Departamento de Comunicação

O atacante Endrick assinou seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras nesta quinta-feira (21), dia em que completa 16 anos. O novo vínculo é válido por três anos – limite máximo permitido por lei – e foi sacramentado na Academia de Futebol com as presenças de Paulo Buosi, vice-presidente do Alviverde, e dos pais do jovem, Douglas e Cíntia Ramos.

“É um sentimento de orgulho, de ver o que plantei e estou colhendo, com o início de um novo ciclo. Sentimento de gratidão pela confiança do Palmeiras. Vou continuar com humildade e pés no chão. O Palmeiras foi o único clube que sempre acreditou em mim. Me acolheu desde os dez anos, quando fiz o teste aqui. Sempre apostou em mim, e agora é a prova viva disso, quando assino meu contrato profissional. Para mim, nunca está bom, quero sempre mais. O Palmeiras vai crescer cada vez mais, é o maior campeão do Brasil. É o time do meu coração, vou ter gratidão pelo resto de minha vida”, disse Endrick, que completou: “Não é fácil jogar pelo Palmeiras, é um time com muitos craques. Vou aprender muito com eles, já recebi muitos conselhos quando vim treinar aqui. Admiro bastante todos os atacantes do elenco, vejo a determinação e a raça que têm. É assim que tem que jogar pelo Palmeiras. Tanto na base quanto no Profissional, o Palmeiras tem que estar ganhando”, pontuou.

Endrick chama atenção pelo seu futebol desde cedo. O atacante iniciou sua trajetória no Verdão em 2017, pelo Sub-11, sendo campeão estadual em seu primeiro ano pelo clube. Com a conquista da Copa do Brasil Sub-17 de 2022, inclusive, entrou para a história do clube ao lado do zagueiro Gabriel Vareta e do meia Luis Guiherme. Os três foram os primeiros atletas do Palestra a terem faturado títulos oficiais por todas as categorias do futebol de base (Paulista Sub-11, Paulista Sub-13, dois Paulista Sub-15, Copa do Brasil Sub-17, Paulista Sub-20 e Copinha).

“O Endrick está conosco desde 2017 e reúne todas as qualidades necessárias para brilhar ainda mais com a camisa do Palmeiras. Além do talento que demonstra em cada jogo, ele chama a atenção de todos pela determinação e pela vontade de desenvolver as suas potencialidades. Tenho certeza absoluta de que o Endrick seguirá honrando o nosso manto por muitos anos e nos ajudará a alcançar novas conquistas”, celebrou a presidente Leila Pereira.

Atacante recebe camisa personalizada de Paulo Buosi (Foto: Fabio Menotti)

“Tanto ele [Endrick] quanto seus familiares sabem muito bem o que é fazer parte da Família Palmeiras. Hoje, ele completa 16 anos e assina seu primeiro contrato como atleta profissional da Sociedade Esportiva Palmeiras. O Endrick conquistou todos os títulos pelas categorias de base do Palmeiras, desde o Sub-11 até o Sub-20, incluindo a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A gente tem muita confiança no atleta, não só pelo o que demonstra dentro de campo, mas também pela forma como se dedica no dia a dia e pela vontade imensa que tem de vencer. Tenho certeza que ele evoluirá muito e trará muitas alegrias a todos os torcedores do Palmeiras”, destacou Paulo Buosi.

No início deste ano, Endrick foi um dos principais nomes da conquista inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além de ter balançado as redes seis vezes, o atacante foi eleito o craque da competição e recebeu o Prêmio Dener, entregue ao gol mais bonito do torneio. O tento em questão foi o de bicicleta anotado na vitória sobre o Oeste, pelas quartas de final.

Jovem celebra primeiro contrato profissional com seus pais (Foto: Fabio Menotti)

Desde 2021, Endrick já disputou partidas oficiais pelo Sub-15, Sub-17 e Sub-20, demonstrando uma capacidade destacável para atuar em categorias acima de sua idade. Do ano passado para cá, o atleta entrou em campo 53 vezes e marcou 36 gols pela base do Verdão.

O brilho de Endrick não fica restrito apenas às suas atuações pelo Palmeiras. Em abril deste ano, o atacante vestiu pela primeira vez a camisa da Seleção Brasileira de base e participou com estilo na conquista do Torneio Montaigu, na França. Eleito o melhor jogador da competição Sub-17, foi também o artilheiro, com cinco gols marcados.