Departamento de Comunicação

A categoria Sub-11 do Palmeiras visitou o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na última sexta-feira (06), acompanhada dos assistentes sociais e do técnico Vitor Hugo Valvassori. Os cerca de 40 atletas visitaram as instalações e participaram de atividades voltadas ao esporte paralímpico.

“Em uma ação pioneira e muito bacana, o Palmeiras nos contatou para realizar essa vivência, conhecer nosso espaço e conversar sobre o esporte paralímpico. É a primeira vez que recebemos um clube de futebol, é uma atividade muito importante, que vai abrir portas para novas ações como essa. O espaço é totalmente acessível e está entre o top 5 de melhores centros de treinamento paralímpicos no mundo”, falou Felipe Barbosa, supervisor de desenvolvimento esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A visita começou com uma conversa com os atletas e a comissão técnica da Seleção Brasileira de Futebol PC, esporte que é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. Os jogadores alviverdes fizeram perguntas para o elenco e finalizaram com um desafio de futmesa.

Crias da Academia foram desafiados pela Seleção Brasileira de Futebol PC (Foto: Giovana Oliveira/Palmeiras)

Após o bate-papo com a Seleção campeã do Parapan-Americanos de 2023, as Crias foram dividias em três grupos para praticarem quatro esportes paralímpicos: badminton, rúgbi em cadeira de rodas, futebol de cegos e goalball. “Além do conceito da modalidade, eles tiveram a oportunidade de praticar o esporte, a interação foi muito positiva”, comentou Fernando Truyts, coordenador do Serviço Social do Centro de Formação de Atletas (CFA).

“O Comitê Paralímpico gostou muito da ideia, somos o clube pioneiro. Para nós, é muito prazeroso proporcionar habilidades de vida, como relacionamento interpessoal, empatia e pensamento crítico, que vão agregar para a formação deles enquanto cidadãos e atletas. É muito importante falar sobre a questão do capacitismo e do preconceito, a atividade foi extremamente rica para os nossos atletas”, disse Fernando.

Atletas experimentaram quatro esportes paralímpicos (Foto: Giovana Oliveira/Palmeiras)

Para informações sobre as visitas ao CT Paralímpico, acesse o site cpb.org.br/ct-paralimpico/visitas/. “O espaço está aberto para quem quiser conhecer e ficar um pouco mais próximo do esporte paralímpico”, convidou Felipe.