Fator casa ajuda e Goiânia vence o Palmeiras/Meltex nos instantes finais
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
Numa partida disputada do início ao fim, o Palmeiras/Meltex conheceu sua primeira derrota sob o comando do técnico Betão. Em casa, o Universo Goiânia conseguiu tirar uma diferença de nove pontos do time alviverde e, nos segundos finais do jogo, garantiu a vitória por 81 x 77.
Mesmo com o resultado adverso, o Palmeiras/Meltex segue entre os times que se classificariam para os Playoffs da competição nacional, agora em 10º lugar, com 13 pontos ganhos (quatro vitórias e cinco derrotas).
O jogo contra os goianos foi muito equilibrado e teve o Palmeiras/Meltex em vantagem no marcador durante boa parte, muito pela atuação de Tyrone Curnell, que anotou um double-double (22 pontos e 13 rebotes) e também pelo ótimo desempenho do guerreiro Marcão, que fez 17 pontos e foi um verdadeiro monstro em quadra.
No primeiro quarto, o Verdão ficou em vantagem graças a uma bola chorada da linha dos três pontos. Tiagão acertou a mão e fez o time alviverde vencer por 19 x 17.
Apesar de alguns erros no ataque, a equipe palmeirense continuou bem na defesa no segundo quarto e foi justamente nesse período que Marcão desequilibrou. Com muita calma nos lances livres e bem nos chutes de dois pontos, ele ajudou o Verdão a vencer o quarto por 17 x 15 e seguir para o vestiário com vantagem de quatro pontos no placar, 36 x 32.
Quando se esperava um equilíbrio ainda maior no terceiro quarto, o próprio Marcão, com a ajuda do armador Neto, conseguiu ampliar a vantagem para o Palmeiras/Meltex.
Nos minutos iniciais do terceiro quarto, a equipe comandada pelo técnico Betão não deu chances ao Universo e abriu nove pontos, 37 x 46, obrigando o treinador adversário, Márcio Andrade, a pedir tempo.
Com o tempo pedido, a equipe da casa se ajustou, melhorou em quadra e passou a contar com a estrela de Diego Pinheiro, cestinha do jogo com 24 pontos, para abrir caminho para a primeira vitória em sua casa no NBB 6. Empolgado, o time goiano não apenas empatou, como conseguiu ainda virar o confronto e fechou o terceiro período na frente, 50 x 48.
No quarto período, com o apoio da torcida, o Universo/Goiânia abriu sete pontos, mas Neto e Thyago Aleo, em bolas de três, recolocaram o Verdão na partida. Aleo, inclusive, empatou o jogo em 62 pontos, quando restavam cinco minutos para o término do quarto.
As bolas de Diego, André Luiz e Rafinha, no entanto, aliadas aos lances livres certeiros do time da casa, fizeram a diferença. Nos segundos finais, o Goiânia vencia por 75 x 74, mas o Verdão não conseguiu tirar a diferença. No fim, vitória dos anfitriões por 81 x 77.
O Palmeiras/Meltex buscará a recuperação dos pontos perdidos já neste sábado (14), a partir das 17h, no Ginásio da ASCEB, em Brasília-DF, onde deverá contar novamente com o apoio da fanática torcida palmeirense, que esteve em Goiânia e não parou de cantar por um minuto sequer.
O jogo diante do UniCEUB/BRB/Brasília terá a transmissão em tempo real pelo twitter @PalmeirasMeltex, com as parciais e principais lances do duelo.