Duelo entre Palmeiras e Fluminense completa 90 anos de história
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
A primeira partida entre Palmeiras e Fluminense aconteceu no dia 30 de maio de 1926, no estádio Palestra Italia, há 90 anos. Naquela oportunidade, o Alviverde superou o rival carioca por 3 a 2 – os gols alviverdes foram anotados por Amílcar, Melle e Ebraico (contra).
Sob o comando de Amílcar Barbuy, o Verdão foi a campo com Primo; Bianco Gambini e Covelli; Xingó, Amílcar e Serafini; Mathias, Loschiavo, Heitor, Imparato II e Melle.
No retrospecto geral de confrontos, ao longo dos 90 anos de história, os dois times disputaram 103 partidas, sendo 54 vitórias palestrinas, 16 empates e 33 derrotas. Nos jogos disputados na capital paulista, como no caso desta quarta-feira (25), no Allianz Parque, a vantagem também é verde e branca: 46 jogos, 33 triunfos, cinco igualdades e apenas oito derrotas.
Campeonato Brasileiro
Pela competição nacional, o Fluminense cruzou 51 vezes o caminho palmeirense. Foram 25 vitórias palestrinas, nove empates e 17 derrotas, com 76 gols marcados e 65 sofridos.
O primeiro encontro da história entre as equipes no Brasileirão aconteceu em novembro de 1960, no estádio do Pacaembu, e terminou empatado em 0 a 0. A partida, válida pela semifinal da competição daquele ano, foi o primeiro jogo de uma disputa de ida e volta – o segundo duelo terminou 1 a 0 para o Verdão, resultado que garantiu a vaga verde e branca na grande final e, depois, o primeiro título nacional do clube.
Já a partida mais recente foi disputada no estádio do Maracanã, em setembro de 2015, e, com três gols de Lucas Barrios, o Palmeiras venceu por 4 a 0. Naquela oportunidade, o Alviverde foi a campo com Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Jackson e Egídio (Rafael Marques); Thiago, Arouca (Allione), Robinho e Zé Roberto; Gabriel Jesus e Alecsandro (Lucas Barrios).