Com primeiro quarto arrasador, Palmeiras/Meltex vence em Sorocaba
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
Depois de um primeiro quarto arrasador, o Palmeiras/Meltex se segurou bem na defesa, atacou com eficiência e venceu a Liga Sorocabana por 84 x 79, nesta segunda-feira (17), em pleno Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba. Esse foi o quarto triunfo do time alviverde longe da capital paulista – a equipe também venceu Bauru, Brasília e Espírito Santo fora de casa.
Com o resultado na partida adiada da 32ª rodada, o Verdão se mantém no grupo dos 12 times que neste momento se classificariam para os Playoffs do Novo Basquete Brasil 6. A equipe comandada pelo técnico Betão segue em 11º, com 12 vitórias.
A vitória do Palmeiras/Meltex sobre o time de Sorocaba começou a ganhar forma no primeiro quarto, quando o time alviverde foi, simplesmente, arrasador.
Fabrício Russo, Neto e Maximiliano Stanic acertaram bolas incríveis de três, o jogo do time encaixou e o adversário ficou perdido em quadra. Vibrante, o Palmeiras/Meltex chegou a abrir mais de 20 pontos, mas foi para o segundo quarto com uma vantagem de 19, 14 x 33.
No segundo período, os dois times marcaram com firmeza e pontuaram menos. A Liga Sorocabana, empurrada por sua torcida, conseguiu pontos importantes com Schneider, cestinha do jogo, com 25 pontos, e diminuiu a diferença.
Com Wiggins e Marcão em quadra, o Palmeiras/Meltex se segurou com firmeza no sistema defensivo. Nos contra ataques, Neto, Tyrone e Thyago Aleo tinham a responsabilidade de pontuar.
No fim do primeiro tempo, a Liga conseguiu vencer o quarto, por 19 x 15, e diminuiu a vantagem palmeirense, que era de 19 e caiu para 15 no intervalo.
Logo no começo do terceiro quarto o Palmeiras/Meltex perdeu mais um jogador fundamental para a equipe. Depois de Átila e Tiagão, que viajaram com a delegação, mas não entraram em quadra, Maxi Stanic recebeu uma forte pancada no olho e teve de ser encaminhado para um hospital próximo ao ginásio. O jogador sofreu um corte profundo, mas conseguiu retornar ao ginásio para acompanhar os últimos momentos do jogo.
O terceiro período foi bom para o time de Sorocaba, que cresceu após a saída de Stanic. As bolas de Schneider continuaram caindo – ele ainda contou com a ajuda de Cox e Luiz Felipe, para manter sua equipe no jogo.
Com Neto inspirado, o Verdão se arriscou bem os contra ataques, conseguiu pontuar, mas não impediu a vitória da equipe da casa no quarto, por 25 x 18. A Liga partiria para o quarto período apenas oito pontos atrás, 58 x 66.
No último quarto, dois jogadores foram fundamentais para manter e no fim ainda ampliar a vantagem palmeirense, Thyago Aleo e Fabrício Russo.
Aleo, que volta aos poucos ao seu melhor condicionamento, assumiu a responsabilidade de substituir Stanic, colocou a bola debaixo do braço e conduziu o time à vitória.
Fabrício, que marcou 13 pontos somente no primeiro quarto, voltou a jogar bem no último período, anotou mais dez e terminou como cestinha da equipe, com 23 no total.
Quando a diferença caiu para dois pontos, 73 x 75, a menor em toda a partida, coube a Fabrício acertar um chute de três que calou o ginásio. Segundos depois, Aleo acertou outro e praticamente definiu o duelo.
Com uma força coletiva incrível, o Palmeiras/Meltex se segurou nos 20 segundos finais e conquistou mais uma importante vitória, por 84 x 79.
O time alviverde voltará a jogar pelo NBB 6 na próxima terça-feira (25), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, contra o São José, em jogo válido pela 35ª rodada da competição nacional. Os jogos contra Espírito Santo e Minas, que seriam disputados nesta semana, foram adiados para 1 e 3 de abril, respectivamente.