Base fecha Metropolitano com as menores médias de gols sofridos

Agência Palmeiras
Heron Ledon

O Campeonato Metropolitano de Futsal deste ano chegou ao seu fim neste sábado (13), e as equipes de base do Palmeiras tiveram, além de boas campanhas – como o bronze do sub-13 –, as melhores defesas da competição em média de gols sofridos. Quatro categorias alviverdes foram as “campeãs” neste quesito e outras duas também se destacaram.

Os times sub-13 e sub-11 do Verdão ficaram na terceira e na quarta colocações do torneio, respectivamente, e ainda foram os que menos sofreram gols por duelo, em médias – 1,18 do sub-13 e 1,43 do sub-11. Caio Fernandes, treinador de ambas as categorias, explica a boa atuação defensiva de seus comandados. “Nós atingimos esses números por dois motivos: enfatizamos bastante o sistema defensivo no primeiro semestre e houve uma boa preparação dos goleiros – o titular e os dois reservas estavam bem trabalhados. Fiquei muito satisfeito com as equipes”.

Os garotos do sub-17 e do sub-9 também são donos dos menores quocientes da divisão de tentos levados pelo número de partidas em suas categorias. Enquanto o sub-17 teve suas redes balançadas 23 vezes em 14 confrontos (média de 1,64 gols), o sub-9 sofreu 19 tentos na mesma quantidade de jogos (1,35 por embate). Nesta “disputa”, o sub-20 palmeirense ficou em terceiro lugar e o sub-15 terminou em segundo.

Peças importantes nas defesas dos times, os arqueiros palestrinos receberam elogios do preparador de goleiros do sub-7 ao sub-17 do Verdão, Caio Maia, por suas atuações no Metropolitano. “Normalmente, os goleiros são pouco reconhecidos, mas, na reta final deste campeonato, mostraram que estão prontos para qualquer jogo e tiveram grandes atuações, recebendo elogios, inclusive, da diretoria”.

Os meninos do sub-8 e do sub-7 alviverdes disputam o Metropolitano A2 e também têm a forte retaguarda como uma de suas grandes características. Em dez partidas, o sub-8 levou apenas 11 tentos, e o sub-7 sofreu 12. Respectivamente, ambas já são a primeira e a segunda equipes menos vazadas.

As categorias de base do futsal do Palmeiras estão em seus últimos dias das férias – apenas o sub-17 voltou aos treinos, nesta segunda-feira (15). As demais retornam na próxima segunda (22) e, com exceção do sub-8 e do sub-7, para a preparação ao Campeonato Estadual, que acontece no segundo semestre deste ano.

Confira as médias de gols sofridos por partida das categorias de base do Verdão no Metropolitano:

Sub-20: 32 gols em 15 jogos – média de 2,13 (3ª melhor)
Sub-17: 23 gols em 14 jogos – média de 1,64 (melhor)
Sub-15: 16 gols em dez jogos – média de 1,6 (2ª melhor)
Sub-13: 19 gols em 16 jogos – média de 1,18 (melhor)
Sub-11: 23 gols em 16 jogos – média de 1,43 (melhor)
Sub-9: 19 gols em 14 jogos – média de 1,35 (melhor)