x 0 Ceará
Copa do Brasil – Quartas de final (ida)
Data: 11/11/2020
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Cartões amarelos: Emerson Santos e Renan (PAL); Tiago e Fabinho (CEA)

Gols: Gustavo Scarpa aos 34, Raphael Veiga aos 37 e Gabriel Veron aos 39 do 1º tempo

Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan e Gustavo Scarpa; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Rony) e Lucas Lima (Alan Empereur); Gabriel Veron (Mayke) e Willian (Gabriel Silva). Técnico: Abel Ferreira

Ceará: Fernando Prass; Eduardo (Samuel Xavier), Tiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles (Wescley), Fabinho e Felipe Silva (Leandro Carvalho); Fernando Sobral, Léo Chú (Lima) e Rafael Sóbis (Felipe Vizeu). Técnico: Guto Ferreira

Quartas de final – Jogo de volta
Ceará 2 x 2 Palmeiras

Sangue na Veiga

Acometido por um surto de Covid-19 que provocou nada menos do que 15 desfalques no elenco, o Palmeiras contou com o brilho de Raphael Veiga para empatar com o Ceará por 2 a 2, em Fortaleza (CE), e se classificar para a semifinal da Copa do Brasil pela nona vez em sua história.

Aos 27 minutos da etapa inicial, o meia bateu com precisão o pênalti que ele próprio havia sofrido para abrir o placar na Arena Castelão. Já aos 49, o camisa 23 aproveitou um belo passe de Lucas Lima para marcar, de letra, o segundo gol palmeirense.

Durante o duelo, cinco Crias da Academia foram utilizadas pelo auxiliar técnico Vitor Castanheira, escolhido para substituir o suspenso Abel Ferreira, expulso no jogo de ida: o zagueiro Renan, o lateral Lucas Esteves, o volante Patrick de Paula e os atacantes Aníbal e Marcelinho.

Raphael Veiga é artilheiro do time na competição, com quatro gols (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

O primeiro gol palmeirense em Fortaleza, marcado por Raphael Veiga, foi o de número 300 do clube na história da Copa do Brasil.

Ficha técnica

Ceará 2 x 2 Palmeiras
Copa do Brasil – Quartas de final (volta)
Data: 18/11/2020
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior
Cartões amarelos: Ramires, Weverton e Patrick de Paula (PAL); Charles, Fernando Sobral, Cristiano, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (CEA)
Cartão vermelho: Leandro Carvalho

Gols: Raphael Veiga aos 27 e aos 49 do 1º tempo; Vina aos 11 e Tiago aos 16 do 2º

Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio (Eduardo Brock) e Bruno Pacheco; Charles (Fabinho), Lima e Vina (Mateus Gonçalves); Fernando Sobral (Wescley), Felipe Vizeu e Leandro Carvalho (Léo Chú). Técnico: Guto Ferreira

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan e Mayke; Patrick de Paula, Zé Rafael (Ramires), Raphael Veiga (Esteves) e Lucas Lima (Gustavo Gómez); Willian (Luiz Adriano) e Aníbal (Marcelinho). Técnico: Vitor Castanheira

Semifinal – Jogo de ida
Palmeiras 1 x 1 América-MG

Cabeça no lugar

Vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro e responsável pelas eliminações de Corinthians e Internacional, respectivamente, nas oitavas e nas quartas de final da Copa do Brasil, o América-MG foi um osso duro de roer para o Verdão. No jogo de ida da semifinal, realizado no Allianz Parque, o time comandado pelo técnico Lisca montou um forte sistema defensivo e dificultou as ações ofensivas dos craques palestrinos.

Coube ao zagueiro Gustavo Gómez a missão de furar a retranca adversária. Após Ademir abrir o placar para a equipe mineira aos 19 minutos, o paraguaio aproveitou um lateral cobrado na área por Marcos Rocha e, de cabeça, empatou o duelo já nos acréscimos do primeiro tempo.

O Palmeiras ainda teve a chance de virar a partida aos 34 da etapa final, mas o arremate à queima-roupa de Luiz Adriano parou no goleiro Matheus.

O capitão Gustavo Gómez marcou o gol de empate contra o América-MG (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

O empate com o América-MG colocou fim à maior sequência de vitórias do Verdão no Allianz Parque. Antes do duelo com o Coelho, o Alviverde vinha de nove triunfos seguidos na arena.

