Em reencontro de Felipão com a torcida, Palmeiras vence Vasco no Allianz Parque
Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação
Estreando seu novo terceiro uniforme, o Palmeiras recebeu o Vasco no Allianz Parque, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, e conquistou sua oitava vitória na competição, pelo placar de 1 a 0. Centroavante titular da equipe na noite deste domingo (12), Deyverson foi o autor do único gol do jogo. Com o resultado, o Verdão chegou aos 30 pontos conquistados e segue no 6º lugar da tabela.
O embate contra a equipe cruzmaltina marcou o reencontro de Luiz Felipe Scolari com o estádio palmeirense. Os torcedores compareceram em ótimo número para receber o técnico: 30.012 palmeireses foram aos Allianz Parque neste domingo. Ele é o terceiro treinador que mais vezes comandou o Verdão em sua casa, com 93 jogos, atrás apenas de Oswaldo Brandão (130) e Vanderlei Luxemburgo (143). O retrospecto de Felipão no estádio é positivo: 65 vitórias, 19 empates e apenas nove derrotas.
Com o triunfo deste fim de semana, o Alviverde alcançou a impressionante marca de 600 vitórias pelo torneio nacional. São, até aqui, 1348 partidas, 375 empates e 373 derrotas. O Palmeiras marcou 1964 gols na história da competição e sofreu 1467.
Além disso, o Maior Campeão do Brasil igualou a marca estabelecida pelo clube no início de 2018 de cinco partidas sem ser vazado. A última vez que o time ficou seis partidas sem ter seu goleiro superado foi em 2008, quando enfrentou Vasco da Gama (duas vezes), Sport Ancash-PER (duas vezes), Cruzeiro e Náutico.
O próximo compromisso pelo Brasileirão é contra o Vitória, no domingo (19), às 16h, no Barradão. Antes disso, na quinta-feira (16), o Verdão decide a vaga na semifinal da Copa do Brasil contra o Bahia, no estádio do Pacaembu, às 19h15.
O jogo
Disputando três competições simultaneamente, o Palmeiras foi a campo com uma formação diferente da que venceu o Cerro Porteño-PAR por 2 a 0 na última quinta-feira (09), pela Conmebol Libertadores. Dos 11 iniciais contra o Vasco, apenas Weverton, Mayke e Bruno Henrique começaram jogando no meio de semana pela competição continental. A principal novidade foi o zagueiro Gustavo Gómez, que assinou contrato de empréstimo no início deste mês e fez sua estreia com a camisa alviverde neste domingo.
O primeiro tempo foi marcado pela superioridade alviverde. A equipe de Luiz Felipe Scolari teve mais posse de bola e criou mais chances de gol do que o adversário, mas não conseguiu furar o bloqueio da defesa cruzmaltina.
Os chutes de fora da área de Bruno Henrique e Gustavo Scarpa eram uma das armas palmeirenses para tentar surpreender os jogadores vascaínos. A melhor oportunidade de abrir o placar, no entanto, foi em um lance de cruzamento na área. Aos 28 minutos, Jean levantou a bola para Deyverson, que subiu mais alto do que os zagueiros cariocas e cabeceou para o chão, obrigando o goleiro Martín Silva a fazer grande defesa.
Com a proposta de jogar no contra-ataque, o Vasco também levou perigo à meta de Weverton. Em uma jogada de velocidade, aos 46, Thiago Galhardo carregou pela esquerda e inverteu a jogada para Yago Pikachu. O meio-campista finalizou de primeira, mas o goleiro palmeirense espalmou o chute e Bruno Henrique completou, mandando a bola pela linha de fundo.
Ainda na primeira etapa, Gustavo Scarpa sentiu o tornozelo direito e precisou ser substituído por Hyoran. A segunda alteração aconteceu no intervalo: Jailson entrou no lugar de Weverton, que sentiu um desconforto na parte anterior da coxa.
O ritmo do segundo tempo era o mesmo da primeira metade do jogo. O Palmeiras dominava as ações no campo de ataque enquanto o Vasco se defendia e esperava o momento de contra-atacar. Aos sete minutos, Deyverson girou sobre Rafael Galhardo e chutou rasteiro para defesa em dois tempos de Martín Silva.
O centroavante palestrino era quem mais finalizava e incomodava os zagueiros adversários. E o esforço de Deyverson foi recompensado aos 15 minutos da etapa complementar. O lance começou quando Lucas Lima acertou belo cruzamento para Hyoran, que cabeceou e acertou o travessão. No rebote, porém, Deyverson não desperdiçou e, também de cabeça, mandou para o fundo do gol sem dar a menor chance para Martín Silva. Foi primeiro tento do atacante em uma partida não-amistosa nesta temporada. (Palmeiras 1 x 0 Vasco)
Em um lance confuso da arbitragem, aos 17, o Verdão teve um pênalti a seu favor marcado e depois anulado, pois o bandeirinha assinalou corretamente o impedimento de Hyoran. Pouco depois, Gustavo Gómez balançou as redes após cruzamento de Jean e teve seu primeiro gol com o manto alviverde anulado, também por impedimento. O zagueiro, no entanto, estava em posição legal – Thiago Santos, que era quem estava à frente da linha dos zagueiros, não tocou na bola.
Aos 36, Lucas Lima, após participar da jogada do gol palmeirense, saiu aplaudido para a entrada de Moisés. O Vasco tentou pressionar nos minutos finais, mas o Verdão soube controlar a partida e assegurar o resultado positivo.
Escalação: Weverton (Jailson); Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis; Thiago Santos, Bruno Henrique, Jean, Lucas Lima (Moisés) e Gustavo Scarpa (Hyoran); Deyverson.
Cartão amarelo: Luan.
Gols
Palmeiras: Deyverson (15’ – 2º Tempo).