Deu a trinca! Palmeiras é campeão metropolitano de futsal em três categorias
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
Melhor futsal de base de São Paulo, o Palmeiras fez história novamente. Nas finais do Campeonato Metropolitano da modalidade, disputadas no ginásio Presidente Ciro II neste sábado (8), o Verdão faturou o título com os times Sub-14, Sub-16 e Sub-18, que fizeram excelentes campanhas na competição.
As decisões foram repletas de ingredientes para ninguém botar defeito: emoção, suor e raça não faltaram aos atletas alviverdes, que fizeram a torcida palmeirense explodir de alegria com a goleada por 5 a 1 do Sub-14 sobre o Magnus Futsal, com o 5 a 0 do Sub-16 diante do Audax e com o empate emocionante por 1 a 1 do Sub-18 contra o São Caetano.
Confira abaixo as histórias dos confrontos:
Sub-18
Dono da melhor campanha da competição, os garotos levaram grande sufoco do São Caetano na maior parte do primeiro tempo. Os ataques seguidos do adversário consagraram o goleiro Vitinho, que salvou o Verdão de levar o gol em várias oportunidades. No entanto, de tanto martelar, o time do ABC saiu na frente do marcador.
Apesar da pressão, o Alviverde não se abateu e correu atrás do empate. Com 15 segundos para acabar a etapa inicial, Vinicius Rodrigues, após confusão na área do São Caetano, tocou para o fundo das redes e deixou tudo igual.
A metade final do jogo, mais equilibrada e com chances claras para ambos os lados, foi dramática. Nos últimos minutos, o São Caetano arriscou o goleiro-linha, e o Verdão se dedicou a defender o empate, já que o 1 a 1 garantia o troféu ao time alviverde.
Diante das inúmeras chances criadas pelo adversário, o Palmeiras conseguiu o “gol do título” com uma defesa milagrosa: com três segundos para o fim da partida no ginásio Presidente Ciro II, após confusão na área, Vitinho, como uma muralha, fez milagre ao travar a finalização do São Caetano em cima da linha. O feito do camisa 22 foi suficiente para garantir o terceiro título metropolitano invicto consecutivo da equipe, já que os garotos também levantaram o caneco em 2015 (Sub-16) e 2016 (Sub-17).
Campanha: 40 pontos (14 jogos, 13 vitórias, um empate, 70 gols marcados e 17 sofridos)
Artilheiros: Alisson Neves de Lima (19 gols), Lucas Freitas Romão da Silva (10), Guilherme Santos da Silva (9), Kayque Mendes Rodrigues dos Santos (5), Vinicius de Araujo (5), Rafael Elias da Silva (4), Leonardo Correa Leme (4), Matheus Viegas dos Santos (3), Andrey Gomes do Nascimento (3), Gabriel Rodrigues Rizzi (2), Victor Bartholomeu Andrade de Souza (2), Dylan Felix da Silva (2), Matheus de Lima Giron (1) e Gabriel Mendes Faggian (1).
Sub-16
Também comandada por Valdir de Freitas, o Val, a categoria foi superior ao Audax nos dois períodos de jogo. O time de Osasco se segurou como pôde, mas o Verdão abriu o placar com Bryan, e, nos segundos finais do primeiro tempo, em belíssima jogada individual, Gabriel Abreu ampliou.
Na segunda etapa, virou passeio e show de jogadas bonitas: logo no início, Vinícius Pereira, com toque por cima do arqueiro, marcou um golaço. Após sofrer o terceiro, o Audax foi para o tudo ou nada com o goleiro-linha e abriu a defesa. A brecha foi suficiente para o camisa 9, artilheiro do Metropolitano com 25 gols, marcar novamente. Bryan, nos instantes finais, sacramentou a goleada do Verdão por 5 a 0 e mais um título!
Multicampeão pelo futsal palestrino, o treinador dos times Sub-16 e Sub-18 ressaltou o crescimento do nível técnico da base alviverde nos últimos anos. “Trabalho em um dos maiores clubes do mundo, que é o Palmeiras. Apesar da proximidade de idade das categorias, juntar essa garotada, cada uma com uma personalidade diferente, não foi fácil. Realizamos esse trabalho com muito amor e carinho, seguindo as diretrizes propostas por todos da comissão técnica” disse.
