Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras empatou em 3 a 3 com o Grêmio na noite desta terça-feira (14), no Allianz Parque, em duelo válido pela 15ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria. Os gols palestrinos foram marcados por Kevin, Gabriel Silva e Endrick.

Com a igualdade, o Verdão permanece na quarta colocação da tabela, agora com 28 pontos somados (oito vitórias, quatro empates e três derrotas), 31 gols marcados (melhor ataque) e 21 sofridos. O time comandado por Gilmey Aymberê se manteve invicto no Allianz Parque pelo Brasileiro Sub-20, com sete vitórias e um empate em oito duelos disputados.

O Alviverde volta a campo pelo torneio nacional neste domingo (19), às 10h, contra o América-MG, no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte-MG, pela 16ª rodada. Antes disso, o time duela pelo Paulista Sub-20 com o Flamengo-SP, em partida marcada para quinta-feira (16), às 15h, no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos-SP, pela primeira fase.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2021 tem a participação dos 20 melhores clubes do Ranking Nacional. A primeira fase terá a disputa de jogos em turno único entre os times, classificando-se apenas os oito melhores colocados da tabela para as quartas de final. Todos os confrontos do mata-mata terão partidas de ida e volta, com previsão de encerramento em novembro de 2021.

Kevin abriu o placar do jogo para o Alviverde (Foto: Fabio Menotti) 

O jogo

Logo no começo, aos dois minutos de jogo, Giovani teve a primeira chance do Verdão em sobra de bola dentro da área, mas chutou cruzado para fora. Pouco tempo depois, em jogada de Jhonatan, Gabriel Silva recebeu entre os zagueiros e marcou, mas em posição de impedimento assinalada de forma equivocada pela arbitragem.

De tanto insistir, o Alviverde foi recompensado. Aos oito minutos, em jogada pela direita, Giovani cruzou na medida para Kevin, que apareceu no meio da área e cabeceou no canto direito de Thiago para abrir o placar do Allianz Parque.

O Palmeiras seguiu melhor no duelo e neutralizando as ações gremistas com sucesso. Aos 22, dessa vez pela esquerda, Vanderlan cruzou bola rasteira açucarada para Gabriel Silva, que chegou de carrinho para empurrar para as redes e ampliar o marcador para o time palestrino.

São 19 gols em 17 jogos para o atacante Gabriel Silva na base em 2021, sendo 12 no Brasileiro Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Após o segundo gol, o Verdão diminuiu o ritmo, e o Grêmio veio para cima. O adversário melhorou na parte final do jogo e chegou a diminuir aos 33 minutos, com Marins, de cabeça.

Já no segundo tempo, o técnico Gilmey Aymberê voltou com Jhow e Vitor Hugo nos lugares de Michel e Giovani, respectivamente. No entanto, o Grêmio iniciou melhor e chegou ao empate após confusão na área palmeirense.

O Alviverde não se abateu com o gol sofrido e foi para cima. A aposta palestrina vinha nas pontas do campo, assim como no primeiro tempo, e quase surtiu efeito com Kevin, que aproveitou sobra na entrada da área e finalizou forte, mas parou no zagueiro gremista em cima da linha do gol.

O time palestrino era melhor em campo até então, mas, em desatenção dos marcadores, o Grêmio chegou à virada. No entanto, os adversários perderam o lateral-direito Lucas Kawan, expulso após duas entradas fortes em Vanderlan.

Com um a mais, o Verdão partiu para cima e, na raça, conseguiu o empate. Aos 39, em cruzamento de Davi pela direita, brilhou a estrela do atacante Endrick, de apenas 15 anos, que apareceu no primeiro poste para cabecear firme e vencer Thiago para deixar tudo igual novamente no Allianz Parque.

O Palmeiras permaneceu na pressão e, por muito pouco, não chegou ao quarto gol em nova jogada de Endrick, mas o centroavante foi travado na hora exata pela defesa gremista.

Endrick marcou pela segunda vez na arena. Em 2017, na final do Paulista Sub-11, fez o gol que deu o título estadual ao Verdão (Foto: Fabio Menotti)

Palmeiras Sub-20: Mateus; Thiago (Davi), Michel (Jhow), Lucas Freitas e Vanderlan; Naves, Ramon (Caio Cunha) e Jhonatan (Endrick); Giovani (Vitor Hugo), Kevin e Gabriel Silva (Vitinho). Técnico: Gilmey Aymberê

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras na primeira fase do Brasileiro Sub-20:

27/06: Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras – CT do Dragão
Gol: Yago Santos

01/07: Palmeiras 1 x 0 Bahia – Allianz Parque
Gol: Henri

05/07: Palmeiras 2 x 1 Santos – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2)

10/07: Internacional 1 x 3 Palmeiras – Francisco Novelletto Neto
Gols: Garcia, Jhonatan e Ruan Santos

14/07: Palmeiras 3 x 1 Flamengo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2) e Jhonatan

20/07: Athletico-PR 2 x 0 Palmeiras – CAT do Caju

25/07: Palmeiras 3 x 2 Botafogo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva, Jhonatan e Henri

28/07: Atlético-MG 2 x 1 Palmeiras – SESC Alterosas
Gol: Vitinho

01/08: Palmeiras 3 x 0 Fortaleza – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2) e Kevin

08/08: Corinthians 2 x 2 Palmeiras – Parque São Jorge
Gols: Kevin e Newton

15/08: Palmeiras 4 x 0 Sport – Allianz Parque
Gols: Marino (2) e Gabriel Silva (2)

23/08: São Paulo 4 x 2 Palmeiras – Marcelo Portugal
Gols: Gabriel Silva (2)

29/08: Palmeiras 2 x 1 Chapecoense – Allianz Parque
Gols: Vitor Hugo e Marino

06/09: Fluminense 1 x 1 Palmeiras – Laranjeiras
Gol: Vitor Hugo

14/09: Palmeiras 3 x 3 Grêmio – Allianz Parque
Gols: Kevin, Gabriel Silva e Endrick

19/09 – 16h: América-MG x Palmeiras – SESC Alterosas (elevensports.com)
26/09 – Palmeiras x Cruzeiro*
03/10 – Vasco x Palmeiras*
10/10 – Palmeiras x Ceará*

*partidas com datas, horários e locais a serem definidos pela CBF