Futebol de mesa conquista bons resultados no 1º Torneio Pro da FPFM
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
Os mesafutebolistas da Sociedade Esportiva Palmeiras iniciaram o mês de março com boas conquistas no 1º Torneio Pro da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM), disputado no último final de semana em Bragança Paulista (SP). O Verdão teve representantes nas três divisões da competição e garantiu lugar no pódio em duas delas.
O destaque ficou para a dobradinha ouro e prata dos palestrinos Edu Santos e Hylson, respectivamente, e pelo quarto lugar de Paolo, ambos pela 3ª divisão do torneio. Já pela 1ª, Jefferson e Paulo Michilin, após jogos equilibrados nas fases finais, garantiram a quarta e quinta colocações.
O Palmeiras disputa o futebol de mesa na modalidade 12 toques. Assim, o jogo tem duração de 20 minutos e é disputado em dois tempos de 10 minutos. Cada time tem direito a um limite de 12 toques a cada posse de bola e, caso não chute a gol, é punido com um tiro indireto cobrado do local onde a bola estiver parada. Além do título mundial de clubes em 2016, o Verdão foi campeão individual do torneio duas vezes: em 2015, com Jefferson, e em 2009, com o atleta Quinho.
O departamento de Futebol de Mesa do Palmeiras foi fundado em julho de 1987 e, em pouco tempo, tornou-se um dos mais vitoriosos departamentos esportivos do clube – credenciando a equipe de Palestra Italia como o clube mais vitorioso do Brasil nesta modalidade. Além dos dois títulos sul-americanos conquistados nos dois últimos anos, o clube é pentacampeão brasileiro, tendo vencido o nacional por equipes em 2007, 2008, 2009, 2012 e 2013.