Em busca de 50ª vitória pelo Paulista, Palmeiras recebe Botafogo-SP na arena

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Uma vitória palmeirense na manhã deste domingo (12), no Allianz Parque, irá significar a classificação às semifinais do Campeonato Paulista e, além disso, será o 50º triunfo palestrino perante o Botafogo-SP na competição estadual.

Na somatória total de partidas, o Palmeiras já venceu a equipe de Ribeirão Preto em 62 oportunidades e foi derrotado apenas 13 vezes, além de 28 empates. Considerando apenas jogos do Paulistão, o Verdão possui 49 triunfos contra 12 dos interioranos e 20 igualdades no marcador.

O primeiro confronto da história entre as duas equipes aconteceu em 20 de maio de 1928, com vitória do Palmeiras por 5 a 0. Ministrinho, Heitor (2), Perillo e Miguel marcaram os gols. Já pelo Campeonato Paulista, o primeiro duelo foi realizado em 21 de julho de 1957. O Verdão venceu por 2 a 0, com tentos de Mazzola e Paulinho (pênalti).

A maior goleada da história dos jogos entre Palmeiras e Botafogo-SP aconteceu em 16 de março de 1996, quando o Verdão bateu os rivais por 8 a 0. No mesmo ano, na partida seguinte entre os dois times, o goleiro Marcos estreou como titular em jogos oficiais pelo clube – vitória por 4 a 0, com direito a defesa de pênalti do Santo.

No encontro mais recente entre os times, o Botafogo-SP levou a melhor. Jogando em Ribeirão Preto, a equipe superou o Palmeiras por 3 a 1. O tento alviverde foi anotado por Valdivia.