Entre os maiores do mundo, Verdão disputa Mundial de Clubes Sub-17 na Espanha

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras marcará presença mais uma vez junto às grandes potências do futebol no Mundial de Clubes Sub-17, em Madrid, na Espanha, entre os dias 28 de maio e 6 de junho. Será a terceira participação consecutiva do Verdão no principal torneio da categoria após o vice-campeonato em 2016 e a terceira colocação em 2017. Participam da competição clubes como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e Olympique de Marseille, entre outros.

Na primeira fase, o Grupo 2 reunirá Palmeiras, Atlético de Madrid, Steaua Bucaresti (Romênia) e Tokushima Vortis (Japão). Os demais participantes são: Real Madrid, Olympique de Marseille, Club Ford (Espanha) e Leganés (Espanha) no Grupo 1, e Barcelona, Santos, Altinordu FK (Turquia) e JEF United IC (Japão) no Grupo 3. Avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados no geral.

Em 2016, o Verdão chegou à final do Mundial logo em sua estreia no torneio – após empate em 2 a 2 com o Real Madrid no tempo regulamentar, o time espanhol levou a melhor nos pênaltis e ficou com o título. O time alviverde também fez uma boa campanha no ano passado, mas parou nas semifinais após sofrer revés para o Benfica, por 3 a 2. O técnico Artur Itiro destaca o aprendizado nas últimas participações e projeta boas apresentações neste ano.

“Será a nossa terceira participação, após duas boas campanhas. Conhecemos melhor o torneio dessa vez. O nível esse ano será maior, com equipes mais competitivas e tradicionais, como Santos e Barcelona. Nosso papel é representar bem o trabalho e marca do Palmeiras, além do futebol brasileiro, por consequência. Queremos estar entre os melhores, chegar às finais, esse é sempre o objetivo do Palmeiras”, afirma o técnico do Sub-17 do Palmeiras.

O Sub-17 já participou de um torneio na Europa em 2018 e conquistou a taça. Em março, o clube foi bicampeão da Scopigno Cup, em Rieti, na Itália. O Verdão derrotou o Cagliari na final, por 2 a 1, e levou ainda todos os prêmios individuais: o meia Gabriel Silva foi o melhor jogador, Lucas Bergantin foi o melhor goleiro e o meia Wanderson foi eleito o melhor da final.