Departamento de Comunicação

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, e o diretor de futebol Anderson Barros concederam entrevista coletiva virtual nesta quinta-feira (15), diretamente da sala de imprensa da Academia de Futebol. Em uma conversa longa com os jornalistas, os dirigentes palestrinos comentaram sobre a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo e projetaram o futuro do Verdão na temporada.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista coletiva:

>Maurício Galiotte – presidente do Palmeiras

Agradecimento ao treinador Vanderlei Luxemburgo

“Gostaria de agradecer ao Vanderlei Luxemburgo. Agradeço também o Maurício Copertino (auxiliar técnico) e o Antônio Mello (preparador físico) pela dedicação muito grande que tiveram conosco. Foi um trabalho vencedor, trazendo meninos da base para trabalhar conosco, um trabalho que já tínhamos desenhado no ano passado. Conseguimos um título importante, estamos em um processo de reestruturação. Fizemos a saída de 20 atletas no fim do ano passado para este ano. É um momento de mudanças. No ano de 2020, o Palmeiras atravessou várias situações que precisavam de mudanças e fizemos. E o Vanderlei participou de todo esse processo, fica aqui o meu agradecimento a ele.”

Motivo da saída do técnico

“O Palmeiras conseguiu o título neste ano (do Campeonato Paulista) e passou por várias mudanças. É o momento de transformação, mas nós não estamos conseguindo manter o desempenho. O principal motivo da mudança é que nós não estamos desempenhando, não estamos mostrando aquilo que a gente tinha desenhado para que o time mostrasse em campo. A evolução do time em campo é o principal motivo de a gente optar pela mudança neste momento.”

“Nós tínhamos uma reestruturação para fazer (a partir do começo do ano), e nós enxergamos que o Vanderlei atendia todos os pré-requisitos que o Palmeiras necessitava para o momento. Ele tem o DNA do palmeirense e trabalha muito bem com os meninos da base. Mudamos muitos jogadores, fizemos contratações pontuais e não conseguimos implementar o futebol que a gente deseja. Nós continuaremos em busca de um profissional que possa implementar esse jogo com DNA palmeirense. Não mudei de opinião.”

Reconstrução do time em 2020 e definição de um modelo de jogo

“No fim do ano passado, eu comentei que o Palmeiras iria atrás de uma filosofia de jogo com o DNA palmeirense. Iniciamos este ano com várias mudanças, é um período de transição importante. A reconstrução do elenco está em andamento. Continuaremos com o nosso pensamento de encontrar a filosofia ideal, o DNA do Palmeiras que precisamos encontrar. Contrataremos o treinador que pode implementar a filosofia que estamos buscando.”

“É importante dizer que o Palmeiras está mudando. Essa mudança vem ocorrendo, estamos passando exatamente por um período de reestruturação. Saíram 20 jogadores, subiram dez atletas da base e nós contratamos dois. O elenco passa por uma reestruturação e a gente busca uma filosofia de trabalho. É um elenco com bons valores? Sim, mas que pode entregar muito mais. Estamos muito aquém do que podemos entregar. Se a gente busca sempre evoluir? Claro, nós buscamos.”

“Este é o trabalho que está faltando no Palmeiras. Precisamos definir o modelo ideal, como o time jogará, e aí sim escolher o treinador baseado no modelo. É assim que trabalharemos.”

“Queremos ver um time moderno, atacando, que o palmeirense tenha orgulho de vê-lo em campo. Um time com características da Academia (de Futebol). O futebol tem passado por mudanças. O Palmeiras, pela estrutura que tem e pelo nosso elenco, não pode ficar fora deste momento do futebol. Temos de acompanhar a filosofia moderna de jogo.”

Perfil do novo treinador

“A prioridade não é a nacionalidade. Nós trabalharemos em cima do modelo de jogo que acreditamos. Se o treinador será brasileiro ou estrangeiro, isso (a nacionalidade) não definirá. O que definirá é o modelo de jogo. O Palmeiras não vem fazendo isso há algum tempo, não somente na minha gestão, mas precisamos definir um modelo de jogo e como queremos trabalhar”

>Anderson Barros – diretor de futebol do Palmeiras

Definição do novo técnico

“A decisão da não continuidade aconteceu ontem (quarta-feira), e nós trabalhamos muito hoje para entender qual o profissional pode dar continuidade a toda esta mudança que o presidente colocou. A temporada de 2020 era um momento de grande transformação, e nós queremos um profissional que dê continuidade a todo este processo que o Palmeiras planejou para a temporada.”

“É importante que a gente não erre agora. É importante que a gente tenha muito claro o profissional que possa dar continuidade. Precisamos entender qual é o nosso DNA, o nosso modelo, para que a gente não interrompa uma relação com um profissional. O Luxemburgo foi escolhido em determinado momento, deu sequência ao trabalho, mas houve a necessidade e a falta de sintonia em algum momento. A gente não pode ter a pressa e errar novamente, é melhor dar o tempo necessário e encontrar um profissional que atenda toda a nossa expectativa.”

Qualidade do elenco

“O elenco tem competência sim. Atendemos quatro seleções no cenário sul-americano, temos atletas jovens com grande destaque atualmente. Temos um elenco que pode entregar ainda mais, nós sabemos quem é cada um desses profissionais e, logicamente, é um processo muito grande de transição. Precisamos buscar isso com este elenco porque sabemos que tem competência.”

Assista abaixo a entrevista coletiva na íntegra pelas lentes da TV Palmeiras/FAM: