Após grande terceiro quarto, Verdão deixa vitória escapar em Minas
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
Depois de um primeiro tempo abaixo do esperado, o Palmeiras/Meltex se recuperou no terceiro quarto, mas não segurou a vantagem no último período e perdeu para o Minas Tênis Clube por 85 x 75, na noite desta segunda-feira (13), na Arena Vivo, em Belo Horizonte.
O oitavo revés palmeirense no NBB não tira a equipe do grupo das equipes que se classificariam à próxima fase da competição nacional. O Verdão ocupa a oitava colocação, empatado com o Mogi das Cruzes, com sete vitórias. Na próxima quinta-feira (16), o time alviverde receberá o São José, a partir das 20h, no Ginásio Palestra Italia.
O jogo diante do Minas, que vinha de duas derrotas no NBB 6 e precisava a todo o custo se recuperar, começou com um primeiro quarto bem abaixo do normal para o Palmeiras/Meltex.
As bolas de três da equipe da casa funcionaram, principalmente com Laing, cestinha do jogo, com 19 pontos, e o Minas terminou o primeiro período com 11 de vantagem, 20 x 9.
No segundo período, o armador Thyago Aleo chamou a responsabilidade nos principais lances ofensivos do Verdão e chegou a 10 pontos ainda no primeiro tempo, baixando a diferença para sete. Aos poucos, a torcida palmeirense passou a cantar mais alto na Arena, motivando os atletas.
Com mais um ataque da linha dos três pontos, porém, o Minas conseguiu pontuar e o segundo quarto, ao contrário do primeiro, terminou com uma diferença menor: 21 x 20 para os anfitriões, 41 x 29 no agregado.
Se os dois primeiros quartos não foram muito bons para o time comandado pelo técnico Betão, o terceiro período foi arrasador.
Caleb Brown, cestinha o time, com 18 pontos, Wiggins, e Átila dos Santos comandaram a reação, com bolas recuperadas e contra ataques mortais. Num lance livre, perto do fim do terceiro período, Brown virou o jogo, 50 x 49, obrigando o técnico Carlos Romano a pedir tempo.
O terceiro quarto terminou 25 x 10 para o Palmeiras/Meltex, que abriu três pontos no placar, 54 x 51, e partiu para o quarto e decisivo período disposto a vencer mais um jogo longe do Palestra Italia.
No último quarto, porém, prevaleceu o fator casa. O Minas, com mais possibilidades de trocas no elenco, reagiu e abriu 10 pontos antes da metade do período.
O Verdão, por sua vez, sentiu a falta do ala americano Tyrone Curnel e do experiente pivô Marcão, que continuam machucados, recuperando-se de fratura nas mãos. No fim, vitória do Minas por 85 x 75.
Depois de dois jogos fora de casa, o Palmeiras/Meltex voltará a jogar em seus domínios, no Ginásio Palestra Italia, na próxima quinta-feira (16), a partir das 20h, em partida válida pela última rodada do primeiro turno do NBB 6. No dia 23/01, contra Bauru, o Verdão também jogará em casa, abrindo o segundo turno.