Atletas do basquete acompanham palestra com ex-jogador da Seleção Brasileira
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
Os garotos da base do basquete palmeirense, na reta final das competições estaduais, tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (24), na sede social do clube. Em palestra promovida pelo ex-jogador Márcio Cipriano, os meninos puderam conhecer melhor a história vitoriosa do atleta no basquetebol brasileiro em seu novo projeto de coaching, que consiste em trabalhar aspectos de formação e autorrealização nos indivíduos.
A palestra de Cipriano aos palestrinos tinha como foco principal o tema “potencial”, que buscava levar aos atletas motivação à produtividade esportiva para alcançar melhores resultados individuais. Para ele, o exercício da mente é fundamental para jovens jogadores obterem direcionamentos corretos na carreira.
“Eu sempre fui de ajudar as pessoas no esporte, principalmente atletas novos e colegas de clube. Às vezes, as pessoas me perguntavam ‘Cipriano, como age um campeão?’ e eu não sabia explicar, pois toda a vivência esportiva era natural a mim. Comecei a fazer o curso de coaching para entender cientificamente este processo, e a partir de então pude passar às pessoas como funciona a mente de um campeão dentro de metas, objetivos e afins”, explicou.
“Todo mundo acha que atleta já é programado a ter força de vontade, foco e facilidade para trabalhar em equipe, mas não é bem assim. Poder passar essa orientação às pessoas, atletas e equipes é a contribuição que posso dar ao esporte hoje, pois foi ele quem salvou a minha vida”, completou o ex-atleta, que relembrou sua infância pobre antes da ascensão de sua carreira no basquete.
O ex-atleta da Seleção Brasileira também vê com bons olhos a evolução do basquetebol de base, mas ressalta que ainda há muito que melhorar na modalidade. “Hoje, o basquete tem mais atenção do que quando comecei, apesar de eu achar que está longe do ideal. Antigamente, não tinha material, comida e lugares decentes para treinar, pois a visão era dedicada somente ao futebol. Já nos dias de hoje os garotos possuem referência melhor, e isso muda o contexto da modalidade num todo”, disse.
Supercampeão paulista pelo COC/Ribeirão Preto no início dos anos 2000, Cipriano iniciou sua carreira como atleta da base do Esporte Clube Banespa, e, no final dos anos 90, chegou ao Palmeiras para atuar pelos times Sub-16 e Sub-17. O atleta coleciona passagens pelas seleções Paulista e Brasileira e já foi colega de time do atual coordenador do basquete alviverde, Lucas Costa. Márcio também jogou por vários clubes do Brasil, como Pinheiros, Brasília, Joinville e Liga Sorocabana, onde encerrou a carreira.