Boxe do Verdão tem ótimo desempenho nos regionais e vai com moral ao Brasileiro

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A equipe de boxe do Palmeiras obteve um desempenho excelente na disputa dos regionais classificatórios para o Brasileiro, colocando todos os seus representantes no pódio. Com sete atletas do clube lutando em duas regiões diferentes do país, foram cinco medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze – com isso, o Verdão viaja com moral ao 71º Campeonato Brasileiro de Boxe Elite, que será realizado entre os dias 3 e 10 de dezembro, em Salvador-BA.

Divulgação _ Todos os atletas da equipe palmeirense foram pódio nos regionais

Representando São Paulo no torneio da região Sul-Sudeste, em Osório-RS, o superpesado Cosme Nascimento (acima de 91 kg) conquistou o ouro e buscará o bicampeonato brasileiro no fim do ano. Ele venceu na final o boxeador do Espírito Santo por nocaute técnico no primeiro round (também havia vencido o rival gaúcho por nocaute em sua primeira luta).

Leanderson Conceição (52 kg) também levou a medalha de ouro por São Paulo ao derrotar na final o representante do Paraná, por pontos. Jhonatan Conceição (64 kg), que competiu pelo Rio de Janeiro, venceu suas três lutas e foi campeão após superar na final o rival do Espírito Santo por nocaute técnico no primeiro round. Em sua primeira luta, ele passou por Estivan Falcão, irmão dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamagushi e atual campeão brasileiro.

Mais um ouro palestrino veio pelas mãos de Uendel Brito (69 kg), que representou Goiás no torneio da região Centro-Oeste, em Campo Grande-MS. Ele derrotou o adversário da casa na decisão, por nocaute, e ainda foi eleito o melhor atleta da competição (foram três vitórias ao todo). Vinicius Barros (81 kg), que também competiu por Goiás, foi campeão ao vencer por pontos o rival do Mato Grosso na final.

Carlos Henrique “Pitbull” (56 kg), que competiu pelo Rio de Janeiro, também assegurou sua vaga no Campeonato Brasileiro: ele foi vice-campeão de sua categoria depois de vencer duas lutas e perder por pontos na decisão para o representante de São Paulo. Apenas um atleta não se classificou para o Brasileiro, mas ainda assim subiu ao pódio. Vinicius Santana (75 kg) venceu sua luta de estreia, mas perdeu a semifinal e levou a medalha de bronze.

Os atletas do Palmeiras iniciam o ciclo olímpico de olho em vagas na equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Há mais de 70 anos os Campeonatos Brasileiros revelam os grandes atletas do boxe nacional. A equipe de boxe palmeirense é comandada pelo cubano Paco Garcia, ex-treinador da Seleção Brasileira de boxe, e pelo auxiliar Breno Macedo.