Melhor futsal de base pelo 3º ano, Verdão conhece adversários do Metropolitano

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As equipes de base do futsal do Palmeiras conheceram nesta semana os adversários da Série A1 do Campeonato Metropolitano da modalidade, com início previsto para o dia 10 de março. O congresso técnico realizado pela Federação Paulista de Futsal (FPFS) também confirmou o Verdão como melhor clube formador da modalidade pelo terceiro ano seguido – o posto é mantido desde a temporada 2015.

Atual campeão da competição com os times Sub-14, Sub-16 e Sub-18, o Alviverde está no Grupo A ao lado de Magnus/Sorocaba, Santos FC, AABB, Mogi das Cruzes, Lausanne, São José e Praia Grande. Já o Grupo B conta com Corinthians, Juventus, Inter de Regatas, Elite Itaquerense, CE Penha, Clube São João, Wimpro e Tabuca Juniors. Por fim, o Grupo C tem Osasco/Audax, São Caetano, São Paulo, Portuguesa, Indaiatuba, Taboão da Serra, Pulo do Gato e São Bernardo.

Na primeira fase do Metropolitano, todos duelam entre si dentro dos grupos – os confrontos serão definidos pela FPFS nos próximos dias. Decidem vaga para as séries Ouro e Prata os cinco times mais eficientes de cada chave e o melhor sexto colocado.

Já nas oitavas de final, as 16 agremiações se enfrentam em jogos de ida e volta – sistema de cruzamento olímpico –, com vantagem de dois empates para os melhores ranqueados. Os oito vencedores disputam o título pela série Ouro, e os perdedores formam a Prata.

Nas quartas, nas semifinais e na final da Ouro, os times decidem a vaga em duas partidas. Já pela Prata e pela Bronze, os campeões serão definidos em jogos únicos. As decisões de todas as séries estão previstas para o mês de junho. A competição de base contempla as categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Para este ano, além de manter o trabalho vitorioso das temporadas anteriores, o futsal alviverde conta com algumas mudanças na comissão técnica. Ex-treinador de Círculo Militar e Santo André, Claudemir Siqueira, o Dentinho, chega para treinar os times Sub-12 e Sub-14 do clube e se junta aos vitoriosos Valdir de Freitas (Sub-16 e Sub-18) e Fernanda Grande (Sub-8 e Sub-9).

Também multicampeão no futsal e no futebol de campo, o técnico Eduardo Alemão, ex-técnico do Sub-14, será o responsável pela transição dos atletas para os gramados. Para seu lugar, o Alviverde efetivou Eduardo Mendes, auxiliar de Alemão nos últimos três anos e que ficará responsável pelos garotos do Sub-10.

Na parte médica, o Verdão integrou ao corpo técnico a fisioterapeuta Daniele Teixeira, profissional com mais 15 anos de carreira no futsal e com passagens por Corinthians, São Paulo, Taboão da Serra, Osasco/Jaguaré, Sabesp/São Bernardo do Campo, Seleção Paulista e Federação Paulista de Futsal.

Nos últimos quatro anos, o Palmeiras chegou às finais dos campeonatos Metropolitano e Estadual em diversas categorias e se mantém como melhor futsal de base de São Paulo: ao todo, são 33 pódios e 19 taças de campeão no período.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Os garotos que formaram o time Sub-16 no ano passado obtiveram 100% de aproveitamento: 26 vitórias em 26 jogos

Confira as datas divulgadas pela FPFS para realização do Campeonato Metropolitano 2018:

Primeira fase: 10/03 a 28/04
Oitavas de final: 05/05 a 13/05
Quartas de final: 19, 20, 26 e 27/05
Semifinal: 02, 03, 09 e 10/06
Finais (Série Ouro): 16 e 30/06
Finais (Série Prata): 24/06
Finais (Série Bronze): 17/06