Base do basquete palestrino retorna às competições com novidades no elenco

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação_Filé foi campeão estadual com o time Sub-19 em 2015Um dos destaques do clube na temporada 2015, as equipes de base do basquete palmeirense iniciam a temporada regular de campeonatos repletas de novidades. Na próxima sexta-feira (26), os times Sub-16 e Sub-17 enfrentam o São Caetano, fora de casa, a partir das 18h, pela primeira rodada do Campeonato Estadual.

As duas esquadras, assim como o Sub-19, perderam alguns atletas, mas se reforçaram bem para esta temporada. Caio Pacheco (ex-Nosso Clube Limeira) e Lucas Oliveira (ex-São José), por exemplo, chegam ao time Sub-17 do Verdão com passagens pelas seleções de base e parceria com o armador palestrino Yago na disputa de torneios defendendo a camisa do Brasil. No ano passado, o Palmeiras foi campeão estadual Juvenil, mesma categoria que disputou a LDB mesmo com idade média inferior aos demais clubes Sub-22.

As contratações não se resumiram somente a trazer atletas de outros clubes. Com a promoção de peneiras, o basquete alviverde, além do Sub-12, conseguiu frutos para outras categorias. É o caso dos times Sub-13, 15 e 16, que receberão pelo menos um jogador oriundo das seletivas palmeirenses.

Para o treinador do Sub-19, Felipe Santana, os reforços trouxeram aspectos táticos diferentes da equipe do ano passado, que foi campeã paulista. “Ficamos bem fortes e competitivos, com características diferentes ao time anterior. A filosofia continua a mesma, pautada por uma defesa sólida e ataque coletivo. Essas características são fundamentais para chegarmos a algum lugar este ano”, comentou.

“A expectativa é de que os atletas evoluam individualmente e saibam atuar coletivamente dentro do basquete. Além das peneiras, muitos são oriundos também de outras equipes. A qualidade dos que vieram é notável, e acredito que todas as categorias brigarão por títulos para o Palestra”, completou Filé.

Mesmo sem terem estreado pelo Estadual, os atletas do Verdão já suam a camisa pela modalidade. Durante a semana passada, o time Sub-19 e alguns jogadores do Sub-17 foram ao CETE (Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte) e fizeram diversos exames físicos para entrarem na temporada 2016 “com a mão direita”.

Divulgação_Os garotos do time Sub-19 e Sub-17 fizeram diversas avaliações físicas durante a pré-temporada

Categorias que jogam a Grande São Paulo disputam Torneio Início a partir deste sábado

A situação não é diferente para as equipes que disputam o torneio da GSP. As categorias (Sub-12, 13, 14 e 15), que disputam o Torneio Início de Basquete neste fim de semana (27 e 28), sofreram mudanças significativas. As maiores ocorreram na equipe Sub-12, que foi completamente reestruturada pela treinadora Larissa Wosniak, outra novidade palestrina para 2016. Em 2015, a categoria encerrou a temporada com 100% de aproveitamento – 28 vitórias em 28 jogos –, além do tricampeonato Estadual e da G.S.P. (2013, 2014 e 2015).

Além dos números expressivos da temporada passada, o Sub-12 do Verdão sediará a disputa do Torneio Início neste sábado (27), no Ginásio Palestra Italia. Com participação das equipes do Guarulhos, Santo André, Paulistano, Esperia, Círculo Militar, Pinheiros, Inter de Regatas, LBE, Mauá, Mackenzie, Campinas, Corinthians, São Bernardo, São José e São Paulo, a competição, de caráter eliminatório, iniciará às 8h da manhã, e tem seu jogo decisivo previsto para o final da tarde. O Verdão entra em quadra às 10h15, contra o Pinheiros.

Também no sábado, o time Sub-14 estreia pelo torneio diante do Regatas/Campinas, às 10h15, no ginásio do E.C. Pinheiros. No domingo (28), a equipe Sub-13 joga contra o Mackenzie, às 8h45, no Clube Esperia. Por fim, o Sub-15 encara o Hebraica, às 9h30, em Santo André.