Boxe do Palmeiras tem mais um atleta convocado para a seleção brasileira

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

A equipe de boxe do Palmeiras conta agora com mais um atleta integrante da Seleção Brasileira. Cosme Nascimento, da categoria acima de 91 kg, foi convocado para integrar a equipe de atletas do time brasileiro nesta terça-feira (17), em reunião com a Confederação Brasileira de Boxe. Além dele, o Verdão tem outros três atletas que defendem o Brasil em competições internacionais.

Cosme, que completou 20 anos em novembro, chamou a atenção dos técnicos da seleção após um 2013 repleto de importantes títulos. Dentre as conquistas do atleta palmeirense destacam-se o título de campeão Paulista, o de campeão da Copa Sul-Sudeste e o de campeão Brasileiro. O título de campeão nacional veio após uma série de quatro expressivas vitórias sobre atletas consagrados do boxe brasileiro, que colocou Cosme na posição de maior revelação do torneio.

Natural de Santana de Parnaíba, interior de São Paulo, Cosme começou a praticar boxe em sua cidade natal aos 15 anos. Em 2012, após conquistar alguns títulos regionais de pouca importância, Cosme parou de se dedicar ao Boxe por estar sem apoiadores e desiludido com o esporte.  Neste momento, atleta de 1,98m de altura foi convidado pela equipe técnica do Palmeiras a integrar a então recém-inaugurada equipe de boxe.

O experiente técnico cubano Paco Garcia, do Palmeiras, visualizou em Cosme um enorme potencial, e passou a fazer um trabalho de mudança de estilo do atleta. Adaptado à escola cubana de boxe, uma das mais tradicionais do esporte olímpico, Cosme passou a ter resultados cada vez mais expressivos, que culminaram na sua convocação para a equipe brasileira.

Ao fazer parte do time nacional, o atleta palmeirense fica mais próximo de disputar as Olimpíadas de 2016. Em 2014, Cosme deve representar o Brasil no Jogos Sulamericanos do Chile, importante competição continental que acontece em março do próximo ano.