Ficha técnica

Palmeiras 1 x 1 América-MG
Copa do Brasil – Semifinal (ida)
Data: 23/12/2020
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Leandro Vuaden
Cartões amarelos: Lucas Lima e Danilo (PAL); Daniel Borges e Lucas Luan (AMG)

Gols: Ademir aos 19 e Gustavo Gómez aos 48 do 1º tempo

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Emerson Santos, Gustavo Gómez e Gustavo Scarpa (Viña); Gabriel Menino, Zé Rafael (Danilo) e Raphael Veiga (Lucas Lima); Rony, Willian (Luiz Adriano) e Gabriel Veron (Gabriel Silva). Técnico: Abel Ferreira

América-MG: Matheus; Daniel Borges, Messias, Anderson Jesus e Sávio (Calyson); Juninho, Geovane (Marcelo Toscano) e Flávio (Sabino); Felipe Azevedo (Felipe Augusto), Ademir (Lucas Luan) e Rodolfo. Técnico: Lisca

Semifinal – Jogo de volta
Palmeiras 2 x 0 América-MG

Copa do Rony

Para avançar pela quinta vez à final da Copa do Brasil, o Palmeiras contou com o poder de decisão do atacante Rony. Herói do Athletico-PR na conquista do torneio nacional em 2019, o paraense fez um gol e deu o passe para o outro na vitória sobre o América-MG por 2 a 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).

Depois de um primeiro tempo tenso, com raras oportunidades de lado a lado, o Alviverde cresceu com as entradas de Patrick de Paula e Gustavo Scarpa na etapa final e buscou o resultado de que precisava para seguir em sua caminhada rumo ao tetra.

Aos 23 minutos, Rony insistiu em uma jogada que parecia perdida e tocou para Luiz Adriano; o camisa 10 dominou com estilo e bateu colocado, no canto esquerdo, para inaugurar o placar. Já aos 40, Lucas Lima cobrou falta da esquerda, Mayke cabeceou firme e, no rebote do goleiro Matheus, Rony completou para a rede.

Naquela mesma noite de 30 de dezembro, o Maior Campeão do Brasil conheceu o seu adversário na decisão. O time comandado pelo técnico Abel Ferreira teria de medir forças com o Grêmio, que eliminara o São Paulo na outra semifinal do torneio.

Com um gol e uma assistência, Rony foi o destaque da partida de volta (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

O primeiro gol do Verdão em Belo Horizonte, marcado por Luiz Adriano, foi o centésimo do clube na temporada de 2020.

Ficha técnica

América-MG 0 x 2 Palmeiras
Copa do Brasil – Semifinal (volta)
Data: 30/12/2020
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Cartões amarelos: Gustavo Gómez e Lucas Lima (PAL); Daniel Borges e Rodolfo (AMG)

Gols: Luiz Adriano aos 23 e Rony aos 40 do 2º tempo

América-MG: Matheus; Daniel Borges (Marcelo Toscano), Messias, Anderson Jesus e Sávio; Juninho, Flávio (Zé Ricardo) e Alê (Calyson); Geovane (Felipe Augusto), Rodolfo (Vitão) e Ademir. Técnico: Lisca

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Viña; Gabriel Menino (Patrick de Paula), Danilo e Raphael Veiga (Lucas Lima); Rony, Luiz Adriano (Mayke) e Willian (Gustavo Scarpa). Técnico: Abel Ferreira

Final – Jogo de ida
Grêmio 0 x 1 Palmeiras

Na bola e na raça

Um mês depois de conquistar o sonhado bicampeonato da Conmebol Libertadores, o Palmeiras deu um largo passo em sua jornada rumo ao tetra da Copa do Brasil. Com um gol de cabeça de Gustavo Gómez, o Verdão bateu o Grêmio por 1 a 0, na arena do clube gaúcho, em Porto Alegre (RS), pelo jogo de ida da decisão.

Superior ao adversário durante todo o primeiro tempo, o Alviverde marcou, aos 30 minutos, em uma jogada ensaiada pela comissão técnica palestrina: Raphael Veiga cobrou escanteio da direita, Felipe Melo, Viña e Luan confundiram a marcação gremista e Gustavo Gómez subiu livre para cabecear forte, quase da pequena área.