“O Sub-18 ganhou por uma bola. Tivemos uma campanha maravilhosa. O Sub-16 conseguiu ganhar todas. Isso reflete os bons frutos que plantamos, e o ambiente daqui é muito bom. Todos se respeitam e são muito unidos. Vamos entrar da mesma forma no Estadual: para ganhar”, completou Val, que chegou ao seu oitavo título pelo clube em três anos.
Campanha: 42 pontos (14 jogos, 14 vitórias, 72 gols marcados e 12 sofridos – 100% de aproveitamento)
Artilheiros: Vinicius Calvaneses Marques Pereira (25 gols – artilheiro da competição), Kaio Henrique Silva (9), Gabriel Mendes de Abreu (9), Gustavo Marques Pereira (5), João Victor de Barros Freire (5), Gabriel Pedro Mendes (5), Joel Quintino Silva (3), Rafael Ramirez Antonio (3), Bryan Nicholas Gomes da Silva (3), Gabriel Akio Vieira Onohara (2), Matheus Borges Ribeiro Rosa (1), Lucas Souza Mendonça (1) e Thiago Yudi Vieira Onohara (1).
Sub-14
Diante da melhor equipe do campeonato, o Palmeiras não se intimidou e, com gol relâmpago de Ruan após belo chute cruzado, abriu o placar. O Magnus empatou no ataque seguinte, mas foi só: Ian, duas vezes, e Luiz Guilherme, de contra-ataque, ampliaram o marcador para o Verdão nos 12 primeiros minutos de jogo.
Apesar do ritmo intenso da equipe comandada por Eduardo Pereira, o Alemão, o Alviverde contou também com a ótima atuação dos goleiros Ricardo e Gustavo, que defenderam até pensamento.
Já na etapa final de jogo, bem postado na zaga, o Palmeiras chegou ao quinto gol no erro do adversário, com Kewen. O número de gols palestrinos só não foi maior porque o goleiro sorocabano fechou a meta no período. Com vantagem favorável, só restou administrar o placar na forte marcação e soltar o grito de campeão pela terceira vez no dia!
Na visão do treinador da categoria, o início negativo contribuiu para o crescimento da equipe nas fases finais do Metropolitano. “Não começamos a competição muito bem, pois nosso jogo é voltado para o desenvolvimento individual do atleta. Quanto mais criativo, maior será a chance como profissional. A parceria com o futebol de campo ajudou e ajuda bastante no progresso do time, e isso nos possibilitou a bater de frente com os clubes de melhor campanha”, falou.
“Para jogar em um time como o Palmeiras, só existe um tipo de jogador: aquele que vence. É mais importante ser decisivo em mata-mata do que na classificatória. Isso trouxe confiança ao grupo e se refletiu no placar positivo. O Magnus é muito qualificado, mas hoje conseguimos a superioridade. Os meninos estão de parabéns”, finalizou Alemão, que também treina o time Sub-11 de campo do Verdão, atual campeão paulista.
Campanha: 36 pontos (14 jogos, 12 vitórias, um empate, uma derrota, 69 gols marcados e 25 sofridos)
Artilheiros: Ruan Ribeiro Rodrigues (12 gols), Ian Custodio dos Anjos (10), Jonathan Alecxander da Silva Valerio (8), Kewen Kaike Ricardo dos Santos (8), Kauan Santos Silva (6), Felipe Charles da Costa (5), Lucas Alvim Vicente da Silva (4), Bruno Oliveira de Lima (3), Thiago Oliveira de Jesus Alves dos Santos (3), Luiz Guilherme Lucio e Freitas (3), Lucio Marlon Santos de Araújo (2), Asafe Maciel Padinho (2), Fernando Barbosa Malheiros (2) e Matheus Buongermino Karam (1).
Confira os gols do Verdão nas finais do Metropolitano: