Em quase 40 anos de confrontos, Verdão nunca perdeu para o América-RN

Agência Palmeiras
André Lima

O Verdão pisará no gramado do Pacaembu neste sábado (28), às 16h20, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, ostentando um retrospecto altamente positivo contra o América-RN – são nove partidas, com sete vitórias alviverdes e dois empates.

A história entre as equipes começou a ser escrita no ano de 1973, mais precisamente no dia 21 de outubro, quando os times se encontraram na primeira fase do Nacional daquele ano. No estádio Lagoa Nova, o elenco palestrino triunfou por 1×0, com gol de Édson Cegonha, e terminou na liderança desta etapa da competição, que contou com 40 participantes – o América-RN encerrou sua participação na 25ª colocação. Avançando, o Palmeiras caiu em um grupo com América-MG, Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Coritiba, Internacional, Tiradentes e Vasco, terminando novamente em primeiro. No derradeiro quadrangular, duas vitórias e um empate deram o título brasileiro ao clube.

Em jogos da Série A, são contabilizados seis êxitos (nos nacionais de 1973, 1975, 1980, 1997, 1998 e no turno de 2007), além de uma igualdade (no returno de 2007). Já pela Série B, em 2003, empate em 1×1 em São Paulo e vitória por 2×0 este ano, em Ceará-Mirim-RN – Vinicius e Fernandinho marcaram. Bruno; Ayrton, André Luiz, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Wesley, Tiago Real (Fernandinho) e Serginho (Ananias); Caio e Vinicius (Marcelo Oliveira) foram os atletas que atuaram naquela noite sobre a batuta de Gilson Kleina.

A maior goleada entre os clubes ocorreu no Campeonato Brasileiro de 1997. Em jogo disputado no Palestra Itália, o Verdão aplicou 4×0 sobre o adversário, com gols de Viola, Euller (duas vezes) e Oseás. O Alviverde foi vice-campeão nacional naquela oportunidade, enquanto os americanos terminaram em 16°, num ano em que 26 agremiações disputaram o título.

Confira a vitória do Palmeiras sobre o América-RN no Campeonato Brasileiro de 2007: