Departamento de Comunicação
No dia 31 de março de 1985, o goleiro Emerson Leão disputava sua última partida de Campeonato Brasileiro vestindo a camisa do Palmeiras. Foi uma vitória sobre o Vasco da Gama, por 1 a 0, no São Januário. Aquele foi o triunfo de número 112 do eterno ídolo do Alviverde considerando apenas partidas válidas por esta competição Nacional – depois, por outras competições, Leão atuaria até julho de 1986 como atleta do clube, totalizando 621 partidas ao longo de suas duas passagens (primeiro, de 1969 a 1978 e, depois, desde 1984).
Quando atingiu aquela vitória de número 112 em 1985, o goleiro Leão não sabia, mas, àquela altura, ele já era o jogador recordista do Palmeiras em número de triunfos pelo clube em jogos do Campeonato Brasileiro. Recorde este que se manteve intacto por décadas, até a tarde deste domingo, quando, ao sair de campo com mais três pontos garantidos no duelo contra o Santos deste domingo (18), pela 27ª rodada do Nacional, Dudu igualou os mesmos 112 triunfos do ex-arqueiro (que enquanto atleta foi a incríveis quatro Copas do Mundo) e passou a se tornar, ao lado de Leão, pelo menos por enquanto, o jogador número um em triunfos pelo Verdão na história do Campeonato Brasileiro.
Em número de jogos pelo Brasileirão, o atual camisa 7 palmeirense já aparece como o quarto atleta que mais representou o Verdão no torneio, com 202 partidas, atrás só do ex-goleiro Marcos (203), Ademir da Guia (216) e do novamente recordista Emerson Leão (232 jogos pelo Brasileirão com a camisa alviverde). Além disso, na história do Brasileirão, em todos os tempos, Dudu já é o segundo maior artilheiro palmeirense, com 47 gols, atrás só de César Maluco, com 61 – este, aliás, um contemporâneo de Emerson Leão, com quem Dudu hoje passa a dividir o recorde.
Aliás, com as 621 partidas acumuladas pelo Alviverde, Leão se despediu como segundo jogador com mais partidas pelo clube em todos os tempos, marca que perdura até os dias atuais – neste quesito, só perde para outro contemporâneo seu: Ademir da Guia, que atuou 902 vezes pelo clube.
Enquanto Ademir e Leão se firmaram nas primeiras posições dentre os atletas que mais representaram o clube em todos os tempos, o atacante Dudu segue fazendo seu nome também neste ranking: no geral da história do Palmeiras, ele já aparece no Top 20 dos que mais atuaram em todos os tempos (atualmente é o 18º da lista, com 390 partidas); e com 82 gols pelo clube, é o atual 25º maior artilheiro da história do clube.
De quebra, o Baixinho continua subindo em outros rankings históricos, e hoje, além de ter se tornado Top 1 em vitórias do Brasileirão pelo Palmeiras, também passou a figurar em um importante Top 3: o de jogadores com mais partidas pelo clube na casa palmeirense em todos os tempos.
Isso porque o Baixinho disputou, pelo Verdão, a sua partida de número 170 só no Allianz Parque e, com isso, igualou os mesmos 170 jogos que Heitor, maior artilheiro da história do clube até os dias atuais, disputou no local (quando, à época, a moderna arena ainda dava lugar às velhas arquibancadas de madeira do Parque Antarctica). Agora, Dudu é, ao lado de Heitor, o terceiro jogador do clube que mais atuou nesse estádio em todos os tempos (considerando qualquer forma física que a casa palestrina já possuiu outrora), atrás só de Ademir da Guia (184 jogos) e Marcos (182).
E estes 170 jogos de Dudu na casa palestrina, agora considerando apenas o período Allianz Parque (desde 2014), já fazem dele, disparadamente, o Top 1 em jogos no local, seguido de Weverton, com 111 atuações; no Allianz, Dudu é tambémo palmeirense que mais venceu (120 vezes, seguido de Weverton, com 73 vitórias); o que mais fez gols (37, seguido de Raphael Veiga, com 34); e o que mais concedeu assistências (42, seguido de Gustavo Scarpa, com 29).
Dudu já soma 390 partidas com a de hoje e, com isso, está a só dois jogos de se tornar o número um dentre os palmeirenses que mais atuaram neste Século – o goleiro Marcos acumula 392 partidas considerando jogos desde 2001. No acumulado destas 390 partidas do camisa 7, são 227 vitórias e 82 gols, números que já fazem dele, apesar de ainda não ser o Top 1 de jogos, quem mais venceu e fez gols pelo Verdão no Século XXI.
Dentre tantas outras marcas, Dudu é o recordista de edições de Libertadores disputadas pelo Palmeiras (sete ao todo e, curiosamente, todas elas de forma consecutiva: foram as de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022), além de ter sido campeão do torneio duas vezes. E quando o assunto é título, aliás, ele, recentemente, na goleada sobre São Paulo por 4 a 0 na final do Paulistão 2022, passou a ser ainda o jogador com o maior número de conquistas pelo clube no Século XXI de forma isolada, chegando a oito troféus, superando Jailson, com sete.