Veiga, aliás, teve uma noite inspirada. Ainda no primeiro tempo, o meia deu um passe açucarado para Luiz Adriano quase ampliar. Já na etapa final, o camisa 23 deu uma caneta no zagueiro Paulo Miranda dentro da área e tocou para Rony chutar por cima.

O panorama da partida mudou com a expulsão do zagueiro Luan, aos 18 do segundo tempo. O time da casa partiu para o abafa, mas a defesa palmeirense, bem-posicionada como de costume, garantiu a vantagem do empate para o duelo de volta, no Allianz Parque.

Gómez marcou seu segundo gol no torneio e deixou o Palmeiras em vantagem na decisão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

Ao balançar a rede contra o Grêmio, Gómez chegou à marca de 14 gols pelo Verdão e entrou na lista dos dez maiores zagueiros-artilheiros da história do clube – o líder é Luís Pereira, com 36.

Ficha técnica

Grêmio 0 x 1 Palmeiras
Copa do Brasil – Final (ida)
Data: 28/02/2020
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Cartões amarelos: Zé Rafael e Willian (PAL); Kannemann, Diogo Barbosa e Vanderson (GRE)
Cartão vermelho: Luan (PAL)

Gol: Gustavo Gómez aos 30 do 1º tempo

Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz (Churín), Paulo Miranda (Isaque), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Ferreira) e Jean Pyerre (Thaciano); Alisson (Vanderson), Diego Souza e Pepê. Técnico: Renato Gaúcho

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Viña; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo) e Raphael Veiga (Gabriel Menino); Rony (Mayke), Luiz Adriano (Gabriel Veron) e Wesley (Alan Empereur). Técnico: Abel Ferreira

Final – Jogo de volta
Palmeiras 2 x 0 Grêmio

Texto do jogo

O Palmeiras conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil de forma invicta, após bater o Grêmio por 2 a 0, no Allianz Parque, com gols de Wesley e Gabriel Menino.

O primeiro tempo começou com pressão do tricolor, mas logo veio a reação: em um contra-ataque, surgiu a primeira boa chance alviverde, com Rony, que foi travado pelo zagueiro Paulo Miranda. Depois disso, o domínio do jogo foi palmeirense. Os pouco lances de perigo do adversário pararam na mão de Weverton. O Verdão chegou a balançar as redes ainda na primeira etapa, com Raphael Veiga. O gol, no entanto, foi irregular – Rony, que deu o passe para o chute do meia, estava em posição de impedimento.

No começo do segundo tempo, após um contra-ataque fulminante armado por Raphael Veiga, eleito o melhor jogador da competição, o primeiro gol palmeirense surgiu dos pés de Wesley. O time gaúcho tentou reagir com as substituições de Renato Gaúcho, mas não trouxe perigo à meta palestrina. Nos minutos finais, Gabriel Menino recebeu belo passe de Willian para marcar e consolidar o 15º título nacional do Maior Campeão do Brasil.

Wesley recebeu passe de Raphael Veiga para abrir o placar no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Curiosidade

O Palmeiras alcançou um feito inédito na história centenária do clube ao se sagrar campeão de um torneio estadual, um nacional e um internacional em uma temporada. Além disso, ao conquistar o Campeonato Paulista, a CONMEBOL Libertadores e a Copa do Brasil, o time alviverde repetiu um feito que não acontecia desde 1993: vencer três títulos na mesma temporada. Em 1993, o Verdão levantou as taças do Campeonato Paulista, do Torneio Rio-São Paulo e do Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

Palmeiras 2 x 0 Grêmio
Copa do Brasil – Final (volta)
Data: 07/03/2021
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Cartões amarelos: Zé Rafael, Mayke e Marcos Rocha (PAL); Paulo Miranda e Kannemann (GRE)

Gols: Wesley aos 7 e Gabriel Menino aos 39 do 2º tempo

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael (Patrick de Paula) e Raphael Veiga (Mayke); Rony, Luiz Adriano (Willian) e Wesley (Gabriel Menino). Técnico: Abel Ferreira

Grêmio: Paulo Victor; Vanderson (Victor Ferraz), Paulo Miranda, Kannemann (Churín) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon e Thaciano (Jean Pyerre); Alisson (Guilherme Azevedo), Diego Souza e Pepê (Ferreira). Técnico: Renato Gaúcho.