Palmeiras/Meltex deixa vantagem escapar e L.S.B vence no Palestra

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

Após a grande vitória no último domingo (5), sobre o Paulistano, o Palmeiras/Meltex tinha tudo para engatar a segunda vitória consecutiva no NBB 6, mas teve pela frente um adversário comprometido, que jogou a vida no Ginásio Palestra Italia, a fim de buscar a reação no campeonato, já que ocupa as últimas posições na tabela de classificação. No fim, a Liga Sorocabana tirou a vantagem imposta pelo Verdão durante a partida e venceu por 71 x 69.

O revés não afastou o Palmeiras/Meltex da zona de classificação aos Playoffs, mas obrigará o time alviverde a fazer grandes jogos contra Espírito Santo e Minas, nas duas próximas rodadas, em busca da recuperação no torneio nacional.

Diante da Liga Sorocabana, os comandados do técnico Betão fizeram um grande primeiro quarto, algo frequente, aliás, desde que o treinador assumiu o time, no fim de novembro. 

O armador Caleb Brown, cestinha do jogo, com 22 pontos, comandou o time com jogadas envolventes e fez a festa do pivô Átila dos Santos, que marcou mais da metade dos pontos da equipe no primeiro período (12 de 21). Sendo assim, o Palmeiras/Meltex foi para o segundo quarto vencendo por 21 x 17.

No segundo período, porém, a Liga Sorocabana equilibrou as ações e não deixou o Palmeiras/Meltex abrir vantagem. As bolas de três do time do interior funcionaram, principalmente pelas mãos de Ned Cox, cestinha do time, com 17 pontos (ao lado de Schneider). O americano, inclusive, teve 75% de aproveitamento no tiro de três (três bolas certeiras em quatro tentativas).

O segundo quarto terminou com vitória da Liga Sorocabana, por 22 x 19, mas graças à falta técnica assinalada em cima de Brown, o Verdão fechou o primeiro tempo com um ponto de vantagem, 40 x 39.

Já o terceiro período começou arrasador para o Palmeiras/Meltex, com boas jogadas de Átila dos Santos, que fez sete pontos seguidos e ajudou a equipe a abrir 10, no melhor momento da equipe no jogo.

Mas a experiência dos jogadores do time de Sorocaba fizeram a diferença, assim como os desfalques do Palmeiras/Meltex, que mais uma vez não contou com Marcão e Tyrone, machucados, e Wesley Sena, que está em negociação para a renovação de contrato (seu vínculo com o clube terminou em 31/12).

Desta forma, a diferença que foi de 10 diminuiu para seis e a Liga Sorocabana mudou sua postura no quarto período, jogando mais no erro do time palmeirense e aproveitando muito bem as bolas de dois pontos.

No quarto decisivo, os armadores Luiz Felipe e Cox comandaram a virada da equipe dirigida por Rinaldo Rodrigues, que chegou a abrir cinco pontos com menos de três minutos para o fim do jogo.

O Palmeiras/Meltex ainda reagiu com uma bola de três de Caleb Brown, que empatou o duelo em 69 pontos, mas novamente Cox, quando restavam 23 segundos, fez uma cesta importantíssima: 69 x 71.

Com seis segundos a jogar, o Verdão teve ainda duas oportunidades, mas não conseguiu o empate na infiltração de Brown, nem a vitória em tentativas de três do próprio Brown e do capitão Tiagão.

O Palmeiras/Meltex volta a jogar pelo NBB no próximo sábado (11), contra o Espírito Santo, no Ginásio Tartarugão. Dois dias depois terá pela frente o Minas, em Belo Horizonte, retornando ao Palestra Italia apenas para fechar sua participação no primeiro turno da competição dia 16/01, contra o São José.