Palmeiras/Meltex faz grande jogo, mas Pinheiros vence no fim

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

Em mais um grande jogo pelo NBB 6, o Palmeiras/Meltex encarou o Pinheiros/SKY de Leandrinho de igual para igual, chegou a ficar em vantagem durante boa parte do jogo, mas no fim viu o adversário vencer por apenas sete pontos, 98 x 91.

Mesmo com o resultado adverso, o Verdão se mantém no grupo dos times que se classificariam neste momento para os Playoffs da competição nacional, já que soma 16 pontos e ocupa a nona colocação (cinco vitórias, em 11 jogos).

Pelo Palmeiras/Meltex, o armador americano Caleb Brown mais uma vez foi destaque, com 19 pontos anotados. O pivô Átila dos Santos e o ala Wiggins registraram um double-double cada, com 17 pontos e 10 rebotes para o primeiro e 15 pontos e 10 rebotes para o segundo. Tiagão, com 16 pontos, também foi bem.

Já pelo Pinheiros, um dos grandes destaques foi Leandrinho, jogador revelado pela Sociedade Esportiva Palmeiras e que fez sucesso na NBA antes de retornar ao Brasil. Ele foi o cestinha do jogo, com 23 pontos. Joe Smith, com 22, também foi fundamental para a equipe da casa.

O jogo em si foi muito disputado do início ao fim e, de fato, só decidido nos detalhes, como era esperado, já que nos outros três confrontos entre os times na temporada as partidas ficaram marcadas pelo equilíbrio (duas vitórias do Palmeiras/Meltex e uma do Pinheiros).

No primeiro quarto, deu Verdão, com um jogo empolgante no ataque e uma defesa segura, parando até Leandrinho. O placar de 21 x 16 para a equipe alviverde retratou bem o período, com destaque para o pivô Tiagão, que marcou sete pontos.

No segundo quarto, porém, o time da casa melhorou, acertou bolas importantes e dificultou as ações ofensivas do Palmeiras/Meltex, fortalecendo, por exemplo, a marcação em cima do armador Neto, um dos destaques do time alviverde nos últimos jogos.

A disputa foi grande nos instantes finais e por pouco o Verdão não foi para o vestiário com boa vantagem. Assim, o primeiro tempo terminou igual, 39 x 39.

No terceiro quarto, os anfitriões abriram 11 pontos e empolgaram a torcida em seu ginásio, obrigando o técnico Betão a parar o jogo para cobrar atenção e orientar o time.

Após a conversa, com bolas de três de Neto e Caleb Brown e uma sequência genial de pontos de Átila dos Santos, o Verdão encostou, e no fim do terceiro quarto perdia por apenas três pontos: 63 x 60.

Na volta para o quarto período, uma falta técnica de Rafael Mineiro fez o Palmeiras/Meltex encostar com dois lances livres convertidos por Brown, que comandou a reação, fez o time palmeirense virar e abrir seis pontos.

Aos poucos, no entanto, Leandrinho e o americano Smith acertaram bolas de três e calibraram a pontaria em lances livres. Eles foram decisivos para mais uma virada no grande jogo disputado em Pinheiros. O pivô Marcão, do Palmeiras/Meltex, ainda deixou o ginásio com suspeita de fratura na mão, e dificultou um pouco mais o trabalho do técnico Betão, que já não contava com Tyrone Curnell, grande nome do time na temporada.

Já o Pinheiros/SKY, comandado pelo técnico Cláudio Mortari, voltou a abrir nove pontos, mas duas bolas de três, de Guto e Brown, recolocaram o Palmeiras/Meltex na partida, restando menos de um minuto para o fim.

Os lances livres e a boa marcação nos segundos finais, entretanto, fizeram do Pinheiros o vencedor do jogo, mesmo com muita luta dos guerreiros palmeirenses até o fim, já que jogo só foi decidido, de fato, quando restavam nove segundos, 98 x 91.

A torcida palmeirense cantou o hino ao fim da partida e aplaudiu todo o time pela determinação em quadra, algo que será mantido para as partidas contra Paulistano e Liga Sorocabana, sendo ambos no Ginásio Palestra Italia, nos dias 5 e 7 de janeiro, respectivamente. 

Após disputar três jogos seguidos fora de casa (contra Goiânia, Brasília e Pinheiros) será a vez do torcedor palmeirense fazer a diferença e apoiar o time do início ao fim nos primeiros jogos de 2